Graduação - Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS)
Contato com a coordenação do curso (Prof. Irlan Moreira):
E-mail: cotads.pf@ifrn.edu.br
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) é uma oferta presencial do Campus Pau
dos Ferros do IFRN, situado na BR 405, KM 154, Bairro Chico Cajá, Pau
dos Ferros/RN. O projeto pedagógico do curso foi aprovado pela Resolução
nº 16/2012-CONSUP/IFRN de 01/03/2012.
Sobre o Curso:
O Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais que analisam, projetam, documentam,
especificam, testam, implantam e mantém sistemas computacionais de informação. Este
profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de
informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego
de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com
a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais
são fundamentais à atuação deste profissional.
Carga Horária do curso:
2.594 horas
Duração do curso:
3 anos
Resolução de criação do curso:
Resolução Nº 17/2012-CONSUP/IFRN, de 01/03/2012.
DOCUMENTOS DO CURSO
OBJETIVOS DO CURSO
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo a formação de profissionais capazes de compreender o processo de construção e reconstrução do conhecimento no domínio do desenvolvimento de softwares e, dessa forma, realizar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas computacionais, orientando sua ação na sociedade em geral e no mundo do trabalho em particular para a busca de soluções para o setor produtivo e para a melhoria da qualidade de vida das populações.
Os objetivos específicos do curso compreendem:
- Oferecer um currículo que associe a teoria e prática no processo de formação dos estudantes;
- Oferecer um currículo que habilite os tecnólogos à realização competente e ética de projetos de pesquisa voltados para a produção do conhecimento no domínio do desenvolvimento de softwares;
- Oferecer um currículo que permita aos egressos reconstruir e construir conhecimentos científicos e tecnológicos na área especifica de sua formação, como bases indispensáveis à atuação profissional;
- Proporcionar as
condições para que os profissionais tecnólogos possam analisar
criticamente a dinâmica da sociedade brasileira e as diferentes formas
de participação do cidadão-tecnólogo nesse contexto para que, a partir
daí, possa atuar com competência técnica e compromisso ético com as
transformações sociais orientadas à construção de uma sociedade justa.
PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO CURSO
O profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve ser capaz de processar informações, ter senso crítico e ser capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, integrando formação técnica à cidadania.
A base de conhecimentos científicos e tecnológicos deverá capacitar o profissional para:
- Articular e inter-relacionar teoria e prática;
- Utilizar adequadamente a linguagem oral e escrita como instrumento de comunicação e interação social necessária ao desempenho de sua profissão;
- Realizar a investigação científica e a pesquisa aplicada como forma de contribuição para o processo de produção do conhecimento;
- Resolver situações-problema que exijam raciocínio abstrato, percepção espacial, memória auditiva, memória visual, atenção concentrada, operações numéricas e criatividade;
- Dominar conhecimentos científicos e tecnológicos na área específica de sua formação;
- Aplicar normas técnicas nas atividades específicas da sua área de formação profissional;
- Familiarizar-se com as práticas e procedimentos comuns em ambientes organizacionais;
- Empreender negócios em sua área de formação;
- Posicionar-se criticamente frente às inovações tecnológicas;
- Conhecer e aplicar normas de sustentabilidade ambiental, respeitando o meio ambiente e entendendo a sociedade como uma construção humana dotada de tempo, espaço e história;
- Ter atitude ética no trabalho e no convívio social, compreender os processos de socialização humana em âmbito coletivo e perceber-se como agente social que intervém na realidade;
- Ter iniciativa, criatividade, autonomia, responsabilidade, saber trabalhar em equipe, exercer liderança e ter capacidade empreendedora e;
- Posicionar-se critica e eticamente frente às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade.
- Codificar, documentar, testar e implantar sistemas de informação;
- Compreender e especificar os requisitos e as funcionalidades de um sistema;
- Conceber e organizar sistemas em partes relacionadas;
- Definir o modelo orientado a objetos que será implementado para responder aos requisitos o sistema, aplicando padrões de projeto;
- Definir o modelo de dados que será implementado para responder aos requisitos do sistema;
- Aplicar conceitos de engenharia de usabilidade no desenvolvimento de sistemas de software.
- Utilizar processos de software, adequando-os, quando necessário, a situações específicas;
- Administrar bancos de dados, sistemas operacionais e servidores de aplicação.
COORDENAÇÃO DO CURSO
O Curso é
coordenado pelo professor Aluisio Igor Rêgo Fontes, integrante do quadro
efetivo do IFRN, regime de trabalho de Dedicação Exclusiva, com
graduações em Engenharia de Computação, Mestrado e Doutorado em
Engenharia Elétrica e Computação. Tem experiência na área de Engenharia
de Computação, com ênfase em Sistemas de Computação e Sistemas de
Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas:
Programação paralela, Computação de Alto Desempenho, Arquiteturas
Embarcadas, Teoria da Informação, Correntropia e Rádio Cognitivo. Tem
representatividade nos seguintes colegiados: Colegiado do Curso, NDE,
NCE e Colegiado da Diretoria Acadêmica.
Horário de atendimento aos estudantes e professores: 9h às 11h30 e das 14h às 17h30 (segunda a sexta-feira).
ATRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO:
- Coordenação de Curso (Apoio à Gestão);
- Presidir o Colegiado do Curso no Campus;
- Coordenar o Núcleo Docente Estruturante do Curso no Campus;
- Planejar, coordenar e acompanhar a execução das atividades pedagógicas do curso em colaboração com a Diretoria Acadêmica e a equipe técnico-pedagógica;
- Coordenar a organização e operacionalização do Curso, componentes curriculares, turmas e professores para o período letivo;
- Zelar pela aplicação dos princípios do Projeto Político-Pedagógico e normas da Organização Didática;
- Realizar o acompanhamento pedagógico dos estudantes no processo ensino-aprendizagem no que concerne à avaliação de rendimentos, avaliação do desempenho docente e avaliação do curso envolvendo docentes e estudantes e equipe técnico-pedagógica;
- Realizar reuniões sistemáticas junto ao grupo de docentes do curso;
- Coordenar as atividades de discussão e revisão do projeto pedagógico do curso;
- Supervisionar a execução do projeto pedagógico do curso;
- Acompanhar o processo de avaliação utilizado pelos professores em consonância com o projeto pedagógico do curso;
- Incentivar o desenvolvimento projetos de pesquisas e extensão;
- Participar das reuniões dos colegiados, conselhos e grupos relacionados ao curso;
- Fazer circular informações oficiais e de eventos relativos ao curso de forma clara, objetiva e respeitosa, entre os interessados;
- Acompanhar o desempenho acadêmico dos estudantes do curso;
- Acompanhar o preenchimento, recolhimento e atualização dos diários de classe;
- Efetuar levantamento, organizar e encaminhar demanda de vagas para o curso;
- Colaborar na elaboração de material de divulgação relacionado ao curso;
- Participar de todas as solenidades oficiais ligadas ao curso, tais como formaturas, aulas inaugurais, reuniões de recepção de novos estudantes e/ou eventos da área que necessitem a presença do coordenador;
- Coordenar as visitas técnicas realizadas pelos estudantes do curso, juntamente com os professores;
- Coordenar a elaboração de processos de autorização de funcionamento e (renovação de) reconhecimento do curso;
- Articular a realização da Avaliação das Condições de Ensino e Avaliação Institucional no âmbito do Curso;
- Assinar documentos relativos à vida acadêmica dos estudantes no âmbito do Curso;
- Coordenar
a alimentação e manutenção (atualização) dos dados dos sistemas de
registros acadêmicos institucionais e do MEC relativos ao Curso;
- Potencializar a criação/desenvolvimento de núcleos produtivos e de pesquisa no âmbito do Curso;
- Articular o planejamento de eventos técnico-científicos, culturais e desportivos promovidos pelo Curso;
- Coordenar o planejamento e a execução da programação de aulas de campo e visitas técnicas do Curso.
QUADRO DE PROFISSIONAIS DOCENTES DO CURSO
CORPO DOCENTE:
- Aluísio Igor Rêgo Fontes (Coordenador de Curso);
- Atson Paulo Barreto Santos;
- Ayla Márcia Cordeiro Bizerra;
- Daniel Aguiar da Silva Oliveira Carvalho;
- Francisco Magno Silva de Araújo;
- Francisco Rosiglei do Rêgo;
- Francisco Sérgio de Almeida Neto;
- Jeferson Queiroga Pereira;
- Francisco Aristônio de Almeida Santos;
- João Helis Júnior de Azevedo Bernardo;
- Leandro Luttiane da Silva Linhares;
- Luís Rodrigues da Silva Filho;
- Maikon Moisés de Oliveira Maia;
- Manoel do Bonfim Lins de Aquino;
- Demétrios Araújo Magalhães Coutinho;
- Wigna Thalissa Guerra;
- Alan Klinger Sousa Alves;
- Gueidson Pessoa de Lima.
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE:
- Aluísio Igor Rêgo Fontes;
- Jeferrson Queiroga Pereira;
- Manoel do Bonfim Lins de Aquino;
- Daniel Aguiar da Silva Oliveira Carvalho;
- Demétrios Araújo Magalhães Coutinho.
CATÁLOGO DE PERIÓDICOS
Confira periódicos indicados para leitura :
- ACTA SCIENTIARUM TECHNOLOG
- ADVANCES IN ELECTRICAL AND COMPUTER ENGINEERING
- BENTHAM OPEN
- BRAZILIAN ARCHIVES OF BIOLOGY AND TECHNOLOGY
- CADERNOS DE INFORMÁTICA
- CHICAGO JOURNAL OF THEORETICAL COMPUTER SCIENCE
- CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (SEMINA)
- COMPUTACION Y SISTEMAS
- COMPUTATIONAL AND APPLIED MATHEMATICS
- COMPUTER AND INFORMATION SCIENCE
- COMPUTER MEDIATED COMMUNICATION MAGAZINE (CMC MAGAZINE)
- COMPUTER SCIENCE AND INFORMATION (COMSIS)
- COMPUTER SOFTWARE
- COMPUTERS & EDUCATION
- CONTROLE E AUTOMAÇÃO (SBA)
- DATA SCIENCE AND ENGINEERING
- DATA SCIENCE JOURNAL
- DISTRIBUTED SYSTEMS ENGINEERING
- EDUCAUSE LIBRARY
- E-LEARNING MAGAZINE
- EPTIC: REVISTA ELETRÔNICA INTERNACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA DA INFORMAÇÃO, DA COMUNICAÇÃO E DA CULTURA
- INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA
- INFORMS JOURNAL ON COMPUTING
- JOURNAL OF BIG DATA
- JOURNAL OF CLOUD COMPUTING: ADVANCES, SYSTEMS AND APPLICATIONS
- JOURNAL OF COMPUTER SCIENCE
- JOURNAL OF INTERNET SERVICES AND APPLICATIONS
- JOURNAL OF SOFTWARE ENGINEERING RESEARCH AND DEVELOPMENT
- JOURNAL OF TECNOLOGY MANAGEMENT & INNOVATION
- JOURNAL OF THE BRAZILIAN COMPUTER SOCIETY
- PERIÓDICOS CAPES
- REVISTA BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO APLICADA
- REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
- REVISTA BRASILEIRA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
- REVISTA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
- REVISTA DE INFORMÁTICA TEÓRICA E APLICADA
- REVISTA ELETRÔNICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
- REVISTA ELETRÔNICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DE GESTÃO TECNOLÓGICA
- REVISTA HOLOS
- SBC HORIZONTES
- SECURITY INFORMATICS
- SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
- TECNOLOGIAS EM PROJEÇÃO
- TRENDS IN APPLIED AND COMPUTATIONAL MATHEMATICS
- UBIQUITY
Organização das informações:
Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.