Visita do Minc ao campus

Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, afirmou que o IFRN Cidade Alta é uma "verdadeira incubadora cultural"

Publicada em 02/09/2011 Atualizada há 1 ano

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Campus da Cidade Alta, situado em Natal, foi o segundo destino da ministra da Cultura nesta sexta-feira (26). A visita teve início no Museu do Brinquedo Popular, espaço integrado ao IFRN que abriga um acervo com cerca de 300 brinquedos e brincadeiras. A ideia do Museu surgiu a partir da realização, em 2007, da pesquisa “Brinquedos e Brincadeiras Potiguares: Identidade e Memória”, contemplada pelo edital FomentoàsExpressõesdasCulturasPopularesBrasileiras, da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC).

A investigação, que resultou na publicação de um livro e realização de uma exposição, homônimos, inventariou o universo lúdico infantil de diferentes gerações, em mais de 60 municípios norte-rio-grandenses. Estão refletidas na mostra as particularidades definidas pelos costumes, espaços físicos, cultura, folclore, memórias e realidades de cada cidade.

Nolocal, Ana de Hollanda ressaltou a necessidade da aproximação entre ossegmentos da Cultura e da Educação: “Precisamos de iniciativas como esta, ondeincentivamos a criança a exercer sua liberdade, sua criação. É por isso que oMinistério da Cultura está trabalhando junto ao Ministério da Educação, com oobjetivo de definir os formatos de aplicação das disciplinas ligadas à culturano ensino formal. Teremos então mais cultura e mais educação”.

A ministrapercorreu a Galeria de Arte, o Ateliê de Artes Plásticas, conheceu os espaçosonde acontecem aulas de viola, coral, papel reciclado e pintura. Na Lutheria,onde acontecem as oficinas de construção de instrumentos musicais e as aulas demusicalização, ela conheceu o peculiar papirofone, espécie de xilofone criadopelo professor do IFRN, Arlindo Ricarte. A técnica de produção do papirofone,já dominada pelos alunos de Arlindo, reveste o alumínio com uma película detecido de resina, transformando o som metálico em timbre de madeira, além deamplificar o som do instrumento.

Sobreo modelo multidisciplinar aplicado no IFRN, a ministra Ana afirmou ser este ummodelo a ser multiplicado. “Estou fascinada com o que eu vi aqui. O Campus daCidade Alta do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio Grande doNorte é uma verdadeira incubadora cultural, potencializando as habilidades decrianças, jovens, adultos e idosos, em várias linguagens”, disse a ministra.

Anade Hollanda conheceu também a Brinquedoteca do Programa de Esporte e Lazer daCidade (PELC-IFRN), participou do lançamento da Caravana do Cordel – projetoitinerante que circulará pelos municípios do Rio Grande do Norte apresentandoas expressões da cultura popular da região – recebeu ainda o diploma de méritocultural da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte, durantea Cesta Cultural.

Fonte: Minc

:: Álbum de fotos ::