Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Foto de Samuel Lima

Docente

Samuel Lima

Autor do livro de crônicas "Coisa de viado" (Camaçari/BA: Arpillera, 2025). Atualmente, exerce o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (ABRALITEC) (2023-atual). Realizou Estágio de Pós-doutorado em Ciências da Educação, na especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, na Universidade do Minho, em Portugal (2018). É Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012). É professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Mossoró (2011-atual), e atua nos seguintes cursos: Mestrado e Doutorado em Ensino (Posensino e Renoen); Especialização em Educação e Contemporaneidade; Licenciatura em Matemática; Técnicos de Nível Médio Integrados, Educação de Jovens e Adultos e Subsequente (Informática, Edificações, Eletrotécnica, Mecânica e Petróleo e Gás). É líder do grupo de pesquisa Ensino de Línguas Cidadania (CNPq/IFRN), onde realiza e orienta investigações fundamentadas na Metalinguística de Bakhtin (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8409665792838304). Na gestão educacional, exerceu o Cargo de Direção (CD-04) na função de Assessor de Extensão e Relações Internacionais (2020-2025) e de Diretor Sistêmico de Internacionalização (2025-2025) na Reitoria do IFRN. Atuou na Coordenação do Fórum de Assessores de Relações Internacionais (FORINTER) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), onde coordenou o Grupo de Trabalho de Análise de Indicadores da Internacionalização (2024-2024). Atuou como coordenador do Curso de Formação Inicial e Continuada Português Brasileiro para Estrangeiros - nível básico e intermediário (2021-2023), sendo responsável pela implementação desta oferta de ensino na instituição.

Campus:
MO
Disciplina:
Língua Inglesa
Redes sociais:
Instagram Spotify

  • Pós-Doutorado em

    Institução/Ano:
    Universidade do Minho (2017 - 2018)
  • Doutorado em Lingüística

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Ceará (2010 - 2012)
    Título:
    Ensino de línguas mediado por computador: um estudo das propostas de atividades online para o ensino da compreensão e produção oral em língua inglesa
    Orientador:
    Prof. Dr. Júlio César Araújo
  • Mestrado em Lingüística

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Ceará (2008 - 2009)
    Título:
    Letramentos e atividades on-line em Ambiente Virtual de Aprendizagem
    Orientador:
    Prof. Dr. Júlio César Araújo
  • Graduação em Letras Português-Inglês

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Ceará (2003 - 2007)
  • Linguística, Letras e Artes – Lingüística – Lingüística Aplicada
  • Ciências Humanas – Educação – Ensino-Aprendizagem – Métodos e Técnicas de Ensino
  • Contando histórias: a interpretação livre de textos ou a ausência do método de análise de dados na pesquisa qualitativa

    Revista Digital de Educación Discimus, 2025

  • Os usos do livro didático de língua inglesa no ensino médioThe uses of English language textbooks in secondary educationLos usos de los libros de texto en lengua inglés en la escuela secundaria

    Letras de Hoje, 2025

  • Tecnologias digitais e ensino de língua inglesa pós-pandemia de 2020-2021: uma análise das relações dialógicas em um resumo acadêmico

    ALFA: REVISTA DE LINGUÍSTICA (UNESP. ONLINE), 2025

  • A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO

    HOLOS (NATAL. ONLINE), 2024

  • Do local para o internacional nas aulas de inglês: relações dialógicas entre a paisagem linguística e o ensino da língua em uma escola profissional de nível médioFrom the local to the international in English classes: dialogic relationships between the linguistic landscape and language teaching in a school professional educationDe lo local a lo internacional en las clases de inglés: relaciones dia

    REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN (ONLINE), 2024

  • O discurso institucional sobre a mobilidade internacional Brasil-Colômbia e a formação do professor de espanhol

    DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, 2024

  • Instagram, fast food and Historical-Critical Pedagogy: ingredients for the discourse in favor of healthy eating in the context of teaching English

    TEXTO LIVRE, 2023

  • O discurso acadêmico de professores de inglês sobre a internacionalização no contexto do Seminário Internacional da ABRALITEC

    BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, 2023

  • Letramento dialógico na escola pública

    CALIDOSCÓPIO (UNISINOS), 2023

  • O discurso acadêmico do professor de inglês em perspectiva dialógica

    DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 2023

  • The Academic Discourse of English Teachers on Internationalization During the ABRALITEC International Seminar

    BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, 2023

  • livro didático de língua inglesa na Linguística Aplicada

    Revista da ANPOLL, 2023

  • Emotions in a Brazilian teacher?s experience report on remote English teaching during the COVID-19 pandemic

    Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 2022

  • (Auto) reflexão sobre uma aula remota de língua inglesa de orientação decolonial por meio da análise dialógica de memes

    REVISTA ENTRELÍNGUAS, 2022

  • Um estudo exploratório sobre o ensino remoto de língua inglesa na escola pública potiguar em tempos de pandemia de Covid-19 (2020-2021)An exploratory study about remote English language teaching in potiguar public school in time of Covid-19 pandemic (2020-2021)

    Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, 2022

  • Internacionalização da Educação no Sul Global

    LINGUAGEM EM FOCO, 2022

  • Apresentação

    LINGUAGEM EM FOCO, 2022

  • A PRODUÇÃO DE SENTIDO NO DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL

    LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE), 2021

  • Internationalization from a Dialogical Perspective: A Responsibility of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education

    REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 2021

  • EDITORIAL

    PARADIGMA (MARACAY), 2021

  • Ensino de inglês na escola pública em perspectiva INdisciplinar e dialógica

    Revista da ANPOLL, 2021

  • Vozes que se integram no ensino médio da educação profissional: uma sequência didática para a escrita de resenha da obra A Revolução dos Bichos

    HUMANIDADES & INOVAÇÃO, 2021

  • O ENSINO DO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OS EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS

    Fólio - Revista de Letras, 2020

  • Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional

    Horizontes, 2020

  • O papel do livro didático na promoção da autonomia na aprendizagem de inglês

    Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 2020

  • Whatsapp e fake news no ensino de língua inglesa em uma escola pública do interior do estado do Ceará

    TEXTO LIVRE, 2020

  • ONLINE COLLABORATIVE WRITING IN ENGLISH AT THE FEDERAL INSTITUTE OF RIO GRANDE DO NORTE: SOME QUANTITATIVE DATA ON STUDENT PARTICIPATION IN INTEGRATED SECONDARY EDUCATION

    LEIA ESCOLA, 2020

  • Pedagogia dos multiletramentos para a aprendizagem de inglês

    LINGUAGEM EM FOCO, 2020

  • Relacionando a formação integral com o ensino da argumentação e a prática docente

    Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2020

  • O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado

    LÍNGUATEC, 2019

  • Inglês para fins específicos em cursos superiores de tecnologia na educação profissional

    LINGUAGENS & CIDADANIA, 2019

  • RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE ESPANHOL: PROMOVENDO O LETRAMENTO DIGITAL

    LEIA ESCOLA, 2019

  • Letramento digital em Curso Técnico em Informática: considerações acerca do Projeto Pedagógico de Curso

    RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, 2019

  • O ensino-aprendizagem da entrevista de emprego em língua inglesa em curso técnico de nível médio

    REVISTA POLYPHONÍA (ONLINE), 2019

  • Atividades online na formação de professores de inglês a distância

    InterSaberes Revista Científica, 2019

  • Pesquisas sobre tecnologias digitais e educação de jovens e adultos: explorando o banco de teses da Capes

    REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, 2019

  • ENSINO DE PORTUGUÊS E FACEBOOK: POSSIBILIDADES PARA CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO

    Revista Acta Tecnológica, 2019

  • A escrita colaborativa no Google Docs: uma proposta de ensino do gênero textual factual recount no ensino técnico de nível médio integrado

    Diálogo das Letras, 2019

  • Uma proposta de ensino interdisciplinar: a resenha de obras audiovisuais sobre o tema Ecologia e Problemas Ambientais

    PRINCIPIA (JOÃO PESSOA), 2019

  • An ESP Teaching Proposal for Oil and Gas Vocational Courses

    INTERNATIONAL JOURNAL OF LANGUAGE & LINGUISTICS (ONLINE), 2019

  • O uso do QUIZIZZ para a avaliação da aprendizagem de inglês sob a perspectiva dos alunos

    REVISTA LÍNGUA & LITERATURA (ONLINE), 2019

  • Ensino de língua portuguesa através de fanpage no Facebook

    ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), 2018

  • A língua portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de ensino do gênero textual relatório de aula prática no PROEJA

    REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO, 2018

  • Tecnologias digitais no planejamento do ensino de língua portuguesa em curso técnico de nível médio integrado

    TICS & EAD EM FOCO, 2018

  • Uma proposta de ensino complementar para os multiletramentos na Educação Profissional

    Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, 2018

  • Ensino de língua inglesa e letramento digital: uma análise de atividades em sites gratuitos de idiomas

    ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), 2017

  • O gênero abstract: uma análise dentro dos trabalhos da agroecologia

    REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, 2017

  • Um glossário bilíngue terminológico da agronomia: um recorte

    REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, 2017

  • Da alfabetização ao letramento hipertextual: uma breve revisão

    Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 2017

  • Proficiência em Língua Estrangeira no Instituto Federal do Rio Grande do Norte campus Mossoró

    Barbaquá, 2017

  • Interfaces entre ensino de espanhol e tecnologias digitais em pesquisas stricto sensu no Brasil

    REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR, 2016

  • Propostas de atividades para promoção da interação aluno/computador no ensino da compreensão e produção oral em língua inglesa na educação a distância

    VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 2016

  • Usos da internet por alunos do PROEJA do IFRN Mossoró

    ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), 2015

  • Núcleo de Línguas do IFRN Campus Mossoró NUPEL / MO

    Revista Diálogos da Extensão, 2015

  • Letramento digital de idoso no contexto da EJA em Mossoró-RN

    Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 2015

  • Uso de tecnologias digitais para o Ensino a Distância da compreensão e produção oral em língua inglesa por computador/WEB

    Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 2013

  • Uso de tecnologias digitais para o ensino a distância da compreensão e produção oral em língua inglesa por computador/web

    Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), 2013

  • A contextualização inicial na oferta de propostas de atividades on-line para o ensino de línguas estrangeiras a distância

    Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 2013

  • Propostas de atividades para a oferta subsequente no ensino de Língua Inglesa na educação profissional

    Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 2012

  • As propostas de atividades on-line e a interatividade da web no ensino de língua portuguesa

    Educare (Fortaleza), 2011

  • O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual

    Signum: Estudos da Linguagem, 2011

  • O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual

    SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM, 2011

  • Atividades on-line mediadoras da familiarização com as potencialidades de interatividade da web

    Hipertextus Revista Digital (UFPE), 2010

  • Letramento digital e atividades on-line de comunicação

    Educação & Tecnologia, 2010

  • Lexicografia histórica: do projeto ao glossário dos autos de querella

    Cadernos do CNLF (CiFEFil), 2008

  • A pedagogia do letramento dialógico

    IX Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2024

  • Internacionalização da educação básica: esboços de um protocolo para a mobilidade internacional para o ensino médio integrado

    Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2024

  • Pedagogia Histórico Crítica e memória: na trilha de uma formação em exercício para professores de línguas

    V Simpósio de Educação: educação, transformação social e relações de trabalho, 2024

  • Escrita colaborativa online, interdisciplinaridade e multiletramentos nas aulas de inglês

    Seminário Internacional da ABRALITEC, 2020

  • Uma proposta de ensino para os multiletramentos em língua estrangeira através dos memes

    III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade (III ENACEI) e II Seminário Nacional de Avaliação de Cursos de Pedagogia (II SEMAPED), 2019

  • Textos Mutimodais, política e ensino de Língua Portuguesa

    III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade (III ENACEI) e II Seminário Nacional de Avaliação de Cursos de Pedagogia (II SEMAPED), 2019

  • A interdisciplinaridade na escola pública: uma análise do livro didático de Espanhol Língua Estrangeira

    VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019

  • Ensino de língua portuguesa na Educação Profissional: por uma intervenção pedagógica interativa

    V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional A produção do conhecimento em Educação Profissional, 2019

  • Ensino de gramática e vocabulário através do Duolingo nas aulas de inglês

    II Seminário Internacional da ABRALITEC, 2019

  • Repensando o inglês instrumental: uma proposta de ensino para o curso técnico em petróleo e gás

    II Seminário Internacional da ABRALITEC, 2019

  • Multiletramentos na Educação Profissional: ensino de inglês através de autoria de curtas

    II Seminário Internacional da ABRALITEC, 2019

  • Escrita colaborativa online, interdisciplinaridade e multiletramentos nas aulas de inglês

    II Seminário Internacional da ABRALITEC, 2019

  • Tecnologias digitais em aulas de espanhol: análise exploratória do livro didático

    V Seminário Nacional do Ensino Médio e II Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade, 2018

  • O papel do ESP nos cursos técnicos de nível médio: o que dizem os professores?

    V Seminário Nacional do Ensino Médio e II Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade, 2018

  • ESP nos cursos técnicos de nível médio: a perspectiva dos alunos

    I Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, 2018

  • Ensino de inglês instrumental em curso superior na educação profissional e tecnológica (ept): escolhas metodológicas

    X Congresso Internacional da Abralin, 2017

  • Ensino de inglês em turmas numerosas: caracterização do curso técnico de nível médio integrado em informática

    IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso ? CONLID, 2017

  • Gênero do discurso e letramento digital: estado do conhecimento sobre a relação entre as práticas de leitura em material didático de língua espanhola na EAD

    IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso ? CONLID, 2017

  • A oferta da língua inglesa na Educação Profissional: um estudo exploratório

    IV Seminário Nacional do Ensino Médio, 2016

  • Ensino de inglês em curso técnico de nível médio: um estudo sobre o perfil dos alunos recém-ingressos

    IV Seminário Nacional do Ensino Médio, 2016

  • Inglês Instrumental em curso técnico: contribuição dos multiletramentos para a escola pública

    II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2016

  • Ensino de inglês e tecnologias no curso técnico de nível médio em informática: o perfil do recém-ingresso

    V Colóquio Nacional de Hipertexto, 2016

  • Inglês instrumental em curso técnico: contribuição dos multiletramentos para a escola pública

    II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2016

  • Ensino de espanhol a distância: considerações acerca das propostas de atividades para o ensino da compreensão e produção oral

    III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso (CONLID): Práticas discursivas, Linguagens e Ensino, 2013

  • Proposta de atividade on-line para a promoção da comunicação mediada por computador (CMC)

    III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso (CONLID): Práticas discursivas, Linguagens e Ensino, 2013

  • Ensino de espanhol à distância: considerações acerca das propostas de atividades para o ensino da compreensão e produção oral

    III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso (CONLID): Práticas discursivas, Linguagens e Ensino, 2013

  • Proposta de atividade on-line para a promoção da comunicação mediada por computador (CMC)

    III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso (CONLID): Práticas discursivas, Linguagens e Ensino, 2013

  • Links entre o ensino de espanhol e as propostas de atividades no Instituto UFC Virtual

    3º Colóquio de Hipertexto - CHIP: Ferramentas digitais e ensino, 2012

  • Relações entre formação de professores em serviço, uso de ferramentas digitais e educação inclusiva

    3º Colóquio de Hipertexto - CHIP: Ferramentas digitais e ensino, 2012

  • Docência em EaD: do planejamento à reflexão

    4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: comunidades e aprendizagem em rede, 2012

  • Links entre o ensino de espanhol e as propostas de atividades no Instituto UFC Virtual

    3º Colóquio de Hipertexto - CHIP: Ferramentas digitais e ensino, 2012

  • Ensino de língua inglesa em ambiente virtual: atividades e letramentos

    VII Congresso Internacional da Abralin, 2011

  • As atividades on-line e a interatividade da web no ensino de leitura e produção de textos acadêmicos na graduação semipresencial em Letras da Universidade Federal do Ceará

    XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, 2011

  • Ensino-aprendizagem de gêneros acadêmicos em ambiente virtual

    Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011

  • E-tivities no ensino de leitura e produção de textos acadêmicos em ambiente virtual

    Colóquio Nacional Sobre Hipertexto, 2011

  • Ensino-aprendizagem de gêneros acadêmicos em ambiente virtual

    VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011

  • Atividades de produção oral em inglês propostas em ambiente virtual de aprendizagem

    II Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2010

  • Gênero digital e ensino de língua estrangeira: uso do e-mail no ensino de inglês e espanhol

    II Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2010

  • E-tivities no ensino de leitura e produção de textos acadêmicos em ambiente virtual

    2° Colóquio Nacional sobre Hipertexto - CHIP: EaD em tela, 2010

  • Práticas de leitura e escrita propostas por atividades em ambientes virtuais de aprendizagem

    III Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2009

  • Práticas de leitura e escrita propostas por atividades em ambientes virtuais de aprendizagem

    III Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2009

  • Letramento digital: delimitando práticas

    I CONLID - Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2008

  • Lexicografia histórica: do projeto ao glossário de termos dos autos de querella

    XI CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA CIFEFIL, 2008

  • Atualização das práticas letradas em ambientes digitais em contexto de aprendizagem

    2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: multimodalidade e ensino, 2008

  • Mesclas genéricas na Web: a notícia digital, o scrap e o chat com convidado

    Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008

  • Letramento digital em contexto de ensino-aprendizagem

    I Fórum de Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas e V Colóquio de Metodologia do Ensino de Língua e Literatura, 2008

  • Práticas letradas em ambientes digitais

    I Colóquio sobre Hipertexto: Letramentos na Web, 2008

  • Mesclas genéricas na web: a notícia digital, o scrap e o chat com convidado

    Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008

  • Artigo de pesquisa: estratégias de textualização

    XXI JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE, 2006

Sincronizado em 01/12/2025 às 04:31 (há 23 horas, 7 minutos)