Ensino de Teatro
Capacitar profissionais para pensar e propor práticas teatrais que dialoguem com a transdisciplinaridade e visem à construção de conhecimento, habilitando-o a construir, elaborar estratégias e desenvolver projetos nos quais a aprendizagem da linguagem teatral promova condições necessárias e alternativas possíveis para o desenvolvimento adequado do indivíduo e sua relação com o coletivo, o respeito pela diferença e a criação artística e a produção estética como um direito de todos, considerando tais pressupostos nos diversos níveis, modalidade e contextos da educação.
- Carga Horária do curso:
- 400 horas
- Duração do curso:
- 18 meses
- Coordenador do curso:
- Rebeka Caroça Seixas
- Telefone: 4005-4108
PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO CURSO
Considerando a necessidade de promover a formação continuada de profissionais da área de educação e do teatro que sejam sintonizados com as necessidades da sociedade e, em particular, da educação, tal profissional deverá ser capaz de:
• Conhecer as diferentes estéticas e poéticas espetaculares, bem como a sua evolução ao longo da história do teatro ocidental;
• Conhecer, por meio de leituras e estudos dirigidos, textos teóricos e dramatúrgicos de pensadores do Teatro, observando e identificando os diferentes contextos históricos e culturais de sua produção;
• Ser capaz de identificar, atuar e conduzir processos criativos e colaborativos em diferentes linguagens teatrais em ambientes formais e informais de educação;
• Conhecer e ter domínio prático dos procedimentos relativos à interpretação e a encenação teatral de espetáculos em distintas linguagens dramáticas;
• Conhecer, exercitar e desenvolver o domínio prático de técnicas de improvisação, jogos teatrais, técnicas corporeovocais e de elementos coreográficos e performativos, além de dinâmicas grupais que visem à elaboração da linguagem teatral e seu objeto estético;
• Ser capaz de trabalhar e abordar diferentes gêneros textuais em sala de aula numa perspectiva de formação cidadã e estética de seu alunado;
• Entender o teatro contemporâneo como um gênero que envolve, dialoga e intertextualiza as diferentes visualidades e fronteiras do espetáculo, da arte e da cena; e
• Ser capaz de articular o teatro em contextos formais de educação como uma linguagem específica e fim de seu próprio objetivo estético na relação ensino-aprendizagem.
COMPONENTE CURRICULAR
Disciplina |
Carga horária (horas) |
Modulo I |
|
Prática de Leitura e Produção de Gênero acadêmicos |
20 |
Arte, Sociedade e Cultura |
30 |
Performatividades e Fronteiras da Cena |
20 |
Pedagogias do Ensino de Teatro |
30 |
Jogo e Improvisação Teatral |
30 |
Módulo II |
|
Métodos e Técnicas do Trabalho Científico I |
20 |
Estética teatral: poéticas espetaculares |
40 |
Paisagens Visuais da Cena |
20 |
Processos Criativos Contemporâneos |
20 |
Corpo e Voz para Cena |
40 |
Módulo III |
|
Métodos e técnicas do Trabalho Científico II |
20 |
Educação e suas Relações na Contemporaneidade |
20 |
Encenação |
40 |
Total de Carga Horária de Disciplinas |
360 |
|
|
Total de Carga horária do Trabalho de Conclusão de Curso |
40 |
|
|
Total de Carga horária do Curso |
400 |
Atualmente não existem itens nessa pasta.