Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Animação

Dia Internacional da Animação 2012

Mostras e workshop compõem programação para comemoração do dia em Natal

Publicada em 23/10/2012 Atualizada há 1 ano

Dia Internacional da Animação - Natal / RN

Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação! Foi nesta data que, em 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2012 o Dia Internacional da Animação está em sua 11ª edição sendo realizado em 30 países.

Em sua 9ª edição, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 200 cidades do país, e Natal é uma delas. Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil. Em Natal, a programação segue por 4 dias, em lugares diferentes e com programação diversa contendo mostras para deficientes visuais e auditivos, infantil, além das mostras nacional e internacional de animação.

O evento oferece ainda o Workshop "DESAFIO PIXALATION", com a Pixel Agogo (RN). Pixalation é a técnica de animação stop motion na qual atores vivos ou objetos reais são utilizados e captados quadro a quadro, criando uma sequência de imagens e a ilusão do movimento contínuo. Com o intuito de mostrar como funciona esta técnica de animação na prática,  a Pixel Agogô convidará o público a participar e aprender um pouco sobre as técnicas de pixelation e stopmotion, criando em apenas um dia um vídeo com o público do evento. A idéia é que o público leve adereços como capacete, óculos, perucas, figurinos e demais objetos que possa compor personagens para participar da brincadeira. Após a gravação e edição, a Pixel Agogô irá exibir o resultado para todo o público.

Pixel Agogo
O estúdio de animação Pixel Agogo desenvolve conteúdo para TV e cinema. Utilizando múltiplas linguagens; motion design, stop motion, 3D, filmagens e ilustrações. Formado pelos sócios Gustavo Borges, Gabriel Solto e Juliano Barreto.

Para saber mais sobre o estúdio: www.pixelagogo.tv

PROGRAMAÇÃO - DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO EM NATAL / RN


25/10
- MOSTRA PARA DEFICIENTES VISUAIS
Horário: 9h e 15h
Local: Instituto de Reabilitação dos Cegos de Natal

26/10
- MOSTRA PARA DEFICIENTES VISUAIS
Horário: 19h
Local: Associação de Surdos de Natal

27/10
- MOSTRA INFANTIL
Horário: 16h
Local: Auditório do Parque das Dunas

28/10
- Workshop "DESAFIO PIXALATION", com a Pixel Agogô (RN)
Horário: 15h às 17h30
Local: Auditório do IFRN Cidade Alta

- MOSTRA NACIONAL DE ANIMAÇÃO
Horário: 18h
Local: Auditório do IFRN Cidade Alta

- MOSTRA INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO (OFICIAL)
Horário: 19h30
Local: Auditório do IFRN Cidade Alta

Realização DIA Natal
ZooN Fotografia


Mais informações:
- Henrique José
8886-0297 | 9963-2910
- Keila Sena
8886-0297 | 9963-2910
 
Site oficial:http://abca.org.br/dia/