Psicologia

Olá! Seja bem-vindo(a) à página da Psicologia Escolar do IFRN – Campus SGA.

Neste espaço, você poderá obter informações básicas acerca do Serviço de Psicologia desenvolvido no nosso Campus.

De início, já advertimos que a modalidade de Psicologia adequada a uma instituição acadêmica como o IFRN é (deve ser) a Psicologia Escolar/Educacional, que difere, em termos de práticas e finalidades, da forma de atendimento psicológico mais conhecida do grande público: a Psicologia Clínica. Esta observação faz-se necessária, a fim de que não se crie falsas expectativas em relação ao atual Serviço de Psicologia, bem mais congruente com o contexto escolar. A seguir, exporemos de maneira breve o que é a Psicologia Escolar, onde ela se insere no IFRN, quais as principais atribuições desse serviço, seu público-alvo, principais projetos e ações para 2022, além dos contatos e horários.

O QUE É A PSICOLOGIA ESCOLAR?

A Psicologia Escolar/Educacional, de acordo com o CBO (código: 0-74.25) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), atua no cenário da educação, realizando pesquisas, diagnósticos e intervenção psicopedagógica em grupo ou individual. Para tanto, baseia-se no conhecimento dos programas de aprendizagem e das diferenças individuais, colaborando no planejamento de currículos escolares e na definição de técnicas de educação mais eficazes, a fim de uma melhor receptividade e aproveitamento do aluno e a sua autorrealização.

No âmbito do IFRN, o Serviço de Psicologia Escolar configura um dos Programas previstos no PLANO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (Resolução 023/2010 – CONSUP) sendo, portanto, serviço componente da COAES (Coordenação de Assistência ao Estudante). Desta forma, por meio de ações psicoeducativas, essa área de prática psicológica tem por missão institucional contribuir para a tríade de garantias – acesso, permanência e êxito – consolidando, assim, as condições de desenvolvimento, qualidade de vida e formação cidadã ao educando.

O QUE FAZ O PSICÓLOGO ESCOLAR?

Dentre as principais atribuições do profissional de Psicologia que atua na área da educação previstas pelas Referências Técnicas do CFP (Conselho Federal de Psicologia), destacam-se as seguintes:

a. Intervenção em grupos de estudantes através de projetos, ações e palestras;
b. Orientação sobre normas e processos institucionais;
c. Atendimento individual (escuta psicológica);
d. Encaminhamento para avaliação e acompanhamento externo;
e. Avaliação psicológica/Elaboração de documentos técnicos;
f. Visitas domiciliares;
g. Participação em reuniões (pedagógicas, pais e professores, administrativas, conselho de classe, comissões, etc.);
h. Mediação de conflitos.

QUAL SEU PÚBLICO-ALVO?

A Psicologia Escolar do IFRN – Campus SGA tem por público-alvo os diversos atores da dinâmica institucional, estabelecendo relações com os professores, equipe técnica e administrativa, alunos e seus familiares, além da comunidade na qual a Instituição se insere.

AÇÕES E PROJETOS PARA 2022

Nas tabelas abaixo estão descritos, sucintamente, projetos e ações concebidos, para o presente ano, pelo Serviço de Psicologia Escolar do Campus SGA em parceria com setores afins: COAES, ETEP, COEX e NAPNE.

PROJETOSTabela projetos Psicologia

 

Legenda:
L E I = corresponde aos cursos de Logística, Edificações e Informática respectivamente (vide tabela, coluna cursos)

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PROJETOS DE EXTENSÃO

Tabela projetos de extensão Psi

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AÇÕES Ações da Psicologia

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O SETOR DE PSICOLOGIA ESCOLAR

Horários de funcionamento:
Segunda a sexta-feira
8h às 12h / 14h às 18h

Responsável pelo setor:
IVAN JOSÉ XAVIER DA COSTA

Matrícula Siape 1730456
Psicólogo CRP 887/17ª região

Contatos:
Sala 18
Telefone: 4005-4111, ramal 7427
ivan.xavier@ifrn.edu.br
saúde.sga@ifrn.edu.br

REFERÊNCIAS

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA CFP
Portal  https://site.cfp.org.br/

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO CRP-17/RN
Portal  https://crprn.org.br/

CASSINS A. M. et all. Manual de Psicologia Escolar. Curitiba. Gráfica e Editora Unificado, 2007.
Disponível em  https://site.cfp.org.br/

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO IFRN (Aprovada pela Resolução 38/2012- CONSUP/IFRN, de 221/03/2012) TÍTULO III – CAP I – artigos 179 e 180 (p.48)
Disponível em  https://portal.ifrn.edu.br/ensino/organizacao-didatica

PLANO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (Resolução 23/2010-CONSUP)
item3.4 das Ações (p.23); item 3.4.1 dos Programas (p.24); subitem XII – Serviço de Psicologia (p.27)
Disponível em  https://portal.ifrn.edu.br/conselhos/consup/resolucoes/resolucoes-2010

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO IFRN Uma construção coletiva – Documento base parte 3 – itens 3.1.1 a 3.1.7 (p.33 a 46) parte 4 – item 4.12; subitens 4.12.1 a 4.12.3 (p.192 a 199)
Disponível em  https://portal.ifrn.edu.br/institucional/projeto-politico-pedagogico-1

Psicologia Escolar/Educacional - CBO (código: 0-74.25) do MTE
http://consulta.mte.gov.br/empregador/cbo/procuracbo/conteudo/tabela3.asp?gg=0&sg=7&gb=4

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