Docente
Vivianne Oliveira
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), Mestre em Educação pela UFRN (2006) e graduada em Pedagogia pela UFRN (2004). Atua como professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e nos cursos de graduação, especialmente nas Licenciaturas. Desenvolve estudos e pesquisas com ênfase nas temáticas da Inclusão, permanência, êxito e evasão de estudantes da Educação Básica e da Educação Superior. Desenvolve atividades de extensão e trabalhos técnicos na área da Educação e Direitos Humanos.
-
Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional
- Institução/Ano:
- Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2020 - 2021)
- Título:
- não foi exigido
- Orientador:
- não foi exigido
-
Doutorado em Educação
- Institução/Ano:
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008 - 2011)
- Título:
- Ser bacharel e professor: sentidos e relações entre bacharelado e docência universitária
- Orientador:
- Rosália de Fátima e Silva
-
Mestrado em Educação
- Institução/Ano:
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004 - 2006)
- Título:
- A Participacao colegiada e desenvolvimento profissional no Atheneu Norte-Riograndense
- Orientador:
- Rosalia de Fatima e Silva
-
Graduação em Pedagogia
- Institução/Ano:
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000 - 2004)
- Título:
- O PROCESSO DE DECISAO NO COTIDIANO ESCOLAR: AS IMAGENS E OS SENTIDOS DA AUTONOMIA, SOLIDARIEDADE E PARTICIPAÇÃO
- Orientador:
- Rosália de Fátima e Silva
- Ciências Humanas – Educação
- Ciências Humanas – Educação – Ensino-Aprendizagem – Métodos e Técnicas de Ensino
- Ciências Humanas – Educação – Administração Educacional – Administração de Unidades Educativas
- Ciências Humanas – Educação – Fundamentos da Educação – Filosofia da Educação
- Ciências Humanas – Educação – Fundamentos da Educação
- Ciências Humanas – Educação – Política, Planejamento e Avaliação Educacional
-
As Ferramentas da Web 2.0 e o ensino de Mídias Educacionais na Licenciatura em Matemática
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.18705, 2025
-
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA:The THE UNIVERSITY EXTENSION AND MATHEMATICS TEACHERS? FORMATION:A A EXTENSIÓN UNIVERSITARIA Y LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS:
HOLOS (NATAL. ONLINE), 2024
-
O BACHAREL E A DOCÊNCIA: AS INFLUÊNCIAS DA PÓS-GRADUAÇÃO NA CARREIRA PROFISSIONAL
HOLOS (NATAL. ONLINE), 2017
-
FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO SUPERIOR: Experiências e cenários
Debates em Educação, 2014
-
FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E CENÁRIOS
DEBATES EM EDUCAÇÃO, 2014
-
Ser bacharel e professor: sentidos e relações entre o bacharelado e a docência universitária
Inter-Legere (UFRN), 2013
-
Ser bacharel e professor: sentidos e relações entre o bacharelado e a docência universitária.
Inter-legere (UFRN), 2013
-
Ser bacharel e professor: sentidos e relações entre o bacharelado e a docência universitária.
Inter-legere (UFRN), 2013
-
SER BACHAREL E PROFESSOR: DILEMAS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR
HOLOS (NATAL. ONLINE), 2012
-
A comunidade no centro das decisões escolares: políticas educacionais para participação nos conselhos gestores e no conselho escolar no Brasil
Revista Expressão UERN, 2010
-
A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS CURRICULARES
6º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2024
-
CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: O PROBLEMA DA FORMAÇÃO E AS POLÍTICAS QUE ENVOLVEM O COTIDIANO DOCENTE
Seminários Regionais da ANPAE, 2018
-
A PÓS-GRADUAÇÃO E A FORMAÇÃO DE BACHAREIS: CAMINHOS PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
IV Seminário Internacional sobre profissionalização docente - cátedra UNESCO, 2013
-
CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: O PROBLEMA DA FORMAÇÃO E AS POLÍTICAS QUE ENVOLVEM O COTIDIANO DOCENTE
VII Seminário Regional De Política e Administração da Educação do Nordeste, Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/Pe e II Simpósio Gestão da Educação, Currículo e Inovação Pedagógica, 2012
-
FORMAÇÃO E IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
VII Seminário Regional De Política e Administração da Educação do Nordeste, Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/Pe e II Simpósio Gestão da Educação, Currículo e Inovação Pedagógica, 2012
-
EDUCAÇÃO JESUÍTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA ATUALIDADE
I ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2012
-
A Escrita e o Lúdico na Educação Infantil
II ENCONTRO INTERNACINAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO RIO GRANDE DO NORTE, 2010
-
Construção de projetos didáticos e rotinas: uma ação necessária na Educação Infantil
II ENCONTRO INTERNACINAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO RIO GRANDE DO NORTE, 2010
-
Conflitos entre teoria e práticas da educação infantil na Escola Municipal Sinhazinha Wanderley em Assu/RN
II ENCONTRO INTERNACINAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO RIO GRANDE DO NORTE, 2010
-
A importância da rotina e da pedagogia de projetos para a educação infantil
II ENCONTRO INTERNACINAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO RIO GRANDE DO NORTE, 2010
-
A prática docente no Ensino Superior
Fórum Internacional de Pedagogia FECLESC, 2010
-
Ser aluno de bacharéis: o aprender e o ensinar no Ensino Superior
ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE NORDESTE, 2009
-
A comunidade no centro das decisões escolares: Políticas educacionais para a participação nos conselhos gestores e no conselho escolar
CONGRESSO INTERNACIONAL DA AFIRSE, 2009
-
Os professores e a decisão na escola: o conselho como lugar de esperança e espaço de decisão
V SEMINARIO REGIONAL DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE, 2008
-
A Escolha Profissional Docente
XVIII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte-Nordeste, 2007
-
A participação de professores no conselho escolar: entre o desejo de mudança e a obrigação
IV Seminario Regional de politica e adminstração do nordeste, 2006
-
A participação e decisão colegiada no cotidiano escolar
XVII Encontro de pesquisa educacional do Norte-Nordeste ? EPENN, 2005
-
A participação e decisão na escola pública
X Seminário de Pesquisa do CCSA, 2004
-
A participação nas decisões escolares: uma forma de democratizar a escola pública?
XII Semana de Humanidades, 2004
-
A participação no Atheneu Norte-Riograndense
XV Congresso de Iniciação científica, 2004
-
A decisão e a participação na perspectiva da gestão democrática e do Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE)
IX Seminario de Pesquisa do CCSA, 2003
-
O PDE e a gestão democrática: o projeto e o plano de transformação da escola pública
I JORNADA LATINO- AMERICANA E II COLOQUIO BRASILEIRO DA AFIRSE, 2003
-
O projeto e o plano: a perspectiva de gestão da escola pública através da gestão democrática e do PDE
XVI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2003
-
Educação e cidadania: compreendendo a educação como forma de intervenção no mundo
IV SEMANA INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇAO, 2003
-
Alfabetizar Jovens e Adultos: Desafios a enfrentar
III Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos, 2003
-
As imagens e os sentidos da autonomia, solidariedade e participação no cotidiano escolar
VIII Seninário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2002
-
A educação de jovens e Adultos: a experiência de um alfabetizador
II Telecongresso Internacional de educação de jovens e adultos, 2002
-
O "entusiasmo pela educação" na Primeira República: Uma perspectiva de progresso político- social no Brasil
II Congresso Brasileiro de História da educação, 2002
-
O "Trabalho em comum" no processo de decisão
XIII Congresso de Iniciação científica, 2002
-
A Inclusão: uma proposta válida para todas as instituições?
X Colóquio Internacional da AIPELF/AFIRSE, 2001
Sincronizado em 02/12/2025 às 04:31 (há 8 horas, 33 minutos)