Covid-19

Estudantes criam material gráfico com orientações de higiene para conter a Covid-19

A proposta do professor é para que elas exercitem em casa os conteúdos das aulas

Publicada em 11/05/2020 Atualizada há 1 ano

Neste momento de suspensão de atividades letivas, o grande desafio tem sido realizar ações que envolvam os alunos de forma que eles possam exercitar as aprendizagens de sala de aula. Pensando nisso, o professor Fellipe Câmara vem desenvolvendo atividades para envolver estudantes em tarefas que ocupem o tempo ocioso.

A atual pandemia de covid-19 alertou a humanidade para manutenção de hábitos de higiene pessoal. Diante desta necessidade, o professor provocou um grupo de alunas a criarem um material informativo como forma de evitar da disseminação do vírus.

A equipe de criação, formada por Iris Gabriele, Ana Vitória Varela, Jennifer Stephannie, Aline Ester, Maria Cecília e Ingred Maciel, estudantes do quarto ano do curso técnico em Multimídia, desenvolveu um material gráfico com plaquetas de orientação para aplicação em residências e veículos.

Idealizador da atividade, o professor justifica que, “num momento em que a população está abraçando novos hábitos como limpar compras do supermercado e higienizar o carro, a proposta do kit é fixar esses procedimentos na mente das pessoas, como lembretes didáticos”.

Ações como esta, com orientação e prática dos conteúdos ensinados em aula, também permitem dar ocupação a estudantes que não estão conseguindo manter uma rotina de estudos nesse período afastados da escola.

As meninas relatam como têm passado esse período em casa. Sobre a rotina de estudos, “eu não estava vendo muitas coisas de matéria técnica. Meu cronograma tá focado no Enem”, comenta Iris. Aline diz que enfrenta “dificuldades para ter um ambiente calmo de estudos. Mas estou procurando acompanhar o que os professores disponibilizaram e assistindo videoaulas no YouTube”. Já a estratégia de Ingred é “revisar os conteúdos que já foram vistos no IF” e se aprofundar em tópicos que tem mais dificuldades.

Câmara explica que motivar as alunas para desenvolver esta atividade “permite que elas coloquem em prática as habilidades trabalhadas em sala de aula, em disciplinas técnicas como Planejamento Visual Gráfico e Design Editorial”. Para as estudantes, a realização do trabalho às fizeram sair da rotina. “Eu gostei muito porque não tinha feito tanta coisa assim antes com orientação. Ajudou a sair um pouco da inércia. E é legal trabalhar numa coisa que vai ser usada/distribuída”, analisa Ana Vitória.

Foram criadas quatro peças com instruções para aplicação em locais distintos, tais como: elevadores, portas de residências, banheiros, geladeiras e até veículos. O arquivo pode ser baixado no link no link ao final da matéria e impresso em impressoras domésticas.

Sobre outras propostas de trabalho envolvendo alunos, o professor adianta que pensam numa cartilha voltada para os pais. “Por enquanto, estamos observando as ações que têm sido desenvolvidas por outros campi do IFRN para identificar eventuais necessidades que ainda não foram atendidas”, explica.

Link do arquivo Plaquetas Covid-19