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Linhas de Pesquisa

Linhas de pesquisa

A partir dos princípios formativos assumidos, da delimitação da área de concentração, dos objetivos gerais e específicos apresentados e da produção acadêmica dos professores permanentes que integram o PPGEP, foram definidas as seguintes linhas de pesquisa para o Programa: 

Políticas e Práxis em Educação Profissional

A Linha de Pesquisa Políticas e Práxis em Educação Profissional tem como eixo norteador dos seus estudos a análise crítica da Educação Profissional, situando-a no contexto da política educacional brasileira e das mudanças socioeconômicas e políticas em desenvolvimento na sociedade contemporânea. Diante desse entendimento, os estudos desenvolvidos no âmbito dessa linha de pesquisa priorizam as seguintes dimensões:
a) as mudanças conjunturais e estruturais na sociedade, situando o papel do Estado e suas implicações no campo das políticas da Educação Básica e da Educação Profissional; 
b) as relações entre trabalho e educação com ênfase na Educação Profissional 
c) as diferentes formas de organização do trabalho a partir da incorporação de novas tecnologias na produção e as diferentes implicações para a Educação Profissional e para a Educação Básica; 
d) a gestão e a avaliação das políticas, dos programas e dos projetos relativos à Educação Profissional. 
 
Essas dimensões deverão embasar a definição do foco das investigações do PPGEP, assim configurados: ensino médio integrado à Educação Profissional técnica de nível médio, incluindo os cursos regulares e a educação de jovens e adultos; gestão na Educação Profissional; políticas, programas e projetos em Educação Profissional e suas interfaces com a Educação Básica; democratização do acesso e expansão da Educação Profissional nas redes públicas de ensino; sujeitos e suas trajetórias na Educação Profissional.

Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional

A Linha de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional tem como eixos de investigação os processos de formação docente, inicial e continuada, e as práticas pedagógicas desenvolvidas no campo da Educação Profissional, situando-as no contexto de desenvolvimento da sociedade e da política educacional brasileira com ênfase nas relações entre a Educação Profissional e a Educação Básica.
Ademais, é importante destacar que, tomando-se por base a ideia de que todo conhecimento é autoconhecimento, toda formação constitui-se também em autoformação. Compreende-se que os relatos autobiográficos e de histórias de vida podem se constituir em importantes estratégias usadas pelos docentes para refletir sobre as suas trajetórias de vida e suas práticas em sala de aula. Por meio dessas narrativas, podem emergir estas informações de caráter subjetivo e que não aparecem nas pesquisas estatísticas. Seriam estas: as formas como 50 ocorrem as trocas de experiências no âmbito do trabalho; as escolhas que esses profissionais da educação fizeram em função das vicissitudes surgidas no dia a dia; o porquê das práticas pedagógicas que utilizam ou que deixaram de fazer uso; a construção permanente de dentidades e de saberes. Em síntese, pensa-se o professor como um profissional reflexivo, capaz de analisar as suas próprias práticas, de solucionar problemas e de criar estratégias.
À luz desse entendimento, serão priorizadas as seguintes dimensões de investigação:
a) formação docente para a Educação Básica e para a Educação Profissional: convergências, especificidades e contradições; 
b) fundamentos legais e pedagógicos que orientam a formação docente no campo da Educação Profissional e as práticas formativas desenvolvidas pelas instituições formadoras; 
c) práticas pedagógicas: saberes e fazeres na integração entre a Educação Básica e a Educação Profissional; 
d) formação docente e diversidade. 
 
Essas orientações deverão embasar a definição do foco das investigações do PPGEP, assim configurados: formação inicial, formação continuada e autoformação docente na Educação Profissional; práticas pedagógicas na Educação Profissional; Formação de conceitos e identidade em Educação Profissional; currículo integrado: formação docente e práticas pedagógicas; educação social e práticas educativas pertinentes às trajetórias da Educação Profissional; formação dos sujeitos docentes e diversidade.

História, Historiografia e Memória da Educação Profissional

A Linha de Pesquisa História, Historiografia e Memória da Educação Profissional define-se como um campo de investigação cujo foco é a história da Educação Profissional e suas interfaces com a Educação Básica, com diferentes perspectivas de pesquisas que comportam estudos no âmbito das instituições educativas, das memórias (individual ou coletiva) e da produção historiográfica sobre essa área do conhecimento.
A partir dessas balizas, os estudos desenvolvidos no âmbito dessa linha de pesquisa priorizam as seguintes dimensões de investigação: 
a) história de instituições educativas, sobretudo na esfera do mundo do trabalho; 
b) agentes e sujeitos da Educação Profissional (gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes); 
c) práticas educativas, representações, cultura e saberes institucionalizados. 
d) processos de produção, circulação e adoção de memórias em experiências relacionadas ao campo da Educação Profissional; 
e) estudos historiográficos sobre a educação de natureza profissional ou que com ela dialoguem. 
 
As dimensões elencadas embasarão o foco das investigações do PPGEP, assim delineado: a historicidade de instituições educativas em suas relações com as sociedades nas quais estão inseridas; o processo histórico de composição da gestão, dos corpos docente, técnico-administrativo e discente, como formas de ingresso nas instituições e trajetória de egressos; elaboração, desenvolvimento e difusão de memórias da Educação Profissional; análise da historiografia produzida sobre a Educação Profissional e suas plausíveis interfaces com diferentes áreas do conhecimento.

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