Docente
Tatiani Novaes
Atuo como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal Centro Histórico. Sou concursada em regime de dedicação exclusiva. Trabalho com turmas de Ensino Médio Integrado, Cursos técnicos Subsequentes, cursos de Graduação e Pós- Graduação. Sou pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da USP e em Educação pela Universidade Pedagógica Nacional na Colômbia. Fiz doutorado em Estudos da Linguagem pela UFRN- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Possuo graduação em Letras Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002), especialização em Leitura de Múltiplas Linguagens pela PUC-PR (2004) e mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007). Escrevi livros didáticos de Língua Portuguesa para os cursos PROEJA - EAD, atuei de 2006 até 2010 na Secretaria Estadual de Educação com formação continuada de professores, escrita do Livro Didático Público do estado do Paraná e na construção das Diretrizes Curriculares Estaduais. Sou autora do livro "Diferenças e Semelhanças entre a leitura impressa e a digital", Editora Novas Edições acadêmicas, 2015, ISBN 978-613-0-15884-2 e do livro "Enunciado dos Cartazes das Manifestações de Junho de 2013: uma forma carnavalesca de contar a história do Brasil", Editora IFPB (Instituto Federal da Paraíba), 2019, ISBN: 978-85-54885-21-2. Meus temas de interesse são: ensino de Língua Portuguesa para brasileiros e estrangeiros, Círculo de Bakhtin, análise dialógica do discurso, material didático, uso de tecnologias digitais na sala de aula.
-
Pós-Doutorado em
- Institução/Ano:
- Universidad Pedagogica Nacional (2023 - 2023)
-
Pós-Doutorado em
- Institução/Ano:
- FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2020 - 2021)
-
Doutorado em Estudos da Linguagem
- Institução/Ano:
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016 - 2018)
- Título:
- ANÁLISE DIALÓGICA DOS CARTAZES DAS MANIFESTAÇÕES DE JUNHO DE 2013: uma maneira carnavalesca de contar a história do brasil
- Orientador:
- Maria Bernadete Fernandes de Oliveira
-
Mestrado em PPG em Ciências da Linguagem
- Institução/Ano:
- Universidade do Sul de Santa Catarina (2005 - 2007)
- Título:
- COMPREENSÃO DE LEITURA EM DIFERENTES SUPORTES: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O IMPRESSO E O DIGITAL
- Orientador:
- Prof. Dr. Wilson Schuelter
-
Especialização em Leitura de Múltiplas LInguagens
- Institução/Ano:
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003 - 2004)
- Título:
- Uma proposta didática de Ciberleitura para a escola
- Orientador:
- Marta Moraes da Costa
-
Graduação em Letras Português Inglês
- Institução/Ano:
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999 - 2002)
- Título:
- Elaboração do curso: Oficina do Escritor
- Linguística, Letras e Artes – Letras – Ensino de Língua Portuguesa
- Ciências Humanas – Educação – Educação Profissional
- Ciências Sociais Aplicadas – Comunicação – Comunicação, Linguagens, Análise Dialógica do Discurso
-
Pontes culturais: Uma reflexão sobre o projeto ?Parceiro Linguístico? a partir dos diários de bordo
CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, 2024
-
O ensino-aprendizagem da matemática em tempos de COVID-19: experiência em turmas de ensino médio em escola privada na cidade de Natal/RN
Revista de Educação Matemática, 2022
-
CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROGRAMA KOTOBEE
CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, 2022
-
TRANSDISCIPLINARIDADE ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLA DA REDE PRIVADA EM NATAL (RN)
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 2020
-
Comunicação e História: de olho na época
Tuiutí (Curitiba), 2015
-
Comunicação como processo: um olhar político e discursivo para um cartaz de manifestação de rua
Temática (João Pessoa. Online), 2015
-
Compreensão de leitura em diferentes suportes: estudo comparativo entre o impresso e o digital
Revista Querubim, 2007
-
Uma Proposta Pedagógica de Ciberleitura
Letra Magna, 2006
-
UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE CIBERLEITURA
Revista Querubim, 2005
-
A ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: RELATO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
CONEDU 2023, 2023
-
INTERCULTURALIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM PÓS-DOUTORADO NA COLÔMBIA
CONEDU 2023, 2023
-
CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA COM O PROGRAMA KOTOBEE
Congresso Nacional de Educação CONEDU, 2022
-
ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO NA REFORMA DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO BRASIL (1930-1934)
IX Congresso Nacional de Educação, 2022
-
PROCESSO COMUNICACIONAL: UM OLHAR SÓCIO INTERACIONISTA PARA OS CARTAZES DA JORNADA DE JUNHO
VI ENPECOM, 2014
-
Práticas Comunicacionais: cartazes de protesto de 2013
INTERCOM, 2014
-
Uma análise da percepção do currículo integrado no âmbito do curso técnico integrado em mecânica do IFPR Comunicação
A	Produção	do	Conhecimento	em	Educação	Profissional., 2013
-
Reflexões sobre o processo de implementação do PRONATEC no IFPR
IV Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, 2012
-
O ENSINO CONTEXTUALIZADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO DO IFPR
X Congresso Nacional de Educação Educere, 2011
-
Proeja a distância do Instituto Federal do Paraná: práticas educativas que valorizam a educação de alunos adultos como instrumento de inserção social
IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2011
-
Leitura no suporte impresso e digital: avaliação da compreensão leitora
VII Congresso Internacional da Abralin, 2011
-
Ciberleitura, um novo paradigma de leitura e a escola
Selisigno, 2002
Sincronizado em 02/12/2025 às 04:31 (há 3 horas, 25 minutos)