Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Curso: Doutorado

Doutorado Acadêmico em Educação Profissional

Logomarca PPGEP

Área de concentração:
Educação
Delimitação da área:
Educação Profissional

O Doutorado Acadêmico em Educação Profissional está situado no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e o início de sua oferta se deu no ano de 2019. O curso busca contribuir para a elevação da qualidade social da educação profissional, considerando as suas interrelações com a educação básica, em espaços escolares e não escolares, por meio da produção do conhecimento do campo de estudo das políticas, da formação docente e das práticas pedagógicas em Educação Profissional.

O curso tem duração de 36 meses com carga horária mínima de 45 créditos, cada crédito de disciplina corresponde a 15 horas-relógio. Sua estrutura curricular conta com 3 disciplinas obrigatórias, duas disciplinas optativas, quatro seminários de pesquisa, dois seminários doutorais, publicação de atividades de produção intelectual, exame de proficiência em duas línguas, estágio docência e construção de tese.

Perfil de Formação Profissional

  • Comprometido com a produção e a difusão dos conhecimentos científico e tecnológico em diferentes contextos;
  • Comprometido com a educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada para todos, privilegiando a formação humana integral, emancipatória, articulada à ciência, à tecnologia, ao trabalho e à cultura.

Linhas de pesquisa

Linha 1 - Políticas e práxis em Educação Profissional

A Linha de Pesquisa Políticas e Práxis em Educação Profissional tem como eixo norteador dos seus estudos a análise crítica da Educação Profissional, situando-a no contexto da política educacional brasileira e das mudanças socioeconômicas e políticas em desenvolvimento na sociedade contemporânea.

Diante desse entendimento, os estudos desenvolvidos no âmbito dessa linha de pesquisa priorizam as seguintes dimensões: a) as mudanças conjunturais e estruturais na sociedade, situando o papel do Estado e suas implicações no campo das políticas da Educação Básica e da Educação Profissional; b) as relações entre trabalho e educação com ênfase na Educação Profissional c) as diferentes formas de organização do trabalho a partir da incorporação de novas tecnologias na produção e as diferentes implicações para a Educação Profissional e para a Educação Básica; d) a gestão e a avaliação das políticas, dos programas e dos projetos relativos à Educação Profissional.

Linha 2 - Formação docente e práticas pedagógicas em Educação Profissional

A Linha de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional tem como eixos de investigação os processos de formação docente, inicial e continuada, e as práticas pedagógicas desenvolvidas no campo da Educação Profissional, situando-as no contexto de desenvolvimento da sociedade e da política educacional brasileira com ênfase nas relações entre a Educação Profissional e a Educação Básica.

Na linha 2 são priorizadas as seguintes dimensões de investigação: a) formação docente para a Educação Básica e para a Educação Profissional: convergências, especificidades e contradições; b) fundamentos legais e pedagógicos que orientam a formação docente no campo da Educação Profissional e as práticas formativas desenvolvidas pelas instituições formadoras; c) práticas pedagógicas: saberes e fazeres na integração entre a Educação Básica e a Educação Profissional; d) formação docente e diversidade.

Linha 3 - História, historiografia e memória da Educação Profissional

A Linha de Pesquisa História, Historiografia e Memória da Educação Profissional define-se como um campo de investigação cujo foco é a história da Educação Profissional e suas interfaces com a Educação Básica, com diferentes perspectivas de pesquisas que comportam estudos no âmbito das instituições educativas, das memórias (individual ou coletiva) e da produção historiográfica sobre essa área do conhecimento.

A partir dessas balizas, os estudos desenvolvidos no âmbito dessa linha de pesquisa priorizam as seguintes dimensões de investigação: a) história de instituições educativas, sobretudo na esfera do mundo do trabalho; b) agentes e sujeitos da Educação Profissional (gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes); c) práticas educativas, representações, cultura e saberes institucionalizados. d) processos de produção, circulação e adoção de memórias em experiências relacionadas ao campo da Educação Profissional; e) estudos historiográficos sobre a educação de natureza profissional ou que com ela dialoguem.

Forma de ingresso

Processo seletivo