Comunidade

Relatório de pesquisa coleta demandas comunitárias de cinco bairros

Iniciativa é desenvolvida pelo projeto “Laboratório de Planejamento 1.0” do Campus Natal - Cidade Alta

Publicada em 23/03/2022 Atualizada há 12 meses

Os resultados da pesquisa possibilitarão o desenvolvimento de projetos de extensão que atendam às comunidades

O Projeto de Extensão “Laboratório de planejamento - 1.0. Estratégia de comunicação extensionista” surgiu em 2021 com o objetivo de criar um núcleo permanente de prática profissional na área de comunicação. Diante dessa proposta, foi planejada e realizada uma atividade de pesquisa de sondagem. Foram utilizadas 36 questões quantitativas e qualitativas através de questionário no Google Forms afim de possibilitar o rápido uso das informações. O foco principal foi de identificar em números percentuais o perfil social e cultural, a atuação profissional e a sua relação com as redes sociais e internet dos entrevistados.

O projeto ouviu 116 pessoas das comunidades que circundam o Campus Natal – Cidade Alta do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (FRN): Rocas, Mãe Luíza, Cidade Alta, Ribeira e Passo da Pátria. Em função da biossegurança, a forma de pesquisa foi totalmente remota, feita entre os dias 8 de novembro de 2021 e 15 de dezembro do mesmo ano. Toda essa comunidade dos cinco bairros representa uma população total de 34.329 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A partir da conclusão da pesquisa e o seu resultado, a Coordenação de Extensão (Coex) da unidade da Cidade Alta utilizará dos dados para tomar decisões de suas demandas por projetos de extensão que atendam aos anseios das comunidades em seu entorno. O produtor Cultural e Coordenador do projeto, Giovanny Gerolla vê na pesquisa uma oportunidade de entender o que as cinco comunidades precisam ou gostariam de ter: “Além de subsidiar o desenvolvimento de projeto gráfico e de plano de mídia para a divulgação de atividades de interesse e melhorando sua comunicação além dos muros, o método revelou ser de enorme serventia para uma coleta mais espontânea e precisa das demandas comunitárias, a aproximação da instituição à realidade social circundante é importante incentivo à autocrítica quanto aos caminhos até aqui percorridos”, comentou.

Pesquisa de campo

Conforme apresentado no Relatório da Pesquisa de Sondagem, a maioria de 67,2% dos entrevistados residem nos bairros de Mãe Luíza e Rocas. Sendo que 59,61% destes demonstraram um índice de interesse maior em temas como “Saúde e bem-estar” e “Cultura e entretenimento". Ao responder a pergunta “O que você quer muito ter no seu bairro, bem perto de casa?”, observou-se que todas as cinco alternativas mais votadas foram opções voltadas para políticas públicas sociais, os destaques ficaram para as opções “Educação para adultos e idosos” e “Distribuição de alimentos e outras doações de primeira necessidade”. A pesquisa, que apresenta o nível estatístico de segurança dos resultados de 95%, também concluiu apurações à respeito de temas de práticas esportivas, culturais e turísticas.

Ao identificar e estabelecer, num primeiro plano, as demandas comunitárias que poderiam ser atendidas pelo Campus Natal - Cidade Alta através do formato de futuros projetos de extensão, é esperado que a partir dos dados coletados seja desenvolvido um plano de mídia e comunicação para a Coordenação de Extensão. Bem como avaliar a viabilidade de projetar um blog para a Coex/CAL afim de ampliar e melhorar a comunicação do setor com os proponentes de projetos, sejam docentes, técnicos-administrativos, corpo discente e, por fim, com outras instituições e as sociedades brasileira e internacional, de forma mais abrangente.

Acesse

Laboratório de Planejamento 1.0: Resultados da Pesquisa de Sondagem