Você está aqui: Página Inicial / Campi / São Gonçalo do Amarante / NAPNE / Sobre o Napne

Sobre o Napne

faixa napne



O que é?

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) é um grupo de trabalho e estudo permanente, vinculado a Pró-reitora de Ensino e às Diretorias Acadêmicas de Ensino, no âmbito dos campi. O NAPNE é um órgão institucionalizado no IFRN pela Portaria n.º 1533, de 21/05/2012, por intermédio do Programa TECNEP - Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

A quem se destina?

O público alvo das ações do NAPNE é composto por: Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades) e Pessoas com Transtornos Funcionais Específicos (pessoas com dislalia, discalculia, dislexia e disgrafia).

Quais são os nossos objetivos?

São objetivos do NAPNE:
- Difundir a prática educativa democrática e a inclusão social como diretriz do IFRN.
- Promover as condições necessárias para o ingresso e permanência de alunos com necessidades educacionais específicas.
- Promover e participar de estudos, discussões e eventos sobre a inclusão social. Integrar os diversos segmentos que compõem a comunidade do IFRN por meio de ações de sensibilização que favoreçam a corresponsabilidade na construção da ação educativa de inclusão social na Instituição.
- Atuar nos colegiados dos cursos, oferecendo suporte no processo de ensino e aprendizagem dos discentes.
- Potencializar o processo ensino e aprendizagem por meio de orientação dos recursos de novas tecnologias assistidas, inclusive mediando projetos de inovação tecnológica assistida, desenvolvidos por discentes e docentes.
- Propor e acompanhar ações de eliminação de barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais na instituição.
- Incentivar a implantação de conteúdo, disciplinas permanentes e/ou optativas referentes à Educação Inclusiva, nos cursos ofertados pelo IFRN.
- Atuar junto aos professores na adaptação e produção dos materiais didáticos e apoiar os servidores no atendimento de pessoas com necessidades educacionais específicas no ambiente escolar.
- Promover e estimular o desenvolvimento de atividades formativas para a comunidade educativa do IFRN.
- Articular as atividades desenvolvidas com as ações de outras Instituições voltadas ao trabalho com pessoas com necessidades educacionais específicas.

Ações do documento

Página em carregamento