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Ementas

Ementas das Disciplinas do Curso

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

 

Sociedade, trabalho e educação - 45h

Globalização e educação; Advento da organização formal do processo de trabalho, qualificação do trabalhador e educação escolar – manufatura, taylorismo-fordismo; Reestruturação produtiva e acumulação flexível, especificidades de sua configuração e implicações na contemporaneidade da educação escolar; Trabalho e educação nas perspectivas liberal e marxista; a teoria do capital humano; Sociedade contemporânea e a formação do trabalhador; Formação politécnica ou tecnológica, trabalho docente e emancipação humana.

 

Ciência e Produção do Conhecimento em Educação - 45h

Ciência e conhecimento científico. Método científico e produção do conhecimento. Bases filosóficas e epistemológicas da produção do conhecimento. A investigação científica no campo da educação: pressupostos e abordagens sociofilosóficos. Os métodos de pesquisa em educação. Planejamento e desenvolvimento de pesquisa em educação com ênfase na educação profissional: aspectos teóricos e práticos.

 

Gestão e avaliação de políticas na educação profissional - 45h

Gestão e avaliação de políticas públicas: tipologias, concepções e particularidades no âmbito educacional. Planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de políticas públicas em educação com ênfase na educação profissional.

 

Formação Docente para a Educação Profissional - 45h

Processos de formação docente: especificidades e contradições produzidas no contexto das mudanças sociais e em particular das relações entre trabalho e educação. Fundamentos legais e processos formativos que orientam a formação profissional e a profissionalização docente. A práxis pedagógica desenvolvida no campo da educação profissional e as suas relações com a educação básica, considerando seus níveis e modalidades. Formação inicial, continuada e autoformação docente na educação profissional. Professor crítico-reflexivo. Construção da identidade docente em educação profissional.

 

Seminário de dissertação I - 15h

Apresentação e análise do projeto de pesquisa apresentado por cada mestrando por ocasião do processo seletivo para ingresso no PPGEP. Discussão dos fundamentos teóricos e metodológicos que embasam a pesquisa em construção.

 

Seminário de dissertação II - 15h

Aprofundamento e acompanhamento das questões teóricas e metodológicas da dissertação. Discussão acerca de métodos e técnicas de pesquisa com enfoque nos objetos investigativos concernentes às linhas de pesquisa.

 

 

Seminário de dissertação III - 15h

Qualificação e discussão dos resultados obtidos com a pesquisa. Orientações teóricas e metodológicas para a consolidação da dissertação.

 

DISCIPLINAS OPCIONAIS

 

Seminários temáticos - 30h

Os seminários temáticos foram concebidos, no âmbito da organização curricular, como uma forma de permitir uma maior flexibilidade ao atendimento às demandas específicas dos pós-graduandos e das linhas de pesquisa, tanto no que concerne ao aprofundamento de temas relativos aos objetos de investigação quanto à necessidade de ampliar os conhecimentos sobre temas contemporâneos relacionados à área de educação. A bibliografia relativa aos seminários será indicada em planos específicos considerando a sua natureza e o seu conteúdo.

 

Estado e políticas educacionais - 30h

Concepções e bases conceituais sobre Estado e políticas educacionais no Brasil; análise de políticas em educação profissional, educação básica, educação de jovens e adultos e formação docente; produção histórica das políticas e das bases legais da educação básica, da educação profissional, da educação de jovens e adultos e da formação docente.

 

Práticas pedagógicas em educação profissional - 30h

Teoria e prática do fazer pedagógico na educação profissional. Abordagens teóricas do processo de ensino e aprendizagem. Currículo integrado e práticas interdisciplinares na escola. Projetos de trabalho. Princípios teórico-metodológicos da educação básica e profissional. Planejamento, avaliação e práticas de ensino para educação básica e profissional.

 

Educação de jovens e adultos e educação profissional - 30h

A educação de jovens e adultos no Brasil; planos e programas da educação de jovens e adultos; marcos regulatórios e programas destinados à profissionalização de jovens e adultos; a integração da EJA com a educação profissional.

 

Gestão e organização dos espaços na educação profissional - 30h

Administração na sociedade capitalista e suas implicações na gestão da escola: determinantes socioeconômicos e políticos. Concepções de administração educacional esuas particularidades na gestão da educacional profissional. Espaços institucionais e práticas organizativas da educação profissional.

 

Concepções curriculares do ensino médio integrado à educação profissional - 30h

Concepções e histórico de Currículo. Trajetória histórica da educação profissional no Brasil na perspectiva de sua integração com a educação básica – elementos essenciais à compreensão do processo curricular. Concepções e princípios do currículo do Ensino médio integrado à Educação profissional: regular e modalidade EJA. Elementos estruturantes de um currículo integrado.

 

Processos Cognitivos de Jovens e Adultos em Educação Escolar - 30h

Estudo de teorias psicológicas que abordam as especificidades dos processos cognitivos e culturais de adolescentes, jovens e adultos. Singularidades dos processos de aprender/ensinar na Educação de adolescentes, jovens e adultos. As relações dos processos de aprender/ensinar com a afetividade, motivação, autoconceito, representações mútuas na Educação Básica integrada à Educação Profissional em EJA. Estratégias e estilos de aprendizagem em EJA.

 

Educação profissional e movimentos sociais - 30h

Movimentos sociais no Brasil: fundamentos, concepções e práticas. Movimentos sociais, diversidade e inclusão social. Movimentos sociais e educação: organização e experiências em espaços escolares e não escolares. Movimentos sociais e a educação profissional: políticas, programas e projetos.

 

História da educação profissional no Brasil - 30h

História da Educação profissional no império e primeiras décadas do período

Republicano. A estruturação estatal do ensino técnico profissional através das Leis

Orgânicas da educação nacional. Educação profissional de 1945 a 1990: a relação governo e indústria na qualificação de trabalhadores e na organização da educação profissional. Educação profissional na contemporaneidade: Trabalho, ciência e tecnologia. Relações entre Educação e Estado, indústria e escola.

 

Memória, narrativa e formação docente - 30h

Memória e identidade social. Histórias de vidas e formação. Narrativas (auto)biográficas. Memórias docentes e autoformação.

 

Educação e pensamento complexo – 30 h

Paradigma da complexidade. Educação e conhecimento. Educação e multidimensionalidade humana. Docência e complexidade.

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