Assistência Estudantil
Assistência Estudantil é uma ação da Política de educação regulamentada pelo decreto nº 7.234/2010 que institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Seu principal objetivo é ampliar as condições de permanência dos estudantes, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, contribuindo assim para a redução das taxas de retenção e evasão, agindo preventivamente, para que o estudante possa concluir seu curso com êxito.
As ações de Assistência Estudantil do IFRN são implementadas pela Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (DIGAE), cabendo à Coordenação de Atividades Estudantis (COAES), a sua execução em cada campus.
Algumas ações são ofertadas à todos os alunos, enquanto outras, como os programas assistenciais são oferecidos aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
SETOR DE SAÚDE
O Setor de Saúde tem a missão de oferecer atenção básica à saúde para os alunos regularmente matriculados no IFRN, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por médico, técnicos em enfermagem e odontólogo, tendo em vista a promoção, proteção e recuperação da saúde dos estudantes, por meio de atendimentos ambulatoriais e atividades socioeducativas em saúde, contribuindo com a formação integral do estudante e colaborando com a busca por igualdade de condições de aprendizagem do discente, assim favorecendo o seu êxito escolar.
As ações assistenciais do Serviço de Saúde, por se tratar de atenção básica ambulatorial, são destinadas a resolver apenas ocorrências de baixa e média complexidade, como mal-estar temporário, curativos, administração medicamentosa oral, injetável ou de inalação, primeiros socorros e outros procedimentos que não exijam uma estrutura mais complexa, como uma internação. Portanto, o paciente será devidamente encaminhado a uma unidade hospitalar em situações emergenciais ou que requeiram procedimentos cirúrgicos. O atendimento médico oferecido está inserido na área de Clínica Geral, sendo realizado por demanda espontânea. O atendimento de enfermagem também é realizado por demanda espontânea. O atendimento odontológico é feito mediante agendamento e são realizados procedimentos restauradores, tratamento da hipersensibilidade dentinária, aplicação tópica de flúor, raspagem e remoção de cálculo dentário, orientação de higiene bucal, prescrições medicamentosas e encaminhamentos.
O Setor de Saúde está localizado por trás da cantina e o horário de atendimento de cada profissional está fixado na porta de entrada do setor.
SERVIÇO SOCIAL
O Serviço Social do Campus Parnamirim realiza as seguintes atividades:
- Inscrição, seleção, acompanhamento e avaliação dos programas de apoio à formação estudantil, auxílio transporte, auxílio alimentação, auxílio moradia e auxílios eventuais;
- Realiza atendimento individual aos alunos e pais de alunos;
- Realiza acompanhamento de alunos em situação de vulnerabilidade social e/ou risco social em conjunto com a equipe técnico-pedagógica;
- Realiza visitas domiciliares;
- Realiza estudo social, relatório social e parecer social;
- Realiza entrevista social;
- Realiza encaminhamentos para a rede de proteção social;
- Supervisiona estagiários de Serviço Social (obrigatório e não obrigatório).
Equipe da COAES
Coordenação:
Rute Paula da Silva
Setor de Serviço Social:
Joelma Lucena (Assistente Social)
Solange Fernandes (Assistente Social)
Gabriel da Costa Dantas (Auxiliar em administração)
Ana Claudia (Estagiária / Serviço Social)
Janaina Pedro (Bolsista)
Roseane Galdino (Bolsista)
Gessica Ellen Dantas de Oliveira (Bolsista)
Setor de Saúde:
Ângelo Pimentel (Médico)
Halisson Albuquerque (Odontólogo)
Maria da Conceição (Técnica em Enfermagem)
Danyella Augusto (Técnica em Enfermagem)
Thaisa Carvalho Pereira (Estagiária / Téc. em Saúde Bucal)