produção cultural

Espetáculo "Cidade Vestida" estreia no Museu Nacional da República

Apresentação acontece dia 3 de outubro, em Brasília, durante evento internacional de arte e tecnologia

Publicada em 01/10/2012 Atualizada há 1 ano

Espetáculo conta com produção de Daniel Torres, estudante do IFRN Cidade Alta. Foto: Maurício Camargo.

O Projeto De Fora Adentro e o grupo Nammu Dança ambos de Natal/RN, participam do 11° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#11.ART): homo aestheticus na era digital, no dia 3 de outubro às 19h, estreando o espetáculo Cidade Vestida no Museu Nacional da República, em Brasília, na abertura da exposição EmMeio#4.0.

Cidade Vestida nasce do diálogo tramado entre as artes visuais e o corpo que dança. Nessa conversa desvelam-se as experiências, olhares, vivências, sonoridades e perspectivas que se tem sobre a relação com a cidade e seu cotidiano. Em 15 minutos de apresentação, a cidade de Natal será representada com imagens da Redinha, Ponta Negra, Alecrim, Forte dos Reis Magos, rendeiras da Vila de Ponta Negra, Rio Potengi e seus manguezais.

O corpo branco e nu, a pele pintada, as grafias corporais e imagéticas vão compondo quadros, situações, tatuagens sonoras, visuais e poéticas de um lugar absorvido e vivenciado na carne, na pele, na ação dramatúrgica e coreográfica. O espetáculo é fruto das pesquisas e criações poéticas compostas para o espetáculo Cartografia dos Sentidos, vinculado ao projeto artístico-pedagógico De Fora Adentro, em parceria com NAC-UFRN e Grupo NAMMU Dança.

A coordenação e concepção do Projeto De Fora Adentro são de Mauricio Camargo, coreografia de Ana Claudia Viana e Francis Júnior, música de Antônio Arismar Viana, a produção é de Daniel Torres, e conta com o apoio do IFRN Cidade Alta.

Trecho do espetáculo que será apresentado. Imagens e edição de Mauricio Camargo.

NAMMU DANÇA
Nammu Dança nasceu em 2010, durante a finalização do mestrado acadêmico em Artes Cênicas – UFRN. Atualmente, são uma semente reconhecendo a fecundidade do solo em que está plantada, ou um olho d’água soltando seus primeiros jorros em direção ao oceano abissal e criativo da dança. O grupo é um lugar de possibilidades processuais, da tentativa de reinvenção do nosso discurso artístico. Na aventura de vivenciar o cênico em dança, acreditamos no diálogo com outras linguagens e olhares que também se deixam atravessar pelo mundo e suas coisas.

Nesses dois anos de existência, estreou três espetáculos: Nós,Sós, fruto da pesquisa acadêmica no mestrado em Artes Cênicas - UFRN (2010), Ad Infinitum (2011), criado juntamente com a Ong. Micromundo e Cidade Vestida em parceria com o Projeto De Fora Adentro (2012). Pensamentos e reflexões, surgidas a partir da efetivação das obras criadas, direcionam-os para o reconhecimento das seguintes linhas enquanto Eixos Norteadores, presentes nos processos de criação: a dança, a pesquisa de linguagem e o diálogo com outras linguagens artísticas e não artísticas.

PROJETO DE FORA ADENTRO
O Projeto De fora adentro-Natal, lançado em julho de 2010, na 62° Reunião da SBPC- Ciências do Mar, está vinculado ao NAC-UFRN (Núcleo de Arte e Cultura). Além de um Mapa Gigante da Cidade de Natal, impresso em banner, medindo 350 m², sobre o qual as pessoas podem caminhar, reconhecendo a totalidade da cidade, o projeto conta também com obras audiovisuais, que emergem aspectos do cotidiano e fundamentam as bases para a montagem do espetáculo Cartografia dos Sentidos.

Com esse produto principal, o mencionado mapa, são realizadas saídas itinerantes às escolas públicas e privadas do Município de Natal, com o intuito de divulgar e popularizar os conhecimentos científicos, bem como utilizá-lo como uma ferramenta de percepção ambiental para a arborização urbana, com vistas à sustentabilidade.

Por meio de uma metodologia investigativa e criativa, o Projeto De fora adentro desenvolve pesquisas transdisciplinares e promove atividades lúdico-pedagógicosensoriais, para distintas faixas etárias, por meio da criação de produtos artísticointerativos, que proporcionam uma experiência cognitiva-sensível de reconhecimentoregistro, pertencimento, cuidado e difusão do patrimônio cultural e natural da cidade. Esta metodologia possibilita que o público interaja com seu próprio corpo, por meio de todos os sentidos, com o patrimônio local e global.

Estreia espetáculo Cidade Vestida
Quarta, 03 de outubro de 2012 às 19h