Apresentação
O Campus
O Campus Natal - Zona Norte do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, inaugurado em 2007, integra a 1ª fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação, iniciada naquele ano. A escola, que está localizada em um terreno cedido pela prefeitura, possui um terreno de 30.000 m², com área construída, urbanizada e ambientada de 8.122,26 m². O prédio está localizado na Rua Brusque, 2926, Conjunto Santa Catarina, Potengi.
Cabe ressaltar que a escola atende uma região que atualmente conta com mais de 370 mil habitantes, cuja economia se concentra nas atividades comerciais e de serviços de apoio urbano, com potencial para desenvolvimento do turismo e de arranjos produtivos locais nas áreas de indústria, alimentação e hospedagem, construção civil, confecções e comércio varejista.
O Campus objetiva educar no âmbito científico, técnico e humanístico, visando à formação integral do profissional-cidadão crítico-reflexivo, competente técnica e eticamente para atuar no mundo do trabalho a partir de um compromisso efetivo com as transformações sociais, políticas e culturais.
Atualmente, o Campus atua na formação inicial e continuada de trabalhadores, na educação profissional técnica de nível médio, incluindo a modalidade de educação para jovens e adultos (EJA), e na educação profissional tecnológica de graduação. Fundamenta-se, para isso, na construção reconstrução e transmissão do conhecimento, tendo eixos tecnológicos de Comércio, Indústria e Serviços como norteadores de suas atividades.
Missão
Prover uma formação humana, científica e profissional para os estudantes.
Visão
Consolidar-se como uma instituição de referência nacional na oferta de educação técnica, tecnológica, profissional e científica, colaborando para a sustentabilidade social.
Valores
- Gestão democrática, obedecendo aos princípios da participação coletiva nas instâncias deliberativas;
- Educação de excelência, como fator de desenvolvimento sustentável individual e coletivo, em todos os níveis de ensino;
- Transparência, através de processos de acompanhamento e comunicação sobre as ações realizadas pelo Campus junto à comunidade;
- Autonomia, promovendo ações locais e respeitando as particularidades administrativas, bem como as características da localidade na qual o Campus está inserido;
- Respeito, construindo relações de valorização e atenção às pessoas que fazem parte do Campus, entre elas servidores e alunos e à comunidade em geral; e
- Responsabilidade social e ambiental, através da diminuição das desigualdades sociais e da geração de oportunidades econômicas, sociais, culturais, científicas e tecnológicas e o desenvolvimento de ações de sustentabilidade ambiental.