Você está aqui: Página Inicial / Campi / Parelhas / Assistência Estudantil

Assistência Estudantil

19/06/2020 - A Assistência Estudantil é o conjunto de políticas e ações que contribuem para melhorar as condições de permanência e êxito dos(as) estudantes na sua trajetória escolar.

Assistência Estudantil

A Assessoria de Assistência Estudantil (ASAES) tem como principal objetivo o suporte ao processo educacional através de ações do Serviço Social, Psicologia, Nutrição e Saúde. ASAES é responsável por:

1.   Planejar e gerir os recursos direcionados às suas áreas de atuação;

2.   Acompanhar as ações da equipe multidisciplinar;

3.   Prestar apoio às entidades representativas dos estudantes;

4.  Prestar apoio à participação dos alunos em eventos técnico-científicos, artístico-culturais, desportivos e político-estudantis;

5.   Outras atribuições e competências.

Equipe ASAES - Campus Parelhas

• Coordenação:  Karina Cavalcante de Oliveira - karina.cavalcante@ifrn.edu.br 

•  Enfermeiro: José Leandro Barbosa Vieira - leandro.vieira@ifrn.edu.br

•  Assistente Social: Suzérica Helena de Moura Mafra - suzerica.helena@ifrn.edu.br       

ENFERMAGEM

Os serviços de saúde, também estão inseridos na Assessoria, por meio da Enfermagem, desenvolvendo ações de prevenção, promoção e acompanhamento da saúde do aluno, visando garantir, através de suas atividades, a permanência do discente na escola e o direito à educação. Suas atividades envolvem: atendimentos curativos individuais de baixa complexidade, consulta de enfermagem, monitoramento de sinais vitais, atendimento de urgência (quando necessário), orientações de sobre questões de saúde individual, campanhas educativas sobre temas relevantes à saúde, entre outras. 

SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social segue as diretrizes da Política de Assistência Social a qual tem por objetivo garantir os mínimos sociais aos cidadãos, contribuindo assim, no processo de inclusão e redução das desigualdades. Inserida no universo escolar, tem por finalidade principal realizar serviços e ações que viabilizem o direito à educação, garantindo o acesso e a permanência na escola, realizando as seguintes ações: Atendimentos individualizados ou em grupos; Planejamento, execução e avaliação de pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais (Ex: caracterização socioeconômica); Orientação social para os alunos e suas famílias; Encaminhamentos para a rede socioassistencial; Visitas domiciliares, entre outras. 


 Programas e auxílios de Assistência Estudantil

Os programas e auxílios de assistência estudantil são desenvolvidos na perspectiva do direito à educação e inclusão social, como instrumentos de acesso, permanência e conclusão do curso dos estudantes. As ações são direcionadas aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica vinculados à instituição.

Programa de Apoio à Formação Estudantil

Tem como objetivo proporcionar ao estudante em situação de vulnerabilidade e/ou risco social apoio financeiro para a manutenção de seus estudos, através do trabalho educativo, no qual, o estudante desenvolve atividades nos setores administrativos, sendo supervisionado por um servidor responsável.

Programa de Apoio à Formação Estudantil

Auxílio Transporte

Tem como objetivo possibilitar, através da concessão de recurso financeiro, condições para o deslocamento diário do estudante em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, no trajeto residência – IFRN – residência, durante o ano letivo. O auxílio é pago mensalmente em conta bancária do estudante para utilização exclusiva nas despesas de transporte municipal e/ou intermunicipal no acesso à instituição para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas.

Auxílio Transporte

Auxílio Alimentação

Visa atender as necessidades básicas de alimentação para os estudantes que necessitem permanecer na instituição em horário inverso ao de suas aulas para realização de atividades acadêmicas durante o período letivo, através da oferta de almoço no refeitório da instituição. 

Programa de Auxílio Alimentação

Programa de Auxílio Eventuais e Especializados

Consiste no atendimento de diferentes demandas apresentadas pelos estudantes e/ou identificadas pela equipe de profissionais da assistência estudantil ou demais servidores, as quais estejam interferindo no desempenho acadêmico e frequência do estudante. Os auxílios ofertados são:    

•  Auxílio material escolar e fardamento;

•  Auxílio cópias reprográficas e impressão de material didático;

• Auxílio para demandas de saúde estudantil: concessão de óculos de grau, medicamentos, exames, consultas e procedimentos médico-odontológicos especializados.

Programa de Auxílios Eventuais e Especializados

Programa de Apoio à Participação em Eventos (PAPAE)    

O Programa de Apoio à Participação de Discentes em Eventos (PAPAE) tem como finalidade incentivar a participação de estudantes, regularmente matriculados, em eventos acadêmicos, científicos, tecnológicos, esportivos, culturais e político-acadêmicos, internos e externos.

Programa de Apoio à Participação Estudantil em Eventos

Auxílio Moradia

Consiste no repasse mensal de auxílio financeiro depositado em conta bancária do estudante para utilização exclusiva nas despesas de aluguel da moradia daqueles procedentes de localidades diferentes e/ou distantes do município sede do campus no qual se encontrem matriculados. O auxílio poderá ser pago total ou parcial, dependendo da disponibilidade orçamentária institucional. No Campus Parelhas esse programa ainda não está em vigor.

Auxílio Moradia

 PNAE (Merenda Escolar)

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

Ações do documento

Página em carregamento