Um primeiro olhar para novas leituras

Projeto "Leitura à primeira vista" estimula alunos a descobrirem novos livros.

Publicada em 10/02/2017 Atualizada há 1 ano

Como seria se você desse de cara com um livro que tem tudo a ver com você? Foi pensando nisso que surgiu o projeto “Leitura à primeira vista” na Biblioteca Débora Machado. A proposta é disponibilizar livretos com as primeiras páginas das publicações selecionadas para que a partir de um contato despretensioso, os alunos sintam o desejo de ler o restante da história.

Neste mês estão disponíveis “Dos Bondes Ao Hippie Drive-in, fragmentos do cotidiano da Cidade do Natal” e “Corpo e Alma da Cidade: Natal entre 1900 a 1930”. “Eu particularmente gosto muito de ler, então pensei que se aproximássemos ainda mais os livros das pessoas, elas pudessem começar uma leitura sem compromisso e sentissem vontade de continuar”, explica Cleane Bondade, auxiliar de biblioteca e uma das idealizadoras do projeto.

Ali ao lado dos computadores, local muito frequentado pelos estudantes, está uma prateleira que constantemente recebe livros diferentes. Lá estão as cópias dos exemplares, que todos podem folhear e até levar pra casa.

“É uma ótima ideia porque nós estamos acostumados a vir na biblioteca apenas para usar o computador, os livros disponíveis assim vão despertar mais o interesse”, afirma a aluna Joseane Lino, 44.

A Biblioteca Débora Machado funciona de segunda a sexta das 9h às 21h no IFRN Cidade Alta. É aberta ao público em geral e possui um acervo de mais 8.000 livros.