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NAPNE

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O NAPNE é um órgão institucionalizado no IFRN pela Portaria n.º 1533, de 21/05/2012, por  intermédio  do  Programa  TECNEP -Educação,  Tecnologia  e  Profissionalização  para Pessoas   com   Necessidades   Educacionais   Especiais.   Enquanto   Núcleo, tem atuação nas responsabilidades   de   definir   ações   que   promovam   a   inclusão   de   Pessoas   com Necessidades  Educacionais  Específicas  (PNEEs),  buscando  o  respeito  às  diferenças  e  à igualdade de oportunidades.




Público-alvo:

  • Pessoas  com  Necessidades  Educacionais  Específicas  (pessoas  com  deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades);
  • Transtornos   globais   do   desenvolvimento   (Transtorno   do   Espectro   Autista; Síndrome    de    Rett;    Transtorno    ou    Síndrome    de    Asperger; Transtorno Desintegrativo da Infância; e, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação);
  • Pessoas com Transtornos Funcionais Específicos (pessoas com dislalia, discalculia, dislexia e disgrafia).



Com base no Regimento interno do IFRN, são objetivos do NAPNE:


I. Difundir a prática educativa democrática e a inclusão social como diretriz do IFRN;
II.  Promover  as  condições  necessárias  para  o  ingresso  e  permanência  de  alunos  com necessidades educacionais específicas;
III. Promover e participar de estudos, discussões e eventossobre a inclusão social;
IV.  Integrar  os  diversos  segmentos  que  compõem  a  comunidade  do  IFRN  por  meio  de ações  de  sensibilização  que  favoreçam  a  corresponsabilidade  na  construção  da  ação educativa de inclusão social na Instituição;
V.  Atuar  nos  colegiados  dos  cursos,  oferecendo  suporte  no  processo  de  ensino  e aprendizagem dos discentes;
VI. Potencializar o processo ensino e aprendizagem por meio de orientação dos recursos de  novas  tecnologias  assistidas,  inclusive  mediando  projetos  de  inovação  tecnológica assistida, desenvolvidos por discentes e docentes;
VII. Propor e acompanhar ações de eliminação de barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais na instituição;
VIII.  Incentivar  a  implantação  de  conteúdos,  disciplinas  permanentes  e/ou  optativas referentes à Educação Inclusiva, nos cursos ofertados pelo IFRN;
IX. Atuar junto aos professores na adaptação e produção dos materiais didáticos e apoiar os servidores no atendimento de pessoas com necessidades educacionais específicas no ambiente escolar;
X. Promover e estimular o desenvolvimento de atividades formativas para a comunidade educativa do IFRN;
XI. Articular as atividades desenvolvidas com as ações de outras Instituições voltadas ao trabalho com pessoas com necessidades educacionais específicas.

 

Ações desenvolvidas no Campus Pau dos Ferros
- Discussão com os docentes sobre ações de inclusão;
- Acompanhamento e contribuições nos Planos Educacionais Individualizados(PEI);
- Elaboração dos Históricos dos alunos com NEEs;
- Sondagem  das  dificuldades  vivenciadas  pelos  alunos  no  contexto  do  ensino remoto;
- Socialização   das   dificuldades   dos   alunos   com   os   docentes,   visando  definir estratégias para consolidaçãode práticas pedagógicas inclusivas.



Composição do NAPNE:

Raimundo Fábio da Silva - Docente (Coordenador);
Shirllane Karla da Silva Nunes - Psicóloga (Vice-Coordenadora);
Aildo da Silva Pimenta - Assistente Social (Secretário);
Meire Emanuela da Silva Melo - Bibliotecária (Vice-Secretária);
Francisca Natália da Silva - Professora (Representante docente);
Luciene Xavier de Mesquita Carvalho - Professora (Representante docente);
Thiago Raulino Freitas Santos - discente (representante discente).
Adriano Willame Borges Fernandes - técnico administrativo em educação (Membro);
Michelle Mayra Palmeira Cordeiro - psicopedagoga (Membro externo).


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Contato:
E-mail: napne.pf@ifrn.edu.br
Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

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