MULTIMÍDIA

Estudante de Multimídia foi o vencedor do Curtas de 1 Minuto – IFRN

A categoria fazia parte do Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa (Finc)

Publicada em 13/02/2020 Atualizada há 12 meses

Estudante de Multimídia, Edmundo Duarte.

O filme “é sobre enfrentar dificuldades e não deixar que elas tirem sua fé. É sobre a fome e a vivência nas ruas. É sobre vidas que são invisíveis aos nossos olhos e, por muitas vezes, aos olhos das autoridades, mas que, ainda assim, existem. Acima de tudo, o filme é sobre manter a esperança de que dias melhores virão.” Assim, Edmundo Duarte descreve o curta “Metade de Mim”, grande vencedor na mostra de Curtas de 1 Minuto – IFRN, voltada para estudantes dos Institutos Federais do estado, dentro do Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa (Finc), realizado em novembro/2019.

O curta tem seu mote numa realidade vivenciada diariamente nas ruas e que se finge não ver: a realidade da população de rua, ignorada, esquecida e tabulada em dados estatísticos. Porém, traz um olhar diferente do que se presume ao contato com moradores de rua.

Edmundo é aluno do curso técnico em Multimídia do Campus Natal – Cidade Alta do IFRN, onde encontra, segundo ele, suporte técnico, apoio e orientação de professores para trabalhar e desenvolver vários outros projetos ligados à produção de vídeos. “Estar no curso de Multimídia me ajudou a entender o que eu queria fazer e como fazer, tanto no filme desse ano quanto no do ano passado. Aplicar os conhecimentos da área técnica em práticas além da sala de aula é realmente importante pela questão da experiência. E eu sempre procuro fazê-lo para não ‘ficar parado’”, comenta o estudante.

Sobre o roteiro do filme, o estudante revela que surgiu de uma experiência vivida por ele. “Estava eu pela Cidade Alta quando me deparei [...] com um jovem pedindo comida e, quando entreguei para ele por engano a sacola que era minha, ele me avisou e a devolveu”, relembra. Surpreso com a atitude do rapaz, Edmundo conta que resolveu escrever a narrativa para o curta.

Para o projeto vencedor do festival, ele contou com orientação do professor Fellipe Câmara, que reforça o talento e potencial do estudante. “O roteiro já estava todo formatado, discutimos a fotografia e outros detalhes como os créditos”. Segundo Fellipe, Edmundo “é um aluno de múltiplas habilidades, bastante dedicado e criativo, sempre aberto a orientações e críticas a respeito do seu trabalho”.

O reconhecimento de seu trabalho acontece pela segunda vez dentro do festival. Em 2018, Edmundo levou o prêmio na mesma categoria com o curta “Um Corpo Só” e, este ano, repetiu o feito. Com a maturidade de quem já é veterano no Finc, o jovem cineasta diz que “é muito gratificante receber esse prêmio pelo segundo ano consecutivo. Para mim, fazer cinema é uma forma de mostrar ao mundo diferentes pontos de vista, e ser reconhecido por isso não tem preço”.

Abaixo, o link onde você pode conferir o vídeo vencedor da categoria "Curtas de 1 minuto - IFRN"

"Metade de Mim" (por Edmundo Duarte)