napne

Napne e professores do Curso de Produção Cultural discutem estratégias de ensino

Servidores buscam meios para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem

Publicada em 09/04/2020 Atualizada há 1 ano

Aconteceu nesta quarta-feira (8), reunião remota envolvendo o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e os professores do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural, tendo como pauta as estratégias de ensino para incluir estudantes com deficiência matriculados no curso.

Na ocasião, O Napne, por meio de sua coordenadora Mary Land Brito, apresentou o resultado de anamneses e entrevistas realizadas pela equipe do núcleo com estudantes com deficiência que estão cursando Produção Cultural. Além disso, a equipe do Napne sugeriu formas para abordar os conteúdos e para conduzir as aulas de modo a proporcionar aprendizado mais eficiente a esses alunos. Os professores participaram ativamente do debate, expondo dificuldades e soluções encontradas ao longo das primeiras semanas do semestre 2020.1.

Como encaminhamento da reunião, foi apontado um novo encontro entre a equipe do Napne e os docentes de Produção Cultural a ser realizado no dia 22 de abril, com o objetivo de elaborar coletivamente planos individuais de estudo para os discentes com necessidades educacionais específicas.

Sobre o Napne

O Napne é um órgão institucionalizado no IFRN pela Portaria n.º 1533, de 21/05/2012 e Resolução Nº 41/2016-CONSUP/IFRN por intermédio do Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Tecnep).

O objetivo geral do núcleo é definir diretrizes que promovam a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, buscando o respeito às diferenças e à igualdade de oportunidades.

No Campus Natal – Cidade Alta, o Napne, conforme exposto na Portaria n.º 95/2020, de 31/03/2020, apresenta equipe multiprofissional composta por profissionais da Equipe Técnico-Pedagógica, assistentes sociais, psicólogas, enfermeira, docentes e discentes. Além disso, conta com o apoio de psicopedagoga, ledora e cuidadora.

A atuação do núcleo no campus ocorre por meio de: reuniões semanais do Napne e equipe de apoio; entrevista e anamnese com os novos estudantes e seus familiares; elaboração de Plano de Estudo Individualizado (PEI) dos estudantes; reuniões com os estudantes (individualmente e intervenção na turma); reuniões com os docentes; agenda semanal da equipe de apoio; ficha de acompanhamento geral dos estudantes pela equipe de apoio e relatório quinzenal da psicopedagoga.