Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Galeria Itinerante

Galeria Itinerante de Arte Potiguar leva arte à Praia dos Artistas

Exposição recebeu a visita de jovens associados à APABB

Publicada em 25/02/2013 Atualizada há 1 ano

Grupo da APABB visita a exposição e participa do evento multidisciplinar

A Galeria Itinerante de Arte Potiguar entrou “No Caminho dos Sabores” levando a arte potiguar ao público da Praia dos Artistas. O novo endereço é o salão do Restaurante e Pizzaria Mamma Itália onde a exposição permanecerá até o dia 28 de fevereiro.

Até agora, a Galeria Itinerante esteve aos olhos de uma média de duzentas pessoas, entre elas, clientes do restaurante e também curiosos que quiseram ver de perto o evento que une artes visuais, gastronomia e música.

No sábado, dia 23, um grupo de jovens da APABB – Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil – visitou o restaurante e prestigiou a exposição em todos os seus aspectos. Kalianne Lima, Técnica de Lazer e acompanhadora do grupo, diz que a iniciativa é muito interessante. “Na APABB, organizamos roteiros de acordo com a agenda cultural da cidade para inserir no projeto “Passeio”. O objetivo é romper com as barreiras culturais e físicas e mobilizar a sociedade para receber as pessoas com deficiência, tornando a presença dessas pessoas algo natural, afinal, todos nós somos diferentes.” Kalianne  disse também que a integração de três elementos da cultura potiguar durante a passagem da Galeria Itinerante pelo Mamma Itália, permitiu ao grupo realizar uma atividade multidisciplinar.

Acrescentar música e gastronomia ao período de exposição da Galeria Itinerante no restaurante foi uma iniciativa da equipe do Mamma Itália, pois o estabelecimento cultiva valores como apreço a cultura local, causas humanitárias, alimentação saudável e sustentabilidade. O restaurante elaborou um cardápio exclusivo para a exposição bem como uma playlist especial com música de artistas locais.  

Sobre APABB

A Apabb – Associação de Pais e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade é uma instituição sem fins lucrativos, com certificado de filantropia e utilidade pública, voltada à inclusão e à qualidade de vida das pessoas com deficiência e ao apoio às suas famílias.
A Associação está presente no Distrito Federal e nos estados da Bahia, do Ceará, Espírito Santo, de Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, de Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
A Apabb tem como missão realizar ações em prol das pessoas com deficiência ede suas famílias, bem como trabalhar na defesa dos seus direitos, contribuindo para sua inclusão social e melhoria de sua qualidade de vida.
www.apabb.com.br

Sobre a Galeria Itinerante de Arte Potiguar

Iniciativa da direção do IFRN Cidade Alta e de alunos do curso de Produção Cultural, o projeto tem como O objetivo da exposição é levar a arte e seus sentidos para diferentes públicos e espaços, com o objetivo de despertar a sensibilidade dos indivíduos para o fazer artístico.

O projeto funciona como um formador de público e de opiniões, já que pretende retirar o mito de que a arte deve permanecer apenas sob os olhos da classe social detentora de maior poder aquisitivo. A Galeria Itinerante levará arte retratada através de obras em artes visuais para diversos pontos de circulação de pessoas na cidade, possibilitando aos indivíduos o contato com a arte, propiciando assim a sensibilização dos mesmos.

Artistas participantes:  Alexandre Ribeiro, Altemir Freire, Braga Santos, Jordão, Júlio Siqueira, Marcelus Bob, Mestre Fefeu, Rosa MC, Sheyla Batista, Vilela e Wodson Rodrigues