Docente
Samuel Lima
Autor do livro de crônicas "Coisa de viado" (Camaçari/BA: Arpillera, 2025). Atualmente, exerce o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (ABRALITEC) (2023-atual). Realizou Estágio de Pós-doutorado em Ciências da Educação, na especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, na Universidade do Minho, em Portugal (2018). É Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012). É professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Mossoró (2011-atual), e atua nos seguintes cursos: Mestrado e Doutorado em Ensino (Posensino e Renoen); Especialização em Educação e Contemporaneidade; Licenciatura em Matemática; Técnicos de Nível Médio Integrados, Educação de Jovens e Adultos e Subsequente (Informática, Edificações, Eletrotécnica, Mecânica e Petróleo e Gás). É líder do grupo de pesquisa Ensino de Línguas Cidadania (CNPq/IFRN), onde realiza e orienta investigações fundamentadas na Metalinguística de Bakhtin (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8409665792838304). Na gestão educacional, exerceu o Cargo de Direção (CD-04) na função de Assessor de Extensão e Relações Internacionais (2020-2025) e de Diretor Sistêmico de Internacionalização (2025-2025) na Reitoria do IFRN. Atuou na Coordenação do Fórum de Assessores de Relações Internacionais (FORINTER) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), onde coordenou o Grupo de Trabalho de Análise de Indicadores da Internacionalização (2024-2024). Atuou como coordenador do Curso de Formação Inicial e Continuada Português Brasileiro para Estrangeiros - nível básico e intermediário (2021-2023), sendo responsável pela implementação desta oferta de ensino na instituição.
-
Pós-Doutorado em
- Institução/Ano:
- Universidade do Minho (2017 - 2018)
-
Doutorado em Lingüística
- Institução/Ano:
- Universidade Federal do Ceará (2010 - 2012)
- Título:
- Ensino de línguas mediado por computador: um estudo das propostas de atividades online para o ensino da compreensão e produção oral em língua inglesa
- Orientador:
- Prof. Dr. Júlio César Araújo
-
Mestrado em Lingüística
- Institução/Ano:
- Universidade Federal do Ceará (2008 - 2009)
- Título:
- Letramentos e atividades on-line em Ambiente Virtual de Aprendizagem
- Orientador:
- Prof. Dr. Júlio César Araújo
-
Graduação em Letras Português-Inglês
- Institução/Ano:
- Universidade Federal do Ceará (2003 - 2007)
- Linguística, Letras e Artes – Lingüística – Lingüística Aplicada
- Ciências Humanas – Educação – Ensino-Aprendizagem – Métodos e Técnicas de Ensino
-
Contando histórias: a interpretação livre de textos ou a ausência do método de análise de dados na pesquisa qualitativa
Revista Digital de Educación Discimus, 2025
-
Os usos do livro didático de língua inglesa no ensino médioThe uses of English language textbooks in secondary educationLos usos de los libros de texto en lengua inglés en la escuela secundaria
Letras de Hoje, 2025
-
Tecnologias digitais e ensino de língua inglesa pós-pandemia de 2020-2021: uma análise das relações dialógicas em um resumo acadêmico
ALFA: REVISTA DE LINGUÍSTICA (UNESP. ONLINE), 2025
-
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO
HOLOS (NATAL. ONLINE), 2024
-
Do local para o internacional nas aulas de inglês: relações dialógicas entre a paisagem linguística e o ensino da língua em uma escola profissional de nível médioFrom the local to the international in English classes: dialogic relationships between the linguistic landscape and language teaching in a school professional educationDe lo local a lo internacional en las clases de inglés: relaciones dia
REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN (ONLINE), 2024
-
O discurso institucional sobre a mobilidade internacional Brasil-Colômbia e a formação do professor de espanhol
DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, 2024
-
Instagram, fast food and Historical-Critical Pedagogy: ingredients for the discourse in favor of healthy eating in the context of teaching English
TEXTO LIVRE, 2023
-
O discurso acadêmico de professores de inglês sobre a internacionalização no contexto do Seminário Internacional da ABRALITEC
BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, 2023
-
Letramento dialógico na escola pública
CALIDOSCÓPIO (UNISINOS), 2023
-
O discurso acadêmico do professor de inglês em perspectiva dialógica
DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 2023
-
The Academic Discourse of English Teachers on Internationalization During the ABRALITEC International Seminar
BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, 2023
-
livro didático de língua inglesa na Linguística Aplicada
Revista da ANPOLL, 2023
-
Emotions in a Brazilian teacher?s experience report on remote English teaching during the COVID-19 pandemic
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 2022
-
(Auto) reflexão sobre uma aula remota de língua inglesa de orientação decolonial por meio da análise dialógica de memes
REVISTA ENTRELÍNGUAS, 2022
-
Um estudo exploratório sobre o ensino remoto de língua inglesa na escola pública potiguar em tempos de pandemia de Covid-19 (2020-2021)An exploratory study about remote English language teaching in potiguar public school in time of Covid-19 pandemic (2020-2021)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, 2022
-
Internacionalização da Educação no Sul Global
LINGUAGEM EM FOCO, 2022
-
Apresentação
LINGUAGEM EM FOCO, 2022
-
A PRODUÇÃO DE SENTIDO NO DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL
LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE), 2021
-
Internationalization from a Dialogical Perspective: A Responsibility of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 2021
-
EDITORIAL
PARADIGMA (MARACAY), 2021
-
Ensino de inglês na escola pública em perspectiva INdisciplinar e dialógica
Revista da ANPOLL, 2021
-
Vozes que se integram no ensino médio da educação profissional: uma sequência didática para a escrita de resenha da obra A Revolução dos Bichos
HUMANIDADES & INOVAÇÃO, 2021
-
O ENSINO DO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OS EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS
Fólio - Revista de Letras, 2020
-
Ensino interdisciplinar da escrita de resenhas na educação profissional
Horizontes, 2020
-
O papel do livro didático na promoção da autonomia na aprendizagem de inglês
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 2020
-
Whatsapp e fake news no ensino de língua inglesa em uma escola pública do interior do estado do Ceará
TEXTO LIVRE, 2020
-
ONLINE COLLABORATIVE WRITING IN ENGLISH AT THE FEDERAL INSTITUTE OF RIO GRANDE DO NORTE: SOME QUANTITATIVE DATA ON STUDENT PARTICIPATION IN INTEGRATED SECONDARY EDUCATION
LEIA ESCOLA, 2020
-
Pedagogia dos multiletramentos para a aprendizagem de inglês
LINGUAGEM EM FOCO, 2020
-
Relacionando a formação integral com o ensino da argumentação e a prática docente
Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2020
-
O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado
LÍNGUATEC, 2019
-
Inglês para fins específicos em cursos superiores de tecnologia na educação profissional
LINGUAGENS & CIDADANIA, 2019
-
RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE ESPANHOL: PROMOVENDO O LETRAMENTO DIGITAL
LEIA ESCOLA, 2019
-
Letramento digital em Curso Técnico em Informática: considerações acerca do Projeto Pedagógico de Curso
RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, 2019
-
O ensino-aprendizagem da entrevista de emprego em língua inglesa em curso técnico de nível médio
REVISTA POLYPHONÍA (ONLINE), 2019
-
Atividades online na formação de professores de inglês a distância
InterSaberes Revista Científica, 2019
-
Pesquisas sobre tecnologias digitais e educação de jovens e adultos: explorando o banco de teses da Capes
REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, 2019
-
ENSINO DE PORTUGUÊS E FACEBOOK: POSSIBILIDADES PARA CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO
Revista Acta Tecnológica, 2019
-
A escrita colaborativa no Google Docs: uma proposta de ensino do gênero textual factual recount no ensino técnico de nível médio integrado
Diálogo das Letras, 2019
-
Uma proposta de ensino interdisciplinar: a resenha de obras audiovisuais sobre o tema Ecologia e Problemas Ambientais
PRINCIPIA (JOÃO PESSOA), 2019
-
An ESP Teaching Proposal for Oil and Gas Vocational Courses
INTERNATIONAL JOURNAL OF LANGUAGE & LINGUISTICS (ONLINE), 2019
-
O uso do QUIZIZZ para a avaliação da aprendizagem de inglês sob a perspectiva dos alunos
REVISTA LÍNGUA & LITERATURA (ONLINE), 2019
-
Ensino de língua portuguesa através de fanpage no Facebook
ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), 2018
-
A língua portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de ensino do gênero textual relatório de aula prática no PROEJA
REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO, 2018
-
Tecnologias digitais no planejamento do ensino de língua portuguesa em curso técnico de nível médio integrado
TICS & EAD EM FOCO, 2018
-
Uma proposta de ensino complementar para os multiletramentos na Educação Profissional
Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, 2018
-
Ensino de língua inglesa e letramento digital: uma análise de atividades em sites gratuitos de idiomas
ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), 2017
-
O gênero abstract: uma análise dentro dos trabalhos da agroecologia
REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, 2017
-
Um glossário bilíngue terminológico da agronomia: um recorte
REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, 2017
-
Da alfabetização ao letramento hipertextual: uma breve revisão
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 2017
-
Proficiência em Língua Estrangeira no Instituto Federal do Rio Grande do Norte campus Mossoró
Barbaquá, 2017
-
Interfaces entre ensino de espanhol e tecnologias digitais em pesquisas stricto sensu no Brasil
REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR, 2016
-
Propostas de atividades para promoção da interação aluno/computador no ensino da compreensão e produção oral em língua inglesa na educação a distância
VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 2016
-
Usos da internet por alunos do PROEJA do IFRN Mossoró
ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO), 2015
-
Núcleo de Línguas do IFRN Campus Mossoró NUPEL / MO
Revista Diálogos da Extensão, 2015
-
Letramento digital de idoso no contexto da EJA em Mossoró-RN
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 2015
-
Uso de tecnologias digitais para o Ensino a Distância da compreensão e produção oral em língua inglesa por computador/WEB
Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 2013
-
Uso de tecnologias digitais para o ensino a distância da compreensão e produção oral em língua inglesa por computador/web
Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), 2013
-
A contextualização inicial na oferta de propostas de atividades on-line para o ensino de línguas estrangeiras a distância
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 2013
-
Propostas de atividades para a oferta subsequente no ensino de Língua Inglesa na educação profissional
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 2012
-
As propostas de atividades on-line e a interatividade da web no ensino de língua portuguesa
Educare (Fortaleza), 2011
-
O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual
Signum: Estudos da Linguagem, 2011
-
O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual
SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM, 2011
-
Atividades on-line mediadoras da familiarização com as potencialidades de interatividade da web
Hipertextus Revista Digital (UFPE), 2010
-
Letramento digital e atividades on-line de comunicação
Educação & Tecnologia, 2010
-
Lexicografia histórica: do projeto ao glossário dos autos de querella
Cadernos do CNLF (CiFEFil), 2008
-
A pedagogia do letramento dialógico
IX Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2024
-
Internacionalização da educação básica: esboços de um protocolo para a mobilidade internacional para o ensino médio integrado
Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2024
-
Pedagogia Histórico Crítica e memória: na trilha de uma formação em exercício para professores de línguas
V Simpósio de Educação: educação, transformação social e relações de trabalho, 2024
-
Escrita colaborativa online, interdisciplinaridade e multiletramentos nas aulas de inglês
Seminário Internacional da ABRALITEC, 2020
-
Uma proposta de ensino para os multiletramentos em língua estrangeira através dos memes
III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade (III ENACEI) e II Seminário Nacional de Avaliação de Cursos de Pedagogia (II SEMAPED), 2019
-
Textos Mutimodais, política e ensino de Língua Portuguesa
III Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade (III ENACEI) e II Seminário Nacional de Avaliação de Cursos de Pedagogia (II SEMAPED), 2019
-
A interdisciplinaridade na escola pública: uma análise do livro didático de Espanhol Língua Estrangeira
VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019
-
Ensino de língua portuguesa na Educação Profissional: por uma intervenção pedagógica interativa
V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional A produção do conhecimento em Educação Profissional, 2019
-
Ensino de gramática e vocabulário através do Duolingo nas aulas de inglês
II Seminário Internacional da ABRALITEC, 2019
-
Repensando o inglês instrumental: uma proposta de ensino para o curso técnico em petróleo e gás
II Seminário Internacional da ABRALITEC, 2019
-
Multiletramentos na Educação Profissional: ensino de inglês através de autoria de curtas
II Seminário Internacional da ABRALITEC, 2019
-
Escrita colaborativa online, interdisciplinaridade e multiletramentos nas aulas de inglês
II Seminário Internacional da ABRALITEC, 2019
-
Tecnologias digitais em aulas de espanhol: análise exploratória do livro didático
V Seminário Nacional do Ensino Médio e II Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade, 2018
-
O papel do ESP nos cursos técnicos de nível médio: o que dizem os professores?
V Seminário Nacional do Ensino Médio e II Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade, 2018
-
ESP nos cursos técnicos de nível médio: a perspectiva dos alunos
I Seminário Internacional da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, 2018
-
Ensino de inglês instrumental em curso superior na educação profissional e tecnológica (ept): escolhas metodológicas
X Congresso Internacional da Abralin, 2017
-
Ensino de inglês em turmas numerosas: caracterização do curso técnico de nível médio integrado em informática
IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso ? CONLID, 2017
-
Gênero do discurso e letramento digital: estado do conhecimento sobre a relação entre as práticas de leitura em material didático de língua espanhola na EAD
IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso ? CONLID, 2017
-
A oferta da língua inglesa na Educação Profissional: um estudo exploratório
IV Seminário Nacional do Ensino Médio, 2016
-
Ensino de inglês em curso técnico de nível médio: um estudo sobre o perfil dos alunos recém-ingressos
IV Seminário Nacional do Ensino Médio, 2016
-
Inglês Instrumental em curso técnico: contribuição dos multiletramentos para a escola pública
II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2016
-
Ensino de inglês e tecnologias no curso técnico de nível médio em informática: o perfil do recém-ingresso
V Colóquio Nacional de Hipertexto, 2016
-
Inglês instrumental em curso técnico: contribuição dos multiletramentos para a escola pública
II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2016
-
Ensino de espanhol a distância: considerações acerca das propostas de atividades para o ensino da compreensão e produção oral
III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso (CONLID): Práticas discursivas, Linguagens e Ensino, 2013
-
Proposta de atividade on-line para a promoção da comunicação mediada por computador (CMC)
III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso (CONLID): Práticas discursivas, Linguagens e Ensino, 2013
-
Ensino de espanhol à distância: considerações acerca das propostas de atividades para o ensino da compreensão e produção oral
III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso (CONLID): Práticas discursivas, Linguagens e Ensino, 2013
-
Proposta de atividade on-line para a promoção da comunicação mediada por computador (CMC)
III Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso (CONLID): Práticas discursivas, Linguagens e Ensino, 2013
-
Links entre o ensino de espanhol e as propostas de atividades no Instituto UFC Virtual
3º Colóquio de Hipertexto - CHIP: Ferramentas digitais e ensino, 2012
-
Relações entre formação de professores em serviço, uso de ferramentas digitais e educação inclusiva
3º Colóquio de Hipertexto - CHIP: Ferramentas digitais e ensino, 2012
-
Docência em EaD: do planejamento à reflexão
4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: comunidades e aprendizagem em rede, 2012
-
Links entre o ensino de espanhol e as propostas de atividades no Instituto UFC Virtual
3º Colóquio de Hipertexto - CHIP: Ferramentas digitais e ensino, 2012
-
Ensino de língua inglesa em ambiente virtual: atividades e letramentos
VII Congresso Internacional da Abralin, 2011
-
As atividades on-line e a interatividade da web no ensino de leitura e produção de textos acadêmicos na graduação semipresencial em Letras da Universidade Federal do Ceará
XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, 2011
-
Ensino-aprendizagem de gêneros acadêmicos em ambiente virtual
Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011
-
E-tivities no ensino de leitura e produção de textos acadêmicos em ambiente virtual
Colóquio Nacional Sobre Hipertexto, 2011
-
Ensino-aprendizagem de gêneros acadêmicos em ambiente virtual
VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011
-
Atividades de produção oral em inglês propostas em ambiente virtual de aprendizagem
II Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2010
-
Gênero digital e ensino de língua estrangeira: uso do e-mail no ensino de inglês e espanhol
II Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2010
-
E-tivities no ensino de leitura e produção de textos acadêmicos em ambiente virtual
2° Colóquio Nacional sobre Hipertexto - CHIP: EaD em tela, 2010
-
Práticas de leitura e escrita propostas por atividades em ambientes virtuais de aprendizagem
III Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2009
-
Práticas de leitura e escrita propostas por atividades em ambientes virtuais de aprendizagem
III Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2009
-
Letramento digital: delimitando práticas
I CONLID - Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso, 2008
-
Lexicografia histórica: do projeto ao glossário de termos dos autos de querella
XI CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA CIFEFIL, 2008
-
Atualização das práticas letradas em ambientes digitais em contexto de aprendizagem
2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: multimodalidade e ensino, 2008
-
Mesclas genéricas na Web: a notícia digital, o scrap e o chat com convidado
Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008
-
Letramento digital em contexto de ensino-aprendizagem
I Fórum de Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas e V Colóquio de Metodologia do Ensino de Língua e Literatura, 2008
-
Práticas letradas em ambientes digitais
I Colóquio sobre Hipertexto: Letramentos na Web, 2008
-
Mesclas genéricas na web: a notícia digital, o scrap e o chat com convidado
Encontro Internacional de Texto e Cultura, 2008
-
Artigo de pesquisa: estratégias de textualização
XXI JORNADA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE, 2006
Sincronizado em 01/12/2025 às 04:31 (há 23 horas, 7 minutos)