Você está aqui: Página Inicial / Campi / Santa Cruz / Coord. de Extensão / Apresentação

Apresentação

Coordenadora de Extensão: Ana Luiza Palhano Campos Silva

Dados Acadêmicos: Licenciada em Educação Artística, habilitação em Artes Cênicas (UFRN)

e Mestre em Artes Cênicas (UFRN).

 

 

 

COMPETÊNCIAS

 

  •  Planejar e executar as ações dos programas, projetos e atividades de extensão;
  • Estabelecer parcerias com instituições públicas, empresas privadas ou de economia mista, organizações sociais e com a comunidade regional;
  • Atuar, em articulação com a Diretoria Acadêmica, para obtenção de estágios, bem como realizar estudos e levantamentos sobre o mercado de trabalho, com vistas a uma atualização contínua do currículo;
  • Diagnosticar, planejar, realizar e avaliar, juntamente com a Diretoria Acadêmica, cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores;
  • Incentivar cultura de relações internacionais no âmbito do Câmpus;
  • Divulgar os projetos e atividades desenvolvidas pelo Câmpus junto à comunidade;
  • Disseminar a cultura da extensão no âmbito do campus e seu entorno;
  • Fazer o encaminhamento e o acompanhamento de alunos para estágios;
  • Promover o acompanhamento dos egressos, visando à atualização contínua dos currículos;
  • Inserir no sistema acadêmico os dados referentes a estágios;
  • Desempenhar outras atividades correlatas e/ou afins.

 

PROJETOS DE EXTENSÃO EM ANDAMENTO – ANO 2022

 

Título do projeto: Cursinho "IF + público"


Coordenador do projeto: Danilo Henrique de Medeiros Macedo.

 

Resumo: O projeto de extensão "Cursinho 'IF + Público'" oferece aulas de Matemática, Língua Portuguesa e oficinas de produção textual a 100 alunos de escolas públicas (de Santa Cruz/RN e região do Trairi potiguar) que estão cursando o 9º ano e pretendam concorrer, para a oferta 2023, a uma vaga nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal. 

As aulas ocorrem de forma híbrida, três vezes por semana, terças (presencial), quartas (remota) e quintas (presencial), à noite, e são ministradas por graduandos da Licenciatura em Matemática, ofertada pelo Campus Santa Cruz, e por voluntários da Licenciatura em Letras, da UFRN/CERES/Currais Novos. Dessa forma, além de levar à comunidade atividades de apoio ao ensino realizadas por graduandos das duas mais importantes e conceituadas instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte, as aulas ministradas neste projeto são contabilizadas como experiência de sala de aula e iniciação à Docência para os alunos das licenciaturas. 

Os alunos do "IF + público" ainda dispõe de acompanhamento pedagógico, social e psicológico - através de atividades desenvolvidas pelos profissionais do nosso Campus, como meios de apoio complementar à sua preparação e, por outro lado, enquanto formas de avaliação, conhecimento e caracterização do público-alvo do Projeto e do nosso Instituto.

 

Título do projeto: IFRN/SC e o Mundo do Trabalho: construindo pontes com o setor produtivo da Região do Trairi Potiguar.


Coordenadora do projeto: Ana Luiza Palhano Campos Silva.


Resumo: O projeto objetiva contribuir com o processo de articulação do Campus Santa Cruz com o mundo do Trabalho na Região do Trairi Potiguar, por meio da divulgação dos perfis de formação profissional dos cursos ofertados pelo Campus. Acredita-se que, por meio deste projeto, será possível contribuir para ampliar as oportunidades de inserção sócio-profissional de discentes e egressos do IFRN/Campus Santa Cruz. Para tanto, foi delineado metodologicamente um conjunto de metas e atividades, que incluem capacitação da equipe, processos de planejamento e realização de visitas à empresas da Região, como também visitas guiadas ao Campus Santa Cruz.

 

 

Título do projeto: TRABALHO, MULHERES, ARTES E SUSTENTABILIDADE - TRAMAS


Coordenadora do projeto: Rita de Cassia Rocha.


Resumo: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - Campus Santa Cruz, na intenção de dar continuidade ao Programa Nacional Mulheres Mil, apresenta o Projeto Trabalho, Mulheres, Artes e Sustentabilidade (TRAMAS), por meio da Seleção Pública para Apoio a ofertas de Cursos FIC - Programa Mulheres Mil/IFRN-2022,  Chamada do Edital nº 06/2022-PROEX/IFRN/Programa Mulheres Mil/Edital de Extensão. O Projeto TRAMAS, organiza-se a partir da metodologia proposta pelo "Mulheres Mil" e tem por finalidade contribuir para a oferta educativa voltada as bases de uma política social de inclusão e gênero para mulheres em situação de vulnerabilidade social e baixa escolaridade, promovendo o acesso, a permanência e o êxito da população feminina pertencente a região geográfica e cultural do "Trairi" (Trairi - nome cultural dado a região geográfica que compreende os municípios de Santa Cruz, Tangará, Japi, Sítio Novo, São Bento do Trairi, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Lajes Pintadas e Campo Redondo). Objetiva-se a oferta de 30 matrículas no Curso Formação Inicial e Continuada de RECICLADOR(A), curso aprovado em 01/11/2013, por meio da Deliberação 78/2013 - CONSEPEX/IFRN, bem como fortalecer as ações formativas que permitam  a troca de saberes e experiências no campo do artesanato, como forma de contribuir na divulgação das ações das artesãs, de igual modo, realizar ações complementares ao Curso FIC que permitam a integração entre as alunas egressas e as novatas, por meios de atividades criativas e colaborativas no âmbito do projeto. O TRAMAS, se constitui um projeto de extensão articulado com o ensino, sob a perspectiva interdisciplinar. Pretende-se por meio da capacitação de mulheres contribuir para a democratização do conhecimento, para a transformação de realidades com responsabilidade social. 


Título do projeto: NEPP - Núcleo de Extensão e Prática Profissional


Coordenador do projeto: Ericson Norberto Alves Santos


Resumo: Diante do cenário vivido pelas cidades da região do Trairi com pouca disponibilidade de instituições que ofereçam serviços técnicos de forma gratuita para a população com índices socioeconômicos desfavorecidos e instituições públicas, optou-se pela manutenção do Núcleo de Extensão e Prática Profissional com o intuito de oportunizar uma formação mais ampla na área da informática e manutenção de computadores. A existência dos cursos técnicos em Manutenção e Suporte em Informática nas formas integrado (na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA) e subsequente, e de Informática na forma Integrado, no IFRN Campus Santa Cruz justifica o esforço coletivo diante de nutrir o referido núcleo. No horizonte desse pensamento, busca-se, também, o envolvimento dos alunos do IFRN/SC quanto a despertar a vocação profissional e estimular a formação de profissionais na área da informática voltados para a prestação de serviços à comunidade. Nessa perspectiva, o aluno deverá associar os conhecimentos que contemplam as várias disciplinas dos núcleos tecnológicos dos cursos citados, de modo a colocar em prática os conteúdos ministrados em sala de aula e as suas relações interdisciplinares. O projeto em tela consiste, portanto, na manutenção do núcleo supracitado, assim como a expansão do mesmo para atender mais uma vertente tecnológica do campus, ajudando os alunos a aplicarem conhecimentos relativos à elaboração de projetos e prestação de serviços à comunidade de forma gratuita. Considera-se, assim, que os resultados certamente terão impactos positivos na comunidade, já que existe uma demanda de instituições públicas na cidade e déficit de profissionais para atender essa demanda. Por fim, acredita-se que o projeto alia conhecimento prático aos alunos e benefícios a comunidade.


Título do projeto: Núcleo de Arte - Campus Santa Cruz


Coordenadora do projeto: Ana Luiza Palhano Campos Silva.


Resumo: Esta proposta tem como objetivo à manutenção das ações e projetos de extensão vinculados ao Núcleo de Arte (NUARTE) do campus Santa Cruz, um núcleo permanente criado em 14 de junho de 2016, por meio da portaria No 181/2016 - DG/SC. O núcleo tem a proposta de estimular a produção, a apreciação e a formação artística e estética de alunos, servidores e comunidade externa, por meio da realização de ações culturais e de suporte aos projetos de extensão com enfoque artístico-cultural e às atividades da disciplina de Arte. Pretende-se, deste modo, contribuir com a valorização da arte e da cultura para a formação cidadã da comunidade escolar do IFRN, com a criação de oportunidades de acesso a produções e formações artísticas para alunos e servidores do campus Santa Cruz, e especialmente para alunos de escolas públicas de Santa Cruz e região, baseando-se na construção e fortalecimento de parcerias com artistas locais e de outras partes do país. Formada por servidores de áreas distintas (Língua Portuguesa, Teatro, Artes Visuais, História, Sociologia entre outras), a equipe pretende desenvolver e dar continuidade às ações e projetos nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Literatura e Artes Cênicas dos anos anteriores. A depender das condições impostas pela persistência da pandemia de Covid 19, tais atividades serão desenvolvidas de maneira presencial, híbrida ou de forma remota através das diversas plataformas online gratuitas disponíveis e acessíveis à comunidade.

 

 

Título do projeto: Elaboração de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para edifícios de uso público e coletivo de Santa Cruz.


Coordenador do projeto: Thales Augusto de Oliveira Ramos


Resumo: Um dos ciclos termodinâmicos mais utilizados no cotidiano das pessoas é o Ciclo de Refrigeração ou Frigorífico. Em muitos equipamentos usados para conforto térmico ou armazenamento de alimentos, as trocas térmicas são provenientes dele. Apesar disso, poucos conhecem as particularidades dos equipamentos de refrigeração e climatização ou como eles podem afetar sua saúde e as finanças de usuários individuais e relativas à gestão de ambientes para uso coletivo, como escolas, bancos, serviços públicos de atendimento, dentre outros. Existe uma extensa legislação que trata da necessidade, implementação e elaboração de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizados artificialmente. Nesse sentido, e contando com os recursos humanos e de infraestrutura que o IFRN - Campus Santa Cruz possui, é proposto a elaboração de Planos de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para alguns estabelecimentos de uso coletivo que possuam climatização acima de 60.000 BTU/h em ares-condicionados. Os planos devem ser elaborados pela equipe do NEPP de Refrigeração e Climatização 2022 e, se possível, implementados durante o período de execução do projeto.


Título do projeto: HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO


Coordenador do projeto: Vicente Amintas Jorge

 

Resumo: O presente projeto denominado HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO pretende viabilizar, através de treinamento específico, a aproximação dos docentes de ensino básico das escolas publicas e particulares da região com a HISTÓRIA DA CIÊNCIA. Através do conhecimento desta Historia poderão os discentes visualizar com clareza três características importantes do conhecimento científico  que no dia a dia do seu trabalho de professor o passam muitas vezes despercebido, quais sejam:

§  O caráter indissociável do conhecimento científico, ou seja, a compreensão de que o conhecimento humano não é e nem deveria ser um conhecimento compartimentalizado tal como insistentemente (em nome de uma facilitação didática) o reproduzimos. Assim sendo, a compreensão de que este conhecimento não pode e não deve ser dividido em partes ou áreas restritas sob o risco de perderem a conexão com a real maneira como as coisas acontecem, ficará mais visível a partir deste trabalho;

§  A percepção que o conhecimento científico é  e sempre será uma construção coletiva que prescinde deste caráter sem o qual não progride nem obtém sucesso;

§  A percepção da inerente interdisciplinaridade do conhecimento científico trazendo a compreensão de que este conhecimento além de ser indivisível também é necessariamente inter-relacionado.

Assim sendo a proposta de treinar docentes neste projeto traz, como objetivos a serem alcançados, a plena compreensão das três características do conhecimento científico humano acima descritos.

 

Título do projeto: Santa Natação (Temporada 2022)


Coordenador do projeto: João Pinto de Campos Neto


Resumo: A equipe de natação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN campus Santa Cruz, através dos servidores João Pinto de Campos Neto (coordenador do projeto) e André Luiz de Almeida Aloise (membro do projeto), vem propor uma parceria entre diversas esferas da sociedade para dar acesso prática da natação por meio do Instituto, incluindo alunos de oitavos e nonos anos das escolas públicas e privadas da cidade de Santa Cruz. A união de forças entre o IFRN, a prefeitura municipal, as escolas públicas e privadas e as empresas permitirá que pessoas de diversas realidades tenham acesso a um esporte, considerado de elite, dará visibilidade a cidade de Santa Cruz no cenário esportivo estadual, estimulará o espirito esportivo na região, dará maior qualidade de vida aos participantes durante a busca de possíveis talentos desportivos. Além disso, permitirá maior aproveitamento das estruturas esportivas existentes no IFRN em prol da comunidade externa, no caso, a piscina. Também incentivará esses alunos a vivenciarem a vida no Instituto e através dessa interação, visa incentivar e reforçar o interesse deles a ingressarem no IFRN Campus Santa Cruz.


Título do projeto: Sin Miedo de hablar español


Coordenadora do projeto: Laysi Araujo da Silva

 

Resumo: Mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo têm o espanhol como língua materna, além disso mais de 22 milhões de pessoas estudam espanhol no mundo como segundo idioma. O Brasil está cercado de países que falam espanhol, por isso é de suma importância conhecer a língua espanhola para não se sentir isolado no mundo globalizado de hoje. O Projeto de extensão Sin Miedo de hablar español visa à  promoção da língua e cultura espanhola e hispano-americana a partir da oferta do curso FIC-Espanhol Básico. São 60 horas de curso com aulas organizadas em unidades temáticas, abordando gramática e vocabulário contextualizados. O projeto atenderá ao público diversificado, buscando sempre atender às demandas existentes: alunos e servidores da instituição, bem como a comunidade externa. Ao final do projeto, esperamos contribuir para a divulgação e ampliação do conhecimento linguístico e cultural da língua espanhola em Santa Cruz e Região do Trairi. 

Palavras-chave: projeto de extensão, língua espanhola, língua estrangeira, ensino.


Título do projeto: Olimpíada de Matemática da Região do Trairi (OMRT) 2022


Coordenador do projeto: Cristiano Rodrigo Gobbi


Resumo: A Olimpíada Regional de Matemática da Região do Trairi (OMRT) é uma competição regional de matemática direcionada para alunos tanto das Redes Pública Federal (Ensino técnico de nível médio), Estadual e Municipal e Escolas da Rede Privada. A OMRT é um evento organizado pelos professores do IFRN- Campus Santa Cruz e outros colaboradores (FUNCERN, SEEC-7ª DIREC). O evento nasceu a partir do projeto de extensão Matemática Olímpica do Campus, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo”.


Título do projeto: Capacitar para Incluir


Coordenadora do projeto: Andreza Barbosa de Luna Soares


Resumo: O projeto Capacitar para Incluir, surge a partir de discussões promovidas pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do campus Santa Cruz, junto à núcleos de acessibilidade, à setores da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí - FACISA/UFRN e junto as secretárias de educação Municipal e Estadual da cidade de Santa Cruz, a fim de atender à uma demanda, não apenas local, mas regional, no campo do processo educacional inclusivo de pessoas com deficiência. Ele consiste na sistematização de três ações  que visam  promover discussões, numa perspectiva formativa, reflexiva e propositiva no campo da inclusão, com foco na Língua Brasileira de Sinais- Libras, tendo como viés de aplicação o contexto escolar, porém, sem desatender profissionais da saúde, centros de atendimentos especializados, pessoas com deficiência e seus familiares, e toda a comunidade que manifeste interesse pela temáticada.  A primeira ação é Capacitação básica em Libras, uma formação que busca trazer o conhecimento e contato a uma língua de modalidade viso-gestual, que difere da modalidade lingüística utilizada pela maioria no meio social, que contribui para a atenuar a barreira comunicacional existente entre ouvintes e Surdos, fomentando ações inclusivas em diversas áreas. Concomitante a capacitação básica em Libras, temos o setembro azul, um mês de suma importância e significado para à Comunidade Surda. A última ação desse projeto é a Jornada de Diálogos sobre Acessibilidade e Inclusão-JORDAI, a JORDAI busca propiciar elementos para a construção de conhecimentos com relação à temática da inclusão, composta de palestras, mesas-redontas e apresentações artísticas.


Título do projeto: Saúde na melhor idade


Coordenador do projeto: Maxymme Mendes de Melo

 

Resumo: O Projeto Saúde na Melhor Idade é uma ação voltada para a comunidade externa do IFRN Campus Santa Cruz que esteja experimentando a terceira idade. O projeto visa promover qualidade de vida (QV) e bem estar por meio de atividades física, mental, artística e social. As modalidades trabalhadas com duração de 1h/semana/modalidade serão: dança de salão, hidroginástica, meditação, pilates e xadrez.

Palavras-chave: dança de salão; hidroginástica; meditação; pilates; xadrez; terceira idade.


Título do projeto: IFRN natureza- Química


Coordenador do projeto: Antonio Cesar Nobre de Abrantes


Resumo: O projeto de extensão “IFRN NATUREZA QUÍMICA” busca promover uma preparação dos alunos participantes para que eles tenham um melhor desempenho na prova  do ENEM, facilitando seu ingresso nas instituições de ensino superior públicas e privadas. O projeto será desenvolvido, com fomento, no período de 6 meses, de 04 julho de 2022 à 30 dezembro de 2022 e disponibilizará vagas ilimitadas na modalidade online. O referido projeto funcionará remotamente por meio da plataforma youtube. A disciplina, QUÍMICA será contemplada. O conteúdo da disciplina será ofertados semanalmente por meio de vídeo-aulas, distribuídos em momentos síncronos e assíncronos. A disciplina ofertará pelo menos um encontro síncrono semanal. Em tais encontros, professor e alunos terão a oportunidade de debater os temas mais cobrados na prova do ENEM. Essa tarefa será realizada, prioritariamente, por meio da resolução das questões das provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio. Isso permite a desmistificação na crença de que um bom desempenho nesse tipo de exame é inalcançável e reservada apenas para poucos.

Ações do documento

Página em carregamento