DOAÇÃO

Entrega de cestas básicas beneficia estudantes durante a pandemia

A retirada tem início nesta sexta-feira (5)

Publicada em 04/06/2020 Atualizada há 12 meses

Entregas serão feitas de 5 a 9 de junho

Com base em pesquisa realizada no período de 19 a 24 de maio, a equipe do Serviço Social da Coordenação de Atividades Estudantis (Coaes) do Campus Natal – Cidade Alta finalizou o levantamento com a caracterização das famílias dos estudantes do Campus que desejam receber doação de cesta básica.

A entrega dos alimentos começa nesta sexta-feira (5) e ocorrerá até 19 de junho, na Unidade Rocas do Campus, obedecendo um calendário de entrega. Para evitar aglomerações, serão distribuídas somente 30 cestas básicas por dia, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 16h, conforme cronograma montado pela equipe. Cada estudante será notificado por e-mail enviado via Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) ou por ligação, informado data e horário de sua entrega. O aluno que, neste período, não receber o comunicado ou que necessite de qualquer esclarecimento, deve entrar em contato como o Serviço Social pelo e-mail servicosocial.cal@ifrn.edu.br.

Inicialmente, a ação será realizada nos meses de junho e julho.  As cestas serão fornecidas com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e com complementação financeira do Campus, regulamentada na Lei 13.987/2020 que autoriza, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Pnae aos pais ou responsáveis dos alunos. Os estudantes inscritos na pesquisa foram avaliados e selecionados de acordo com os critérios que são aplicados pelo Serviço Social para concessão de bolsas ou auxílios.

Para diminuir ou eliminar os riscos de transmissão da Covid-19, a equipe da Coaes elaborou uma série de orientações, baseadas nas indicações dos serviços de vigilância sanitária e saúde, que devem ser seguidas tanto na retirada das cestas básicas, quanto na sua chegada em casa, fazendo a devida higienização dos alimentos recebidos.

ORIENTAÇÕES PARA RECEBIMENTO DA CESTA BÁSICA

• Os estudantes ou responsáveis só poderão adentrar às instalações do Campus usando máscaras, devidamente colocadas, protegendo nariz e boca;
  • Cada estudante ou responsável que vier buscar a cesta básica no Campus deverá apresentar documento para identificação (RG ou CPF, exclusivamente);
  • Aquele que vier fazer a retirada só poderá acessar o ambiente do Campus sozinho, de modo que não favoreça aglomeração. Preferencialmente, que este deslocamento até o Campus também seja individual;
  • Não devem vir pegar a cesta básica as pessoas que apresentem sintomas ou que tiveram contato com alguém que esteja com suspeita de Covid-19 nos últimos 7 dias. Neste caso, informe ao serviço social através do e-mail servicosocial.cal@ifrn.edu.br;
  • Ao chegar ao Campus e durante o processo de entrega, manter o distanciamento social mínimo de 2 metros. Este distanciamento também deverá ser mantido fora do Campus em casos de espera;
  • Na entrega das cestas, o responsável pelo recebimento deverá assinar o Termo de Doação. O documento é individual e cada pessoa deverá trazer sua caneta com escrita de cor azul ou preta.

ORIENTAÇÕES PARA HIGIENIZAÇÃO DOS ALIMENTOS RECEBIDOS

• Lavar as mãos com água e sabão;
  • Descartar a embalagem plástica grande (sacolão) que acondiciona os alimentos;
  • Higienizar todas as demais embalagens, obedecendo aos cuidados que cada tipo de item necessita, com álcool 70%, água e sabão ou uma solução de água sanitária (2 colheres de sopa para 1 litro de água), secar e guardar em local arejado;
  • Caso resolva guardar o saco plástico em que recebeu os alimentos, ele também deve ser higienizado conforme indicação anterior.