Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Foto de Roney Melo

Docente

Roney Melo

Doutorado (em andamento) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas na UFRN. Mestre em Ensino de Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2015). Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professor de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Santa Cruz. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física.

Campus:
SC
Disciplina:
Física
E-mail:
roney.melo@ifrn.edu.br

  • Mestrado Profissionalizante em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

    Institução/Ano:
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2013 - 2015)
    Título:
    CONSTRUÇÃO DE UM EXPERIMENTO PARA O ENSINO DE MICROGRAVIDADE COM USO DE VÍDEOS
    Orientador:
    Calistrato Soares da Câmara Neto
  • Graduação em Física

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003 - 2009)
  • Doutorado em CIÊNCIAS CLIMÁTICAS

    Institução/Ano:
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2025 - )
    Orientador:
    Judith Johanna Hoelzemann
  • Ciências Exatas e da Terra – Física – Ensino de Física
  • A observação astronomica como atividade motivadora para o engajamento de estudantes na licenciatura em física

    CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 2024

  • FORÇA INERCIAL DE CORIOLIS NO ENSINO MÉDIO: Uma Proposta Interdisciplinar entre Física e Geografia

    Revista Multi Atual, 2023

  • AN INTERACTIVE EBOOK FOR THE STUDY OF MODERN AND CONTEMPORARY PHYSICS

    FOCO (FACULDADE NOVO MILÊNIO), 2023

  • A observação astronomica como atividade motivadora para o engajamento de estudantes na licenciatura em física

    IX Congresso Nacional de Educação, 2023

  • INTERVEÇÃO EM SALA DE AULA: EXPLORANDO A ELETROSTÁTICA COM METODOLOGIA DE ESTAÇÕES ROTATIVAS

    IX Congresso Nacional de Educação, 2023

  • A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO SOBRE ATIVIDADES REALIZADAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

    IX Congresso Nacional de Educação, 2023

  • GIRA-GIRA ELETROSTÁTICO UMA DEMONSTRAÇÃO DIDÁTICA DO PROCESSO DE ELETRIZAÇÃO POR ATRITO, UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, EM AULAS DE FÍSICA.

    IX Congresso Nacional de Educação, 2023

  • A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E A QUALIDADE DA ESCRITA DO TCC NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE FÍSICA

    IX Congresso Nacional de Educação, 2023

  • ESTUDO DE FORÇA MAGNÉTICA ENTRE CONDUTORES UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO

    IX Congresso Nacional de Educação, 2023

  • OFICINAS DE ASTRONOMIA: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

    IX Congresso Nacional de Educação, 2023

  • RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ACOLHEDORES E A IMPORTÂNCIA QUE O MODELO DE ACOLHIMENTO TRAZ PARA A ADAPTAÇÃO EM UMA NOVA ESCOLA

    IX Congresso Nacional de Educação, 2023

  • A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E DIFICULDADES DE COMPORTAMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS

    IX Congresso Nacional de Educação, 2023

  • UMA MOSTRA EXPERIMENTAL COMO ATIVIDADE INTERATIVA ENTRE ALUNOS DA LICENCIATURA EM FÍSICA DE FÍSICA E ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO

    IX Congresso Nacional de Educação, 2023

  • DEMONSTRAÇÃO EXPERIMENTAL DA CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR COMO ATIVIDADE FACILITADORA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA

    IX Congresso Nacional de Educação, 2023

  • O USO DO TELESCÓPIO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA OBSERVAÇÃO E COMPREENSÃO DO SISTEMA SOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

    IX Congresso Nacional de Educação, 2023

  • O ENSINO DE HIDROSTÁTICA UTILIZANDO MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO

    VIII Congresso Nacional de Educação, 2022

  • VÍDEO EXPERIMENTO SOBRE ELETRICIDADE: OBSERVANDO A ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES

    VIII Congresso Nacional de Educação, 2022

  • OS PRIMEIROS CONTATOS COM A ELETRICIDADE: OBSERVANDO MATERIAIS CONDUTORES E NÃO CONDUTORES EM UM APARATO EXPERIMENTAL

    VIII Congresso Nacional de Educação, 2022

  • A TERMODINÂMICA E A CRIAÇÃO DOS SUÍNOS

    VIII Congresso Nacional de Educação, 2022

  • UM E-BOOK INTERATIVO PARA O ESTUDO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

    VIII Congresso Nacional de Educação, 2022

  • UM E-BOOK INTERATIVO PARA O ESTUDO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

    VIII Congresso Nacional de Educação, 2022

  • APLICAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DO MÉTODO DE SALA DE AULA INVERTIDA EM UMA TURMA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN SANTA CRUZ

    V Congresso Nacional de Educação, 2018

  • Projeto Mecânico de Lançamento de Foguete de Garrafa PET

    VI Exposição de Tecnologia, Ciência e Cultura do IFRN Campus Santa Cruz, 2016

  • A UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS E FERRAMENTAS DE E-LEARNING NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA (IFRN E ESCOLAS ESTADUAIS) E PRIVADA DE SANTA CRUZ.

    VI Exposição de Tecnologia Ciência e Cultura do Campus Santa Cruz, 2016

  • Uma Proposta para abordagem de imagens 3D incorporado ao estudo de óptica da visão

    III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2015

  • O Ensino de Física através de jogos: Uma contribuição para o ensino e aprendizagem de circuitos elétricos.

    III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2015

Sincronizado em 01/12/2025 às 04:31 (há 22 horas, 16 minutos)