Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Foto de Vanessa Gosson

Docente

Vanessa Gosson

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), graduação em letras pela Universidade Potiguar (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Atua como professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte nos cursos de Licenciatura em Matemática, Física, Geografia e Dupla Licenciatura em Português-Espanhol, com atuação nas disciplinas didático- pedagógicas, especialmente educação inclusiva, e também é professora colaboradora do Mestrado em Física do IFRN. Além disso, é membro do NDE de Espanhol e NCE de Educação e Espanhol. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação Inclusiva (NUPEIN), atuou como coordenadora do NAPNE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, educação especial, deficiência visual, formação docente e resgate histórico. É autora do livro" Formação Continuada de Professores do Ensino Médio Integrado na Perspectiva da Inclusão Escolar de Aluno com Deficiência Visual".

Campus:
CNAT
Disciplina:
Psicologia

  • Doutorado em Educação

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014 - 2017)
    Título:
    Formação continuada dos professores do Ensino Médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: contribuições para a inclusão de alunos com deficiência
    Orientador:
    Lúcia de Araújo Ramos Martins
  • Mestrado em Educação

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003 - 2005)
    Título:
    A inclusão de pessoas com deficiência visual na UFRN:a percepção dos alunos
    Orientador:
    Prof.ª Drª Lúcia de Araújo Ramos Martins
  • Graduação em Pedagogia

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998 - 2002)
    Título:
    A Inclusão da pessoa com deficiencia fisica na UFRN: um Estudo de caso
    Orientador:
    Lúcia de Araújo Ramos Martins
  • Graduação em letras

    Institução/Ano:
    Universidade Potiguar (1995 - 1998)
  • Ciências Humanas – Educação – Tópicos Específicos de Educação
  • Ciências Humanas – Educação – Tópicos Específicos de Educação – Educação Especial
  • Ciências Humanas – Educação
  • Ciências Humanas – Educação – Ensino-Aprendizagem
  • ENSINO DE FÃ?SICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA: UM NOVO OLHAR PARA A INCLUSÃ?O

    INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498, 2020

  • A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFRN: UM DOS CAMINHOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

    OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP, 2017

  • A inclusão na UFRN: a percepção dos alunos com deficiencia visual

    Norte Científico, 2008

  • UFRR e o Programa Incluir: uma parceria na inclusão de alunos com NEE no ensino

    Acta Geográfica (UFRR), 2007

  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFRN NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

    VI CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS, 2019

  • CURSO DE EXTENSÃO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA (L2): A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SURDOS

    III Congresso internacional de educação inclusiva, 2018

  • O ALUNO COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    congresso internacional de educação inclusiva CINTEDI, 2018

  • CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFRN VOLTADA PARA O ALUNO COM BAIXA VISÃO: A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA

    VII FÓRUM DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA, 2018

  • O PAPEL DA MONITORIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS DO IFRN NAS ÁREAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA

    V CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS, 2018

  • O PAPEL DA MONITORIA DE MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

    V CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS, 2018

  • MONITORIA NO ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZADO: CONTRIBUIÇÕES PARA SUA INCLUSÃO.

    V CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS, 2018

  • A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO IFRN: A PERCEPÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

    VII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, 2016

  • A formação continuada de professores do IFRN para a inclusão dos alunos com deficiência visual

    Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão social de Pessoas com Necessidades Especiais., 2014

  • A UFRN diante da inclusão da pessoa com deficiência física: um estudo de caso

    Congresso Internacional de Formação Continuada e Profissionalização docente, 2005

  • A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UFRN: OS PASSOS INICIAIS DA PESQUISA

    III congresso Internacional em Educação, 2004

  • A inclusão da pessoa com deficiencia visual na UFRN: os passos iniciais da pesquisa

    III Encontro de Pesquisa em Educação e II Congresso internacional em Educaçã, 2004

  • A UFRN diante da inclusão da pessoa com deficiência visual: os primeiros passos da pesquisa

    X Seminário de Pesquisa do CCSA, 2004

  • O curso de filosofia diante da inclusão da pessoa com deficiência visual

    I Seminário Nacional sobre educação e inclusão social de pessoas com necessidades especiais, 2004

  • Pedagogia de Projetos: ressignificando o espaço escolar

    V Congresso Internacional de Educação, 2004

  • Centro Estadual de Educação Especial: um apoio ao processo de inclusão escolar

    XIII Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2002

  • Educação de Deficientes Visuais no Rio Grande do Norte: da assistência à inclusão

    X Colóquio Internacional da AFIRSE, 2001

  • Educação de deficiente visual no Rio Grande do Norte: da assitência à inclusão

    X Colóquio Internacional da AFIRSE, 2001

  • Apoiando a inclusão, removendo barreiras

    Simpósio Nacional de Educação, 2001

  • Educação de deficientes visuais no Rio Grande do Norte: da assistencia à inclusão

    X Collóquio Internacional da AFIRSE e I Collóquio Nacional da AFIRSE, 2001

  • Apoiando a escola no processo inclusivo

    IX encontro de Educação Infantil, 2000

  • Resgate Histórico da Educação Especial no RN: os primeiros passos da pesquisa

    XI Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 2000

  • Respeitando as diferenças

    II Encontro de Educaçãso Infantil e Ensino Fundamental do Nordeste, 1998

Sincronizado em 02/12/2025 às 04:31 (há 7 horas, 38 minutos)