Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Oficina com grupo Barbatuques

Percussão corporal é o foco da oficina ministrada por Fernando Barba, fundador do grupo Barbatuques, em maio no IFRN Cidade Alta

Publicada em 08/05/2012 Atualizada há 1 ano

Entre os dias 14 e 18 de maio o projeto De Fora Adentro (NAC/UFRN) em parceria com IFRN Cidade Alta iráoferecer a oficina de Percussão Corporal, ministrada por Fernando Barba doGrupo Barbatuques.

Fernando Barba, fundador e componente do grupo, desenvolverá umaoficina de percussão corporal que dará suporte a um processo coletivo paracriação de uma intervenção artística na cidade. Serão ofertadas duas turmas com20 vagas cada e carga horária de 15h. As inscrições podem ser realizadasatravés do e-mail casamaeterra@hotmail.com ou na Coordenação de Extensão do IFRN Cidade Alta. O valor dainscrição é R$100.

DE FORA ADENTRO

O projeto De Fora Adentro foi lançado na 62° Reunião da SBPC- Ciênciasdo Mar. Vinculado ao Núcleo de Arte e Cultura da UFRN, tem como objetivofundamental desenvolver, difundir e popularizar pesquisas e resultadoscientíficos transdisciplinares que proporcionem ao público uma compreensãomenos fragmentada sobre as relações humanas para com o meio ambiente.

O produto principal do projeto é um Mapa Gigante da Cidade de Natal,resultado da montagem de fotos aéreas de toda a cidade, impresso em banner,medindo 350 m², o qual as pessoas podem caminhar e reconhecer a totalidade dacidade desde uma visão macroscópica.

BARBATUQUES

O Barbatuques produz música orgânica utilizando o próprio corpo comoinstrumento musical. Melodias e diferentes ritmos musicais são criados a partirde efeitos de voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo humano: palmas,estalos, batidas, mãos e pés em sintonia.

O núcleo artístico e pedagógico Barbatuques foi fundando em 1996 pelomúsico Fernando Barba e possui 13 integrantes. Desde então, vem desenvolvendopesquisas sobre o tema e nelas descobrindo quantidade de sons suficiente paratransformar o corpo em uma verdadeira orquestra sinfônica.

Atualmente o Barbatuques possui uma agenda de shows consistente noBrasil, com turnês internacionais, festivais e eventos relevantes por todo omundo, além das oficinas e workshops de percussão corporal que ministra. Suaforma singular de fazer música tornou o grupo reconhecido e respeitado no meioartístico, corporativo e pedagógico.

--

Serviço

OficinaPercussão Corporal com Barbatuques

De 14 à18 de maio de 2012 no IFRN Cidade Alta | Avenida Rio Branco, 743

Informações:Mauricio Camargo | 8702-2784 ou Coord. Extensão do IFRN Cidade Alta

Valor da inscrição: R$100