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NOTA

Nota de esclarecimento aos estudantes sobre o resultado da seleção para os programas de assistência estudantil

Publicada em 28/05/2020 Atualizada há 12 meses

A Coordenação de Atividades Estudantis (Coaes), por meio do Serviço Social do Campus Natal - Cidade Alta, publicou no último dia 22 de maio, o resultado da seleção (inscrição/renovação) para os Programas de Alimentação Estudantil, Apoio à Formação Estudantil, Auxílio Transporte e Auxílio Moradia, referente ao ano letivo de 2020, de acordo com o EDITAL Nº 001/2020 – DIGAE/IFRN.

O processo de avaliação socioeconômica realizado pelas assistentes sociais do Campus, como dos profissionais dos demais campi do IFRN, tem respaldo no Código de Ética do Assistente Social, na Lei de Regulamentação da Profissão e no Projeto Ético-Político do Serviço Social. Além disso, em se tratando da atuação do profissional de serviço social na política de educação, tomamos por base o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), no qual os critérios de seleção dos estudantes levam em consideração o perfil socioeconômico dos alunos, além de critérios estabelecidos de acordo com os documentos institucionais, especialmente, no caso do IFRN, dos regulamentos dos programas e auxílios. 

Importante esclarecer que a instrumentalidade do serviço social, presente durante todo o processo de seleção da bolsa e auxílios, é constituída das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Na prática, essa instrumentalidade para identificar o perfil socioeconômico dos alunos foi materializada pela análise dos motivos das solicitações, da documentação apresentada pelos estudantes, das informações preenchidas por eles na caracterização social no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) e da entrevista (presencial e/ou telefônica) com alguns alunos.  

Também é relevante esclarecer que a entrevista social, mesmo não tendo sido realizada com todos os inscritos, não inviabilizou a identificação do perfil de vulnerabilidade social das famílias. A propósito, salientamos que a identificação e o reconhecimento das situações de vulnerabilidade e risco presentes no cotidiano das famílias são competências privativas do profissional em serviço social, abalizadas pela sua formação acadêmica. Portanto, o significado dado pelo senso comum aos problemas sociais, desconsidera a singularidade de cada família e simplifica situações e a história de vida das pessoas.

Compreendemos a tristeza e a frustração dos alunos que não foram selecionados, para outros auxílios e/ou programa, no entanto, buscamos atendê-los nos auxílios de alimentação e transporte, principalmente na alimentação, se o aluno tiver se inscrito e apresentar necessidade. Por conseguinte, solicitamos que, nesse contexto de pandemia, os estudantes procurem o serviço social, visto que muitas situações da vida se modificaram. Esclarecemos que poderemos fazer o acompanhamento social do estudante em parceria com a rede de proteção social do município em que o aluno reside a fim de que as demais necessidades sociais possam ser basicamente atendidas. 

É necessário reforçar que no processo de seleção dos programas e auxílios da assistência estudantil, diante das inúmeras situações de vulnerabilidade e risco social apresentadas pelos estudantes, bem como a oferta limitada de vagas (planejada de acordo com o orçamento do campus para a assistência estudantil), tentamos, em meio aos desafios do home office, fazer um trabalho de qualidade, pautado por princípios éticos e técnicos. 

Por fim, ressaltamos que, no momento, só há necessidade do envio dos dados bancários dos estudantes selecionados para o Auxílio Moradia e Programa de Apoio à Formação Estudantil. Demais esclarecimentos no que concerne ao processo de avaliação socioeconômica, pedimos que entrem em contato através do e-mail servicosocial.cal@ifrn.edu.br.

Fiquem em casa e se protejam! Vamos superar a pandemia!

 

Serviço Social
Campus Natal – Cidade Alta
Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte

 

Palavras-chave:
ensino

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