Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

reunião

Reunião aberta a estudantes esclarece sobre rotinas do Campus durante pandemia

O retorno às atividades também foi pautado

Publicada em 18/06/2020 Atualizada há 12 meses

Atendendo solicitação do corpo estudantil, o Campus Natal – Cidade Alta realizou, nesta quarta-feira (17), uma reunião aberta entre servidores e estudantes. O pedido surgiu de uma preocupação de alunos e alunas quanto aos rumos que a instituição está seguindo neste contexto de pandemia de Covid-19 e de uma gestão pro tempore.

Na reunião, foram pautadas, para esclarecimento das dúvidas, diversas ações que estão em andamento durante o período de suspensão de atividades presenciais. Dentre elas, o Diretor-Geral, professor Ayres Nogueira, explanou, principalmente, sobre a execução das obras de ampliação da Unidade Rocas, que estavam sendo realizadas quando os estudantes deixaram o Campus.

Ainda, para o conhecimento do trabalho de outros setores da instituição, foram repassadas informações da atuação da Coordenação de Pesquisa e Inovação (Copein) e da Diretoria Acadêmica (Diac) do Campus, bem como do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex) e do Conselho Superior (Consup).

Afastados da instituição desde o dia 17 de março, por força da suspensão das atividades acadêmicas devido à pandemia, os estudantes tiveram oportunidade de ouvir um representante do Comitê Covid-19 quanto às ações que o instituto vem tomando ao longo desse tempo no tocante à pandemia. O servidor Thiago Raulino falou sobre o “Plano de Contingência do IFRN para Enfrentamento do Novo Coronavírus”, documento elaborado para orientar a instituição quanto às “diretrizes na estruturação da rotina institucional” para quando o retorno das atividades presenciais de servidores, funcionários e discentes. 

Em sua fala, Raulino reforçou a importância de estudantes, terceirizados, estagiários e servidores participarem da pesquisa sobre condições de saúde da comunidade, elaborada pelo Comitê em parceria com o Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi/Cnat). Os dados coletados irão subsidiar medidas de enfrentamento à pandemia no Instituto. 

A pandemia do coronavírus provocou mudanças severas na sociedade de forma geral. Cientes de que muitos de nossos alunos dependem de bolsas para se manterem na instituição, a Coordenação de Atividades Estudantis (Coaes), vem articulando ações de suporte e manutenção básica desses estudantes. Dentre elas, sistematizou e está realizando a doação de cestas básicas às famílias de alunos em vulnerabilidade social. A Assistente Social Rosemery Medeiros explicou como essa ação vem sendo realizada e como os estudantes podem participar. 

Como expressão discente e representantes do Grêmio Estudantil Presidente Café Filho, as alunas Kaline Silva e Letícia Miranda falaram de algumas ações que a agremiação vem desenvolvendo junto aos estudantes.

Para além da situação de pandemia, a instituição passa por uma gestão temporária que provoca muitos questionamentos por parte dos alunos, principalmente relativas ao retorno das aulas e posicionamentos sobre uma deflagração de greve. Na reunião, algumas dúvidas foram esclarecidas com relação ao retorno das aulas, ressaltando-se que estão sendo acompanhados os decretos estaduais e analisadas as informações repassadas pelas organizações de saúde e sanitárias do estado. 

Por fim, sobre uma possível greve por parte dos servidores, foi exposto que esses direcionamentos serão pautados pelas decisões nas assembleias realizadas pelo Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissionais e Tecnológica (Sinasefe). Como encaminhamento, foi solicitado pela representação estudantil um novo encontro para maior esclarecimento sobre prós e contras de uma greve no atual cenário pelo qual passamos na instituição.