Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Formação

Projeto cultural oferece 300 vagas em cursos gratuitos para mulheres

As inscrições do “Mais Mulheres na Cultura” seguirão abertas até às 13h desta sexta-feira (13).

Publicada em 11/05/2022 Atualizada há 1 ano

O Projeto visa a inclusão de mulheres com 18 anos ou mais no âmbito cultural.

Buscando diminuir as desigualdades de gênero e visando a ampliação das oportunidades de emprego e renda para o público feminino, o projeto "Mais Mulheres na Cultura" está com inscrições abertas entre os dias 6 e 13 de maio de 2022. Estão sendo disponibilizados 12 cursos, sendo 1 deles exclusivo para a preparação pedagógica das ministrantes, e os outros 11 cursos, com 25 vagas cada, para o público geral.

A iniciativa da oferta dos cursos partiu de um grupo de mulheres que atuam no mercado cultural em Natal, na área de projetos e eventos. Segundo Mary Land Brito, uma das coordenadoras do "Mais Mulheres na Cultura", a ação busca aumentar a capacitação das alunas em habilidades técnicas específicas dentro do setor. “Essas oficinas foram planejadas a partir do olhar de mulheres produtoras. Percebemos que no âmbito cultural, existem bastante demandas e ao mesmo tempo não se viam muitas mulheres atuando na área, foi a partir desses dois critérios básicos que nasceu a motivação do projeto”, explica.

O "Mais Mulheres na Cultura" foi construído em diálogo com a vereadora Brisa Bracchi e em parceria com o Campus Cidade Alta do IFRN, através dos projetos de extensão Cinemateca Potiguar, Cine Poty e Núcleo de Produção Digital. O projeto ainda conta com o apoio da Prefeitura do Natal, Funcern e Funcarte.

Formações gratuitas

As formações gratuitas, presenciais e on-line serão ministradas por trabalhadoras especializadas nas áreas musical, audiovisual e da produção cultural, cada curso terá duração máxima de uma semana. Todas as aulas presenciais ocorrerão na unidade Rocas do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN. Alternando entre os turnos da manhã e tarde, será permitido que cada pessoa se matricule em até três cursos, porém identificando qual deles têm prioridade na escolha. No caso de houver vagas residuais em algum dos outros dois cursos selecionados, a inscrita tem a possibilidade de realizar mais de uma formação.

No audiovisual, o conteúdo das oficinas serão voltados para a produção de roteiros, produção e gestão de filmes. Na área de produção, o foco será nos ensinamentos de realização de eventos e a sua divulgação em novas mídias. O terceiro e último foco dessas formações será para a compreensão da gestão pública e como atua. Uma das oficinas é ofertada exclusivamente para todas as ministrantes dos cursos, afim de organizar as disciplinas e as aulas.

Para participar do "Mais Mulheres na Cultura", as interessadas devem acessar o formulário de inscrições disponível no perfil oficial do projeto no Instagram, ou clicando AQUI. A seleção será feita pelas professoras ministrantes das oficinas. 40% das vagas são reservadas para as mulheres negras, indígenas, quilombolas e de baixa renda.

CursoPeríodo
Produção de Shows, Eventos e Festivais23 a 27 de maio
Roadies - Assistentes de Palco23 a 27 de maio
Departamento de Áudio para Audiovisual30 de maio a 03 de junho
Elaboração, Gestão e Captação para Projetos Culturais30 de maio a 03 de junho
Montagem e Finalização30 de maio a 03 de junho
Direção para Audiovisual06 a 10 de junho
Departamento de Câmera para Audiovisual06 a 10 de junho
Produção Musical06 a 10 de junho
Gestão Criativa de Carreiras e Grupos Artísticos13 a 17 de junho
Roteiro para Audiovisual Autoral13 a 17 de junho
Produção de Conteúdo para Mídias Sociais03 a 17 de junho

Acesse

Mais Mulheres na Cultura 2022

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas