doação

Serviço Social faz levantamento entre estudantes para doação de cestas básicas

A ação utilizará recursos do Pnae para fornecer segurança alimentar a famílias em vulnerabilidade

Publicada em 20/05/2020 Atualizada há 1 ano

A pesquisa está sendo realizada via Suap

Com o propósito de oferecer aos nossos estudantes uma assistência mínima de segurança alimentar neste período de pandemia de Covid-19, a Coordenação de Atividades Estudantis (Coaes), com apoio do Serviço Social do Campus Natal – Cidade Alta, lançou nesta terça-feira (19), uma enquete para fazer um levantamento das famílias dos estudantes do Campus que precisam e desejam receber doação de cesta básica.

A enquete estará disponível, até o próximo dia 24 de maio, no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) para estudantes de todas as modalidades de ensino, que deverão responder de acordo com a necessidade e interesse em receber o auxílio alimentar. As assistentes sociais ressaltam que, “caso seja necessário, os estudantes devem atualizar seus dados na caracterização socioeconômica no Suap”. Ainda, para os estudantes que não tenham acesso à Internet para participarem da pesquisa, elas informam que existe uma listagem prévia de alunos em vulnerabilidade. Caso algum desta lista não tenha se inscrito, será contactado de outra forma.

Os estudantes que responderem à pesquisa serão avaliados e selecionados de acordo com os critérios que são aplicados pelo Serviço Social para concessão de bolsas ou auxílios, já conhecidos pelos alunos. Os contemplados serão avisados pela equipe da Coaes por meio de publicação nas páginas oficiais do Campus, por comunicador do Suap, e-mail e/ou telefone. A entrega será feita por retirada da cesta básica no Campus, seguindo critérios de segurança orientados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, em data a ser combinada ou, ainda, serão analisadas outras formas para os casos que o selecionado não possa pegar a doação.

Inicialmente, a ação irá realizar a distribuição de trezentas cestas básicas no mês de junho e outras trezentas em julho.  Estas serão fornecidas com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e com complementação financeira do Campus, regulamentada na Lei 13.987/2020 que autoriza, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Pnae aos pais ou responsáveis dos alunos.

A Coaes reforça a importância na colaboração de todos para que possam garantir as cestas básicas para aqueles estudantes que, de fato, estejam necessitando desse auxílio alimentar.

Descrição do conteúdo da cesta básica:

Açúcar (1 kg);
Arroz parboilizado (2 kg);
Biscoito tipo cream cracker (1 pct de 400g);
Feijão carioca (2 kg);
Flocão de milho (2 pct de 500g);
Leite em pó integral (2 pct de 200g);
Macarrão espaguete (1 pct de 500g);
Sal refinado (1 kg);
Sardinha em molho de tomate (2 latas de 125g).