Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Documentário Aboio: A Poesia do Vaqueiro é lançado no IFRN Cidade Alta

A exibição promovida pelo Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis acontece nesta terça feira (3), às 19h, no auditório do campus

Publicada em 29/10/2015 Atualizada há 12 meses

O IFRN Cidade Alta e a Cinemateca Potiguar recebem, nesta terça-feira (3), às 19h, o Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis. O projeto promove o lançamento do documentário “Aboio: A Poesia do Vaqueiro, o Lamento das Caatingas”.

O documentário dirigido pelo jornalista Tárcio Araujo, tem como tema central a cantoria realizada pelos vaqueiros na condução do gado pela espinhosa região caatingueira. No filme além dos cânticos são mostrados o quotidiano, relações sociais e lendas que norteiam as tradições desses chamados heróis do sertão. O provável desaparecimento dessa herança portuguesa foi o que motivou o jornalista realizar esse registro.

Aboio foi um dos 951 projetos de todo o Brasil inscritos na 5ª edição do Programa Revelando os Brasis, realizado pelo Instituto Marlin Azul com patrocínio da Petrobras, através da Lei Rouanet. O programa promove a democratização do acesso aos meios de produção audiovisual, oferecendo aos moradores de cidades com até 20 mil habitantes a possibilidade de contar suas próprias histórias através do cinema.

Os moradores participam de uma oficina audiovisual onde aprendem noções básicas de cinema e mobilização comunitária. Após o curso é feita a gravação dos filmes com a participação da comunidade e de uma produtora custeada pelo projeto. Ao final de todo o processo de produção é realizado o Circuito Nacional de Exibição que promove a exibição em praça pública das produções.

O Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis acontece as 19h no auditório do IFRN Cidade Alta. A entrada é gratuita e aberta a todo público.