Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

Professor do Campus Cidade Alta recebe prêmio internacional

Bruno Rafael ganhou "Premio Extraordinario de Doctorado" pela qualidade da sua tese elaborada

Publicada em 29/07/2022 Atualizada há 1 ano

O professor Bruno Rafael Costa tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística Aplicada.

O professor de Língua Espanhola e de Português para Estrangeiros do Campus Cidade Alta do IFRN, Bruno Rafael Costa, recebeu o Premio Extraordinario de Doctorado pela sua tese que tem o título “Variación lingüística y enseñanza de español para brasileños”, traduzindo para o português, “Variação linguística e ensino de espanhol para brasileiros”.

A premiação se dá mediante o programa de Filología: estudios lingüísticos y literarios – teorías y aplicaciones na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) em Madrid (Espanha). Além do trabalho de Bruno, outras três teses receberam o prêmio relativo ao programa.

Para a obtenção da menção, a banca da defesa deve qualificar o trabalho como “cum laude”, frase em latim usada para indicar alto nível acadêmico. Todos os membros da banca devem apontar que a tese elaborada possui a qualidade acadêmica suficiente para poder concorrer ao prêmio.

Doutorado em cotutela

Em 2016 o professor se afastou do IFRN para realizar o doutorado na UNED com um período de cotutela internacional no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFRN. A modalidade de Cotutela de tese tem como característica principal a inscrição plena do doutorando em duas universidades de países distintos, e a obtenção do título de Doutor em ambas as instituições. Com essa possibilidade, Bruno Rafael teve o direito de obter dois diplomas com o título, um de uma universidade europeia, e outro, de uma brasileira.

Durante o seu período de estudos na Espanha, o professor foi um dos três convidados para apresentar a tese no XIII Seminário Internacional de Estudos Filológicos, que acontece todo ano. O evento viabiliza para que novos alunos do doutorado tenham oportunidade de ver a tese de outros alunos.

Projeto Parceiro Linguístico

Atualmente, o professor Bruno Rafael está em colaboração na Assessoria de Extensão e Relações Internacionais como Assessor de Políticas Linguísticas e desenvolve, junto com a professora, Tatiani Novaes, o projeto de extensão “Parceiro Linguístico”.

À frente da coordenação do projeto, Bruno conta que o objetivo principal do Parceiro Linguístico é desenvolver a proficiência em português dos estudantes estrangeiros do Campus Zona Leste do IFRN. “Uma vez por semana, os alunos de Produção Cultural do CAL falam em português com os alunos estrangeiros de universidades conveniadas. Na ocasião, a cultura brasileira é apresentada aos estudantes estrangeiros através das diferentes linguagens artísticas, como novelas, música e dança”, explica. A partir de setembro, o projeto pretende ampliar as sessões de conversação em espanhol para alunos do Campus que desejam melhorar sua proficiência.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas