Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Semana da Mulher

Ser mulher e os desafios cotidianos

Ana Barros fala sobre suas alegrias e dificuldades no universo feminino

Publicada em 11/03/2020 Atualizada há 1 ano

Ana Barros, professora do Campus Natal - Cidade Alta

“É muito marcante como a gente lida com as adversidades e como as mulheres, no geral, são fortes e batalhadoras”. Assim, Ana Barros, 37, fala com admiração sobre as mulheres de sua vida. Conhecendo um pouco mais sobre sua história, percebemos que a fala também é sobre ela mesma.

Ana, que reside em João Pessoa/PB com marido e duas filhas, diariamente se desdobra nos papeis de mãe, esposa, profissional e tantas outras personagens que vive para dar conta dos desafios do dia a dia. “Acho que o maior desafio que encontro como mulher é conciliar todas as demandas e as atividades que tenho interesse ou que tenho que fazer”, diz ela, tentando fugir do estereotipo que “força” a mulher moderna a ser multitarefa e ter que resolver tudo ao mesmo tempo.  “Mas, no final das contas, eu acho que essa é uma realidade e uma dificuldade mesmo: conseguir dar conta de todos os âmbitos da nossa vida”, completa.

Professora do Campus Natal – Cidade Alta do IFRN, ela se desloca de João Pessoa à Natal, onde trabalha. A viagem semanal é cansativa, mas não desanima a educadora que fala com entusiasmo sobre seu trabalho. “Para mim é um grande orgulho ser professora no IF, no IFRN e no Campus Natal – Cidade Alta. Sinto-me contemplada sempre com as oportunidades de aprender fazendo parte dessa instituição e deste campus”.

Sobre suas referências femininas, Ana fala sobre sua admiração pelas mulheres, com orgulho das mulheres que suas filhas têm se tornado; de sua mãe e irmã, como modelos ao longo da vida; e, de colegas de trabalho, “em ver como elas lidam com suas atividades aqui, com a comunidade, com suas famílias, com a vida”.

Nesta trajetória, Ana, a mulher, viveu muitas histórias e tem muitos momentos marcantes para lembrar. Dentre tantos, Ana, a mãe, ressalta “a maternidade, a vida como mãe”. Ana, a profissional, destaca um momento especial mais recente, no ano de 2014, “quando eu comecei a trabalhar aqui no IFRN e, no mesmo mês, eu fui aprovada no doutorado. Então, foi um momento de duas conquistas”.

Assim como Ana, muitas outras mulheres têm histórias para contar. Ao longo desta semana, marcada pelo Dia Internacional da Mulher (8), contaremos outras histórias de mulheres que vivem e fazem o Campus Natal – Cidade Alta do IFRN.

 

Mensagem às mulheres

 

“Gostaria tanto de parabenizá-las pela força, pela dedicação e por todas as características que mencionei, como também, oferecer certo acolhimento, um conforto, para que a vida seja mais leve. Desejando que não passássemos por questões que sabemos que são normalmente muito agressivas à nós, mulheres. E que a gente tivesse uma vida mais feliz, mais tranquila, mais em paz.”

 

 

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas