Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Qualificação

IFRN promove cursos de capacitação para servidores

Convênios com instituições nacionais e internacionais ofertam cursos de pós-graduação

Publicada por Ramon Soares em 13/04/2023 Atualizada há 1 ano

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em colaboração com instituições nacionais e internacionais, promove a oferta de cursos de capacitação para servidoras e servidores. As ações de desenvolvimento, que oferecem qualificações nos níveis de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, são frutos de convênios entre o Instituto e as unidades de ensino parceiras.

O objetivo das ações de capacitação é a promoção do desenvolvimento de servidoras e servidores do IFRN, aprimorando o serviço prestado às comunidades interna e externa, através de cursos de pós-graduação ofertados por instituições brasileiras e estrangeiras.

Ofertas

No Brasil, o IFRN mantém parcerias firmadas com diversas instituições: Universidade de Marília (Unimar); Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). As ofertas são direcionadas a variadas áreas de capacitação, como Doutorado em Direito e Mestrado em Administração.

A colaboração do Instituto com unidades de ensino estrangeiras conta com inúmeras possibilidades. Ao todo, o IFRN mantém acordos de cooperação com dez instituições de todo o mundo: Universidade do Minho, Instituto Politécnico do Porto, Universidade de Coimbra, localizadas em Portugal; Universidade de Montpellier, na França; Universidade de Lisboa, em Portugal; Universidade de Buenos Aires, na Argentina; Universidade Estatal Península de Santa Elena, no Equador; Universidade Nacional da Costa Rica, da Costa Rica; Universidade Pedagógica Nacional, na Colômbia; e a Universidade Tecnológica do Uruguai, no Uruguai.

Os acordos de cooperação são realizados para estimular as colaborações produtivas das instituições envolvidas, visando o desenvolvimento de projetos conjuntos, intercâmbio de experiências nas atividades de ação social e extensão universitária, intercâmbio de experiências e informação sobre programas de ensino, desenvolvimento de novas áreas de pesquisa e docência, organização e participação conjunta em reuniões, seminários e atividades de capacitação e formação, além da publicação conjunta de trabalhos.

De acordo com Erasmo Oliveira, coordenador de Desenvolvimento de Pessoal, é esperada uma ampliação e o firmamento de novas parcerias e ofertas. "A expectativa é firmar cada vez mais parcerias para viabilizar oportunidades de qualificação para servidores docentes e técnico-administrativos e, ao mesmo tempo, construir estratégias de acompanhamento dessas qualificações para garantir o sucesso dessas iniciativas", contou.

"A parceria entre a Pró-Rreitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe) nas ações de qualificação é importante para alavancar os índices de titulação dos servidores e aumentar os índices da pesquisa, como publicações científicas, patentes e transferências de tecnologia”, afirmou Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação.

Previsão de novas vagas

Seguem, abaixo, a previsão do mês de lançamento dos editais dos Programas de Pós-Graduação da UERN com vagas reservadas para servidores do IFRN:

  • Educação (POSEDUC) - 05/23
  • Física (PPGF) - 05/23
  • Ciência da Computação (PPGCC) - 06/23
  • Saúde e Sociedade (PPGSS) - 08/23
  • Letras (PPGL) - 11/23
  • Ensino (PPGE) - 11/23
  • Ciências da Linguagem (PPCL) - 01/24

Acesse:

Palavras-chave:
Capacitação
Instituições nacionais
Cursos de Pós-Graduação
Instituições internacionais
Servidores

Notícias relacionadas