Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PROJETOS

Trabalhos de encerramento de disciplina podem virar startups

Estiveram presentes à apresentação representantes do Sebrae-RN e da Cosinf-IFRN

Publicada em 12/07/2019 Atualizada há 1 ano

Participantes da cerimônia de encerramento de disciplinas

Na última segunda-feira (8) aconteceu a cerimônia de encerramento das disciplinas de Planejamento Visual em Design para Web (professora Ivana Costa) e Projeto Multimídia de Website (professor Fellipe Câmara) do curso técnico integrado em Multimídia do Campus Natal - Cidade Alta do IFRN.

A proposta inicial era desenvolver soluções criativas para problemas que os alunos identificaram por meio de pesquisas e que não se restringiram à comunidade interna do Campus. "Ao todo, foram desenvolvidas 12 soluções digitais, aplicando-se os conceitos do desenvolvimento de interface focado no usuário e arquitetura da informação, além da avaliação cooperativa e prototipagem de baixa e alta fidelidade", informa o professor Fellipe Câmara. "Os alunos produziram wireframes que foram testados junto a usuários em potencial, através de avaliação cooperativa, e que, por sua vez, forneceram feedbacks relevantes para a implementação da versão final de cada projeto", completa. 

Na cerimônia, os grupos apresentaram os protótipos funcionais de seus sites e aplicativos. Na avaliação do professor, "os alunos encontraram soluções bastante criativas e eficientes e com grande potencial de se tornarem startups".

Pensando nessa possibilidade, à convite, estiveram presentes ao evento, Walter Leite, Consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN) e editor do blog Vá Conferir, sobre turismo voltado para a melhor idade; e Fábio Rocha, representante da Coordenação de Sistemas de Informação (Cosinf), responsável pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) no IFRN. 

Dentre os trabalhos apresentados, três projetos eram focados no Suap. As apresentações foram tão positivas que o representante da Cosinf pediu para que os projetos fossem encaminhados à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do instituto.

Diante dos resultados, como futuras ações, os professores trabalharão com os alunos na perspectiva de que alguns projetos possam ser executados.