Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Projeto “Mais Mulheres na Cultura” promove Aula Aberta

Evento abre a programação do projeto, que soma mais de 500 alunas inscritas.

Publicada em 18/05/2022 Atualizada há 1 ano

A primeira oficina do projeto "Preparação das Disciplinas e Técnicas de Sala de Aula",  aconteceu em 16 de maio, com a presença das instrutoras dos cursos.

Descrito como um momento organizado para debater a inserção profissional das mulheres na cena cultural de Natal, no próximo dia 19 de maio, o pátio do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN sedia a Aula Aberta do projeto “Mais Mulheres na Cultura”. Esta ação pretende reunir de forma presencial as mulheres que estudam ou trabalham no projeto, além dos financiadores e a comunidade interna do Campus que se interessa pelo debate sobre o tema. O evento acontece logo após a “Mesa de Lançamento do Projeto Mais Mulheres na Cultura”, e conta com participação das agentes culturais Alice Carvalho, Clotilde Tavares, Haylene Dantas, Tatiane Fernandes e Khristal.

A coordenadora do projeto de extensão, Mary Land Brito, está à frente da organização do evento: “O Mais Mulheres na Cultura é uma iniciativa que entende que a capacitação é um instrumento de empoderamento e fortalecimento da cadeia produtiva das mulheres. O projeto foi pensado para que através de cursos, novos aprendizados e competências sejam compartilhadas para outras mulheres que têm o interesse de fazer parte das áreas culturais, audiovisual e eventos”, explica.

Aprender e lecionar

O curso de “Produção Musical” é uma das 12 oficinas ofertadas pelo “Mais Mulheres na Cultura”. Com o objetivo de capacitar a aluna a produzir suas próprias músicas, de outros artistas, remixes, re-edits e remakes, o curso é ministrado pelas artistas Vitoria de Santi e Khrystal.

Compositora, intérprete, atriz e produtora musical, é a primeira vez que a cantora potiguar Khrystal ministra um curso. “Eu estou muito honrada de estar do lado da Vitória de Santi nessa oficina, estaremos juntas falando sobre música num formato de bate-papo em uma troca de experiência”, comenta.

Com mais de 20 anos subindo aos palcos do norte ao sul do país, Khrystal aprendeu como tomar rédeas de sua própria carreira e passou a assinar seus próprios discos em 2012. Sua participação no “Mais Mulheres na Cultura” despertou em si, um novo ponto de vista dentro do cenário. “O meu ambiente musical sempre foi e ainda é bastante masculino, ver tanta procura das mulheres pelas oficinas provou pra mim que esse desejo de ver e se transformar está no ar. Vai ser um movimento bem bonito, tem muita mulher interessante querendo viver cultura de um jeito diferente em Natal. Isso enche meu coração de alegria”.

Sobre o projeto

O "Mais Mulheres na Cultura" foi construído em diálogo com a vereadora Brisa Bracchi e em parceria com o Campus Cidade Alta do IFRN, através dos projetos de extensão Cinemateca Potiguar, Cine Poty e Núcleo de Produção Digital. O projeto ainda conta com o apoio da Prefeitura do Natal, Funcern e Funcarte. As formações gratuitas, presenciais e on-line tiveram mais de 500 mulheres inscritas entre os 12 cursos ofertados nas áreas de produção, gestão, capacitação técnica e audiovisual.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas