Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

produção cultural

Grupo de pesquisa discute o setor da produção cultural no contexto da Covid-19

A intenção é compreender os impactos da quarentena em sua cadeia produtiva

Publicada em 15/06/2020 Atualizada há 1 ano

Considerando as repercussões da pandemia da Covid-19 no setor cultural, o grupo de pesquisa “Estudos sobre Produção Cultural e Linguagens Artísticas” está desenvolvendo projeto de estudo sobre a cultura em tempos de pandemia. Criado em 2012, o grupo é coordenado pela professora Nara Pessoa e conta na sua equipe com professores, estudantes e ex-alunos do Curso de Produção Cultural.

Para entender o cenário em movimento da cultura neste período de isolamento, os pesquisadores do grupo têm se reunido semanalmente, de modo virtual, a fim de discutir e analisar como artistas e produtores culturais estão enfrentando as limitações impostas pela quarentena. Segundo a professora Andréa Costa, “a intenção do grupo é entender os novos formatos digitais que estão sendo gerados neste contexto de pandemia para os eventos culturais”.

A produtora cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc-RN) e ex-aluna do Curso de Produção Cultural, Hilana Bernardo, assinala que, “dentre os formatos digitais utilizados neste período, as lives via redes sociais estão sendo bastante exploradas. Assim, o grupo busca, por exemplo, analisar os diversos tipos de lives nas linguagens artísticas: artes cênicas (teatro, dança e circo), música, artes visuais, literatura, audiovisual, cada uma com a sua especificidade. E, além disso, o grupo busca identificar como o público está reagindo a esses formatos”.

Durante a pandemia, até o momento, o grupo constata que o setor cultural – em toda sua cadeia produtiva – é um dos mais prejudicados. Há muitas incertezas também para o momento posterior à quarentena, pois não se sabe como será o retorno aos eventos presencias. Sobre isso, o professor João Simões ressalta que “os encontros do grupo de pesquisa podem colaborar para mantermos os laços educacionais e discutirmos possíveis estratégias para o futuro”. 

Como resultado dos encontros, o grupo pretende apresentar um mapeamento dos novos formatos digitais para eventos culturais a fim de fundamentar e contribuir com as reflexões desenvolvidas sobre o setor cultural.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas