SiSU 2022

Conheça a Engenharia de Produção

Com duração de dez semestres, o curso é ofertado na modalidade presencial pelo Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN

Publicada em 15/02/2022 Atualizada há 1 ano

Estão abertas 20 vagas para o primeiro semestre letivo de 2022

Por Max Praxedes

A Engenharia de Produção lida com planejamento, projeto, desenvolvimento e gerenciamento de vários processos para produzir produtos de alta qualidade. Esse ramo da Engenharia é interdisciplinar por natureza, pois é uma combinação de Tecnologia de Fabricação com Ciência de Gestão. Um engenheiro de produção, normalmente, tem um amplo conhecimento das práticas de Engenharia e está ciente dos desafios de gerenciamento relacionados à produção. O objetivo é realizar o processo da maneira mais tranquila, criteriosa e econômica.

Com duração de dez semestres, o Curso Superior de Engenharia de Produção do IFRN busca formar profissionais aptos a atuarem na área da Gestão de Sistemas de Produção Industrial e Serviços, enfatizando as áreas de Engenharia Organizacional, Pesquisa Operacional e Logística, planejamento e simulação da cadeia produtiva, bem como a Gestão da Produção, com competências técnico-profissionais e empreendedoras. O profissional ainda carrega uma formação de base científica e tecnológica, comprometida com a realidade da transformação da economia local, regional e nacional, aliada a uma formação humanística de liderança e de gerenciamento dos processos produtivos.

De acordo com o Plano Pedagógico do Curso (PPC), a Engenharia de Produção do IFRN se propõe a promover uma formação profissional comprometida com os valores fundamentais da sociedade democrática, com conhecimentos referentes à compreensão da educação como uma prática social, promovendo o domínio dos conhecimentos específicos, os significados desses em diferentes contextos, a necessária articulação interdisciplinar e demais referenciais curriculares pertinentes a essa oferta educacional.

Mais oportunidades

Como explica a coordenadora do curso, professora Carla Teixeira, “a Engenharia de Produção surgiu de uma demanda interna, visto que, uma grande parte dos nossos alunos do curso Integrado em Logística buscavam esse curso em outras instituições. Além disso, observamos o potencial industrial da região de São Gonçalo do Amarante (devido a instalação do aeroporto) e de Macaíba, apresentando um leque maior de oportunidades para nossos egressos. Acreditamos que o curso tem muito a contribuir com a região metropolitana, principalmente na Zona Norte, oportunizando uma formação de qualidade, com currículo moderno e oportunidades de práticas profissionais”.

O professor Victor Silva destaca que o estudante do curso de Engenharia de Produção do IFRN “vivenciará práticas que o tornarão capaz de compreender os fenômenos organizacionais, sua estrutura funcional, os fatores influenciadores em qualquer processo produtivo, bem como planejar e controlar os esforços produtivos em qualquer setor. Será posto a explorar soluções inovadoras para os problemas produtivos da sociedade, articulando tecnologia, sociedade e meio ambiente”.

“O IFRN é uma mãe”

A estudante Giselly Medeiros, que cursou o Ensino Médio Integrado no Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN, relata que foi através do Curso Técnico em Logística que começou a ter contato com a Engenharia de Produção: “No mesmo ano em que me formei no Ensino Médio, no início de 2021, logo veio a oportunidade da primeira turma de Engenharia de Produção no IFRN, e no mesmo Campus que eu já estudava, então, para mim, foi como estar em casa, e continua sendo”.

A estudante destaca que um diferencial do curso em relação a outras instituições, é que “dificilmente se encontra engenheiros de produção como professores do curso, fora essa questão de já conhecer os professores, temos bastante suporte vindo do corpo docente e servidores em geral, como costumam dizer: o IFRN é uma mãe”.

SiSU 2022.1

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen do IFRN) publicou o Edital nº 4/2022, que anuncia o processo seletivo para Cursos Superiores de Graduação. Neste edital, o Campus São Gonçalo está ofertando 40 vagas: 20 no curso Engenharia de Produção e 20 no curso de Tecnologia em Redes de Computadores, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022, via Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas a partir desta terça-feira. 15 de fevereiro de 2022, indo até as 23h59 do dia 18 do mesmo mês. A ação deve ser realizada, exclusivamente, de forma on-line, no Portal do SiSU.

Página do curso- Engenharia de Produção

Projeto Pedagógico do Curso - Engenharia de Produção

: : : CONTEÚDO RELACIONADO
31/01/2022 -