NAPNE

O NAPNE é um órgão institucionalizado no IFRN pela Portaria n.º 1533, de 21/05/2012, por intermédio do Programa TECNEP -Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. Enquanto Núcleo, tem atuação nas responsabilidades de definir ações que promovam a inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (PNEEs), buscando o respeito às diferenças e à igualdade de oportunidades.
Público-alvo:
- Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades);
- Transtornos globais do desenvolvimento (Transtorno do Espectro Autista; Síndrome de Rett; Transtorno ou Síndrome de Asperger; Transtorno Desintegrativo da Infância; e, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação);
- Pessoas com Transtornos Funcionais Específicos (pessoas com dislalia, discalculia, dislexia e disgrafia).
Com base no Regimento interno do IFRN, são objetivos do NAPNE:
I. Difundir a prática educativa democrática e a inclusão social como diretriz do IFRN;
II. Promover as condições necessárias para o ingresso e permanência de alunos com necessidades educacionais específicas;
III. Promover e participar de estudos, discussões e eventossobre a inclusão social;
IV. Integrar os diversos segmentos que compõem a comunidade do IFRN por meio de ações de sensibilização que favoreçam a corresponsabilidade na construção da ação educativa de inclusão social na Instituição;
V. Atuar nos colegiados dos cursos, oferecendo suporte no processo de ensino e aprendizagem dos discentes;
VI. Potencializar o processo ensino e aprendizagem por meio de orientação dos recursos de novas tecnologias assistidas, inclusive mediando projetos de inovação tecnológica assistida, desenvolvidos por discentes e docentes;
VII. Propor e acompanhar ações de eliminação de barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais na instituição;
VIII. Incentivar a implantação de conteúdos, disciplinas permanentes e/ou optativas referentes à Educação Inclusiva, nos cursos ofertados pelo IFRN;
IX. Atuar junto aos professores na adaptação e produção dos materiais didáticos e apoiar os servidores no atendimento de pessoas com necessidades educacionais específicas no ambiente escolar;
X. Promover e estimular o desenvolvimento de atividades formativas para a comunidade educativa do IFRN;
XI. Articular as atividades desenvolvidas com as ações de outras Instituições voltadas ao trabalho com pessoas com necessidades educacionais específicas.
Ações desenvolvidas no Campus Pau dos Ferros |
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- Discussão com os docentes sobre ações de inclusão; - Acompanhamento e contribuições nos Planos Educacionais Individualizados(PEI); - Elaboração dos Históricos dos alunos com NEEs; - Sondagem das dificuldades vivenciadas pelos alunos no contexto do ensino remoto; - Socialização das dificuldades dos alunos com os docentes, visando definir estratégias para consolidaçãode práticas pedagógicas inclusivas. |
Composição do NAPNE:
Nome |
Cargo/Função |
Tatiana Carolaine da Silva Gomes de Paula |
Intérprete Tradutora de Libras (coordenadora) |
Carolina Feitosa Melo |
Assistente Social |
George Eduardo Ferreira de Mesquita |
Técnico em Assuntos Educacionais (secretário) |
Antônio Abreu da Silveira Neto |
Professor (representante das coordenações de curso) |
Cássio Clayton Martins Andrade |
Psicólogo |
Claudia Simone Cavalcanti |
Representante docente |
Meire Emanuela da Silva Melo |
Bibliotecária |
Cláudia Simone Cavalcanti |
Representante docente |
Francisca Natália da Silva |
Representante docente |
Leonardo Emmanuel Fernandes de Carvalho |
Representante docente |
Luciene Xavier de Mesquita Carvalho |
Representante docente |
Tamires Cristina Silva de Paiva |
Intérprete Tradutora de Libras |
Cristina Carla de Lima Rego |
Psicopedagoga |
Michelle Mayra Palmeira Cordeiro |
Representante da comunidade externa |
Francisco Weslley de Almeida Queiroz |
Representante discente |
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Contato:
E-mail: napne.pf@ifrn.edu.br
Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas