Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Docente

Vivianne Oliveira

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), Mestre em Educação pela UFRN (2006) e graduada em Pedagogia pela UFRN (2004). Atua como professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e nos cursos de graduação, especialmente nas Licenciaturas. Desenvolve estudos e pesquisas com ênfase nas temáticas da Inclusão, permanência, êxito e evasão de estudantes da Educação Básica e da Educação Superior. Desenvolve atividades de extensão e trabalhos técnicos na área da Educação e Direitos Humanos.

Campus:
CNAT
Disciplina:
Políticas de Educação Profissional e Formação Docente

  • Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

    Institução/Ano:
    Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2020 - 2021)
    Título:
    não foi exigido
    Orientador:
    não foi exigido
  • Doutorado em Educação

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008 - 2011)
    Título:
    Ser bacharel e professor: sentidos e relações entre bacharelado e docência universitária
    Orientador:
    Rosália de Fátima e Silva
  • Mestrado em Educação

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004 - 2006)
    Título:
    A Participacao colegiada e desenvolvimento profissional no Atheneu Norte-Riograndense
    Orientador:
    Rosalia de Fatima e Silva
  • Graduação em Pedagogia

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000 - 2004)
    Título:
    O PROCESSO DE DECISAO NO COTIDIANO ESCOLAR: AS IMAGENS E OS SENTIDOS DA AUTONOMIA, SOLIDARIEDADE E PARTICIPAÇÃO
    Orientador:
    Rosália de Fátima e Silva
  • Ciências Humanas – Educação
  • Ciências Humanas – Educação – Ensino-Aprendizagem – Métodos e Técnicas de Ensino
  • Ciências Humanas – Educação – Administração Educacional – Administração de Unidades Educativas
  • Ciências Humanas – Educação – Fundamentos da Educação – Filosofia da Educação
  • Ciências Humanas – Educação – Fundamentos da Educação
  • Ciências Humanas – Educação – Política, Planejamento e Avaliação Educacional
  • As Ferramentas da Web 2.0 e o ensino de Mídias Educacionais na Licenciatura em Matemática

    https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.18705, 2025

  • A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA:The THE UNIVERSITY EXTENSION AND MATHEMATICS TEACHERS? FORMATION:A A EXTENSIÓN UNIVERSITARIA Y LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS:

    HOLOS (NATAL. ONLINE), 2024

  • O BACHAREL E A DOCÊNCIA: AS INFLUÊNCIAS DA PÓS-GRADUAÇÃO NA CARREIRA PROFISSIONAL

    HOLOS (NATAL. ONLINE), 2017

  • FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO SUPERIOR: Experiências e cenários

    Debates em Educação, 2014

  • FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E CENÁRIOS

    DEBATES EM EDUCAÇÃO, 2014

  • Ser bacharel e professor: sentidos e relações entre o bacharelado e a docência universitária

    Inter-Legere (UFRN), 2013

  • Ser bacharel e professor: sentidos e relações entre o bacharelado e a docência universitária.

    Inter-legere (UFRN), 2013

  • Ser bacharel e professor: sentidos e relações entre o bacharelado e a docência universitária.

    Inter-legere (UFRN), 2013

  • SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR

    HOLOS (NATAL. ONLINE), 2012

  • A comunidade no centro das decisões escolares: políticas educacionais para participação nos conselhos gestores e no conselho escolar no Brasil

    Revista Expressão UERN, 2010

  • A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS CURRICULARES

    6º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2024

  • CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: O PROBLEMA DA FORMAÇÃO E AS POLÍTICAS QUE ENVOLVEM O COTIDIANO DOCENTE

    Seminários Regionais da ANPAE, 2018

  • A PÓS-GRADUAÇÃO E A FORMAÇÃO DE BACHAREIS: CAMINHOS PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

    IV Seminário Internacional sobre profissionalização docente - cátedra UNESCO, 2013

  • CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: O PROBLEMA DA FORMAÇÃO E AS POLÍTICAS QUE ENVOLVEM O COTIDIANO DOCENTE

    VII Seminário Regional De Política e Administração da Educação do Nordeste, Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/Pe e II Simpósio Gestão da Educação, Currículo e Inovação Pedagógica, 2012

  • FORMAÇÃO E IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

    VII Seminário Regional De Política e Administração da Educação do Nordeste, Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/Pe e II Simpósio Gestão da Educação, Currículo e Inovação Pedagógica, 2012

  • EDUCAÇÃO JESUÍTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA ATUALIDADE

    I ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2012

  • A Escrita e o Lúdico na Educação Infantil

    II ENCONTRO INTERNACINAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO RIO GRANDE DO NORTE, 2010

  • Construção de projetos didáticos e rotinas: uma ação necessária na Educação Infantil

    II ENCONTRO INTERNACINAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO RIO GRANDE DO NORTE, 2010

  • Conflitos entre teoria e práticas da educação infantil na Escola Municipal Sinhazinha Wanderley em Assu/RN

    II ENCONTRO INTERNACINAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO RIO GRANDE DO NORTE, 2010

  • A importância da rotina e da pedagogia de projetos para a educação infantil

    II ENCONTRO INTERNACINAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO RIO GRANDE DO NORTE, 2010

  • A prática docente no Ensino Superior

    Fórum Internacional de Pedagogia FECLESC, 2010

  • Ser aluno de bacharéis: o aprender e o ensinar no Ensino Superior

    ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE NORDESTE, 2009

  • A comunidade no centro das decisões escolares: Políticas educacionais para a participação nos conselhos gestores e no conselho escolar

    CONGRESSO INTERNACIONAL DA AFIRSE, 2009

  • Os professores e a decisão na escola: o conselho como lugar de esperança e espaço de decisão

    V SEMINARIO REGIONAL DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE, 2008

  • A Escolha Profissional Docente

    XVIII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte-Nordeste, 2007

  • A participação de professores no conselho escolar: entre o desejo de mudança e a obrigação

    IV Seminario Regional de politica e adminstração do nordeste, 2006

  • A participação e decisão colegiada no cotidiano escolar

    XVII Encontro de pesquisa educacional do Norte-Nordeste ? EPENN, 2005

  • A participação e decisão na escola pública

    X Seminário de Pesquisa do CCSA, 2004

  • A participação nas decisões escolares: uma forma de democratizar a escola pública?

    XII Semana de Humanidades, 2004

  • A participação no Atheneu Norte-Riograndense

    XV Congresso de Iniciação científica, 2004

  • A decisão e a participação na perspectiva da gestão democrática e do Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE)

    IX Seminario de Pesquisa do CCSA, 2003

  • O PDE e a gestão democrática: o projeto e o plano de transformação da escola pública

    I JORNADA LATINO- AMERICANA E II COLOQUIO BRASILEIRO DA AFIRSE, 2003

  • O projeto e o plano: a perspectiva de gestão da escola pública através da gestão democrática e do PDE

    XVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2003

  • Educação e cidadania: compreendendo a educação como forma de intervenção no mundo

    IV SEMANA INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇAO, 2003

  • Alfabetizar Jovens e Adultos: Desafios a enfrentar

    III Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos, 2003

  • As imagens e os sentidos da autonomia, solidariedade e participação no cotidiano escolar

    VIII Seninário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2002

  • A educação de jovens e Adultos: a experiência de um alfabetizador

    II Telecongresso Internacional de educação de jovens e adultos, 2002

  • O "entusiasmo pela educação" na Primeira República: Uma perspectiva de progresso político- social no Brasil

    II Congresso Brasileiro de História da educação, 2002

  • O "Trabalho em comum" no processo de decisão

    XIII Congresso de Iniciação científica, 2002

  • A Inclusão: uma proposta válida para todas as instituições?

    X Colóquio Internacional da AIPELF/AFIRSE, 2001

Sincronizado em 02/12/2025 às 04:31 (há 8 horas, 33 minutos)