Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PREMIAÇÃO

Projeto de alunos é eleito o melhor da categoria em mostra de tecnologia

Campus ficou também com o terceiro e o quarto lugar em mais uma área

Publicada em 29/09/2015 Atualizada há 1 ano

Adriano, Victor e Vitor Hugo coroaram a participação na Fenecit com medalhas e credenciamentos para mostras de tecnologia

O projeto "Sistema auditivo para deficientes - SISADEV", de autoria dos alunos do curso técnico em Informática Victor Nascimento, Fernando Oliveira e Rodrigo Machado, ficou com o primeiro lugar da categoria "Engenharia" na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), realizada na última semana em Recife, Pernambuco. 

Os jovens criaram um dispositivo para ajudar deficientes visuais a utilizarem o transporte coletivo com mais independência. "Nossa intenção é colocar um transmissor em cada ônibus, que vai enviar dados como linha e destino. Essas informações vão ser recebidas por um receptor e, logo em seguida, vão ser repassadas ao usuário através de um dispositivo sonoro, que vai-lhe informar quando o veículo estiver se aproximando", explicou Victor.

Segundo o aluno, o dispositivo é bem fácil de usar. "Quando alguém com deficiência visual quiser pegar um ônibus, é só pressionar um botão que vai enviar um sinal de volta para o transmissor, e o motorista vai saber que existe alguém nessas condições na parada", complementou.

Para o professor Aílton Torres, orientador do projeto, o dispositivo tem tudo para sair do papel. "A ideia é fazer um teste de campo em uma linha e, se houver o financiamento com possibilidade de construção de um protótipo real, vamos usá-lo no transporte coletivo e depois expandi-lo". 

O bom resultado na mostra garantiu também à equipe o credenciamento para a Mostratec, uma das maiores feiras de ciência e tecnologia do Brasil, que acontece no mês de novembro, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

 

Prêmios na categoria "Ciências Sociais Aplicadas"

Mais dois trabalhos conseguiram as primeiras colocações na categoria "Ciências Sociais Aplicadas". O projeto "Motivação na organização: uma aplicação da teoria dos dois fatores de Herzberg", dos alunos de Comércio Adriano Cândido e Taniele Ferreira, foi o terceiro colocado. Como recompensa, a equipe recebeu o credenciamento para a Feira de Investigación y Empreendimento Francisco Woston, que acontece agosto de 2016 na Colômbia. 

Com foco na educação pública infantil, a pesquisa já pode ser aplicada nas creches do município. "Vamos apresentar dados recentes da motivação dos funcionários à Secretaria Municipal de Educação para que, a partir dessas informações, ela consiga fazer um planejamento de curto, médio e longo prazos e fazer investimentos que tragam retorno para os servidores e para a população que depende dos serviços", explicou Adriano.

O professor Alexandre Filho, orientador dos alunos, comemorou bastante a premiação. "É legal saber que quase metade dos trabalhos que levamos ao evento foram premiados. Além disso, é motivo de orgulho ver nossos alunos pesquisando e, de certa forma, contribuindo com o avanço da ciência", disse.

Já os alunos Aline Costa, Fátima Santos e Vitor Hugo Santos conquistaram o quarto lugar. A equipe desenvolveu uma pesquisa sobre as relações causais entre culturas e estratégias organizacionais nas lojas varejistas dos shopping centers de Natal. "Estamos muito felizes por conseguir apresentar esse trabalho. Agradecemos aos professores que nos ajudaram a realizar este sonho", comemorou Vitor. 

 

Segue a relação de todos os trabalhos na Fenecit:

1) A importância de uma ferramenta virtual para a orientação ao consumidor no processo de decisão de compra

  • Autores: Andryele Dantas, João Victor, Ramona Santos
  • Orientadora: Andreza Sousa

 

2) Causas da Evasão Escolar no Ensino Técnico Subsequente no curso de Manutenção e Suporte em Informática

  • Autores: Yasmim Marques e Daniele Melo
  • Orientador: Aílton Torres

 

3) O impacto da insegurança na qualidade de vida dos motoristas

  • Autores: Larissa Lourenço, Isabelle Leite e Pedro Trindade
  • Orientadora: Marlene Medeiros

 

4) Motivação na organização: Uma aplicação da teoria dos dois fatores de Herzberg

  • Autores: Adriano Cândido e Taniele Ferreira
  • Orientador: Alexandre Magno Filho

 

5) As relações causais entre culturas e estratégias organizacionais nos shopping centers da cidade do Natal/RN

  • Autores: Aline Costa, Fátima Santos e Vitor Hugo Santos
  • Orientador: Miler D'Anjour

 

6) Sistema auditivo para deficientes - SISADEV

  • Autores: Victor Nascimento, Fernando Oliveira e Rodrigo Machado
  • Orientador: Aílton Torres

 

7) Superfícies seletivas em frequência com geometrias multifractais

  • Autores: André Ricardo Silva, Danielle Silva e Jálissa Costa
  • Orientador: Erico Cadineli
 
 

8) TED: Em uma jornada de promoção à saúde

  • Autores: Felipe Morais e Davi Carvalho
  • Orientadores: Alba Lopes e Edmilson Campos