Jogo Digital

Projeto de Extensão lança jogo com temática de conscientização contra a Covid-19

Jogo está disponível para dispositivos móveis e navegador web.

Publicada em 01/04/2022 Atualizada há 1 ano

Proposta obedeceu todas as diretrizes do edital e foi selecionada pelo Campus Cidade Alta

Quem se imaginou virando um simpático jacaré após tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, ganhou a possibilidade de vivenciar essa experiência com o lançamento do jogo sério digital "Jacaré Covid-19" neste último 31 de março de 2022. O videogame é o resultado final do Projeto de Extensão "Desenvolvimento de Jogo Sério Digital sobre a Covid-19" e está disponível gratuitamente para dispositivos móveis por meio do site: www.jacarecovid19.com.br.

Os “Jogos sérios” têm recebido uma atenção significativa entre os pesquisadores. O termo é utilizado para se referir aos jogos digitais que possuem um propósito específico além do entretenimento, geralmente abarcando temas educativos. Com o objetivo de auxiliar o processo de aprendizagem acerca do vírus e conscientizar a importância da vacinação no combate à doença entre o público infanto-juvenil, o desenvolvimento do projeto se deu entre setembro de 2021 e março de 2022, através da aprovação no Edital Nº 08/2021-Proex/IFRN - Ação Emergencial Covid-19. A equipe responsável pelo jogo é formada por alunos dos cursos Técnico Integrado em Multimídia e Tecnologia em Produção Cultural do IFRN Campus Natal - Cidade Alta, sob a coordenação do professor Carlos 'Café' Dias. “A motivação para o desenvolvimento do projeto foi o potencial que a criação de jogos digitais traz para o campo educacional, especialmente na área da Educação em Saúde, na busca por motivar e engajar os aprendizes de forma desafiadora com os conteúdos do processo de ensino-aprendizagem apresentados de forma lúdica e interativa”. Justificou o professor.

O Jogo

Com um visual 2D e trilha sonora que relembra os antigos consoles portáteis, o "Jacaré Covid-19" coloca o jogador na pele de um personagem jacaré que, a princípio, está se locomovendo em direção a uma unidade de saúde do SUS a fim de tomar a dose da vacina contra a doença. Antes de sair nas ruas, o herói faz o uso de álcool em gel e máscara facial. O estudante de Jornalismo, Ramon Soares, conheceu o jogo e compartilhou da sua experiência inicial: “Acho que o jogo aproxima o conhecimento proporcionado pelo IFRN à comunidade (…) ao jogar, pude me divertir ao mesmo tempo que fui relembrado de coisas básicas que ainda preciso adotar no combate à pandemia, a exemplo do uso de álcool em gel”, relatou.

Carlos 'Café' Dias acredita que atualmente o uso de jogos digitais é visto como uma evolução interessante no campo da educação que motiva os alunos em experiências envolventes que promovam a construção de conhecimentos de forma mais interativa: "Por meio do design de jogos digitais, tem sido cada vez mais simples o desenvolvimento de estratégias educativas com jogos sérios, ferramentas de aprendizagem com forte apelo motivacional para os jogadores", comenta o coordenador.

Jacarecovid19.com.br

Instagram - Jacaré Covid-19