SC&T

Festa de premiação marca último dia da Semana de Ciência e Tecnologia

Em auditório lotado, alunos foram selecionados para principais mostras científicas do país

Publicada em 02/12/2014 Atualizada há 1 ano

Maraysa e Iago foram selecionados para evento científico na cidade de Guadalajara, no México, em 2015

A cerimônia de premiação da Semana de Ciência e Tecnologia reuniu, na última sexta-feira (28), jovens pesquisadores de vários estados e seus respectivos professores, autoridades institucionais, representantes da iniciativa privada e pessoas de toda a sociedade.

Em auditório lotado, a noite foi de muita emoção para os participantes, especialmente para os alunos Iago Souza e Maraysa Araújo, selecionados para representar o Brasil na IX edição do Concurso Latino-Americano de Projetos de Computação, que será realizado em março na cidade de Guadalajara, no México. Eles criaram um veículo coberto por placas fotovoltaicas que permite à pessoa com dificuldade de locomoção passear na areia sem precisar descer da cadeira de rodas, tornando essa atividade mais acessível.

Lucimar Lima saiu feliz da vida. Aluna do curso de Comércio na modalidade EJA, ela recebeu o credenciamento para uma das maiores mostras nacionais de ciências e tecnologia do Brasil - a Mostratec1: "A ficha ainda não caiu", revela a estudante. Tudo graças ao seu projeto, que consiste no desenvolvimento de um produto cosmecêutico para tratamento da pediculose (infestação por piolhos), confeccionado com um biopolímero biodegradável, atóxico e biocompatível, obtido principalmente a partir da carapaça de crustáceos, resíduo abundante na região nordeste.

A sexta-feira também foi especial para o aluno Vitor Greati. No mesmo dia, duas conquistas: a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e o Prêmio Aluno Destaque da Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MOCITECZN), que lhe garantiu um intercâmbio em Portugal oferecido pelo IFRN. "Estou muito feliz e não vejo a hora de isso acontecer", confessa o estudante.

Outra novidade foi o anúncio oficial de que o Campus será sede, em 2015, da próxima edição do Movimento Científico Norte-Nordeste (Mocinn), programa itinerante que busca atrair jovens para o meio científico.

A solenidade também contou com a visita do pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN José Yvan Pereira Leite e de representantes de movimentos, mostras científicas e empresas: Paula Vitória Pires (Mostratec), Jacqueline 'Diva' (Expo Milset Brasil2 e Mocinn), Lielba Ramos e Rosenilda Vilar (Fenecit3) e Elenita dos Santos e Cândida Aragão (CT-Gás4), que participaram da entrega da premiação aos vencedores da MOCITECZN.

Neste ano, a Feira realizou, de 24 a 28 de novembro, além da MOCITECZN, outros dois eventos de cunho científico e tecnológico de forma paralela: a II Semana de Licenciatura em Informática (SELINFO) e o Simpósio de Iniciação à Pesquisa (SIIP). No total, mais de 70 trabalhos foram apresentados no hall de exposições durante os cinco dias de evento.

Mais:

Para ver a lista completa de credenciamentos, clique aqui.

Acesse o álbum de fotos.

Premiação:

Denominações:

• 1Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (Novo Hamburgo/RS)
  • 2Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico (Fortaleza/CE)
  • 3Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Recife/PE)
  • 4Centro de Tecnologias do Gás e Energias

Conteúdo relacionado:

01/12/2014 - Aluna do EJA conquista credenciamento para mostra científica nacional

28/11/2014 - Mostra de Ciência e Tecnologia é destaque na imprensa local

27/11/2014 - Telejornal exibe hoje matéria sobre Semana de Ciência e Tecnologia

25/11/2014 - Mostratec participa de Mostra de Ciência e Tecnologia em Natal