Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Cultura em debate no campus Cidade Alta

A 2ª edição do Fórum Potiguar de Cultura reúne diversos setores do estado para discutir políticas públicas e demandas para a área cultural

Publicada em 28/02/2012 Atualizada há 1 ano

Mais de 100 pessoas lotaram o auditório do IFRN Cidade Alta na manhã desta terça-feira, 28. O campus abriu a casa, pelo segundo ano consecutivo, para receber o II Fórum Potiguar de Cultura que se estenderá até o final do dia com debates sobre economia criativa, fundo de cultura e política cultural. A programação é aberta e gratuita.

As atividades iniciaram com a mesa A Economia Criativa e sua importância na esfera cultural composta por Luciana Guilherme (diretora de empreendedorismo do Minc), Fábio Lima (representante regional do Minc Nordeste) e Cátia Lopes (gestora de cultura do Sebrae/RN) com mediação da jornalista Bruna Mara Wanderley.

Em breve apresentação, Luciana mostrou as propostas e diretrizes da secretaria de Economia Criativa do Minc e comentou sobre o Prêmio Economia Criativa que lançou os editais de Apoio a Estudos e Pesquisas em Economia Criativa, e de Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras que recebem inscrições até 30 de março. Luciana Guilherme aproveitou para conhecer o Papirofone, instrumento criado na Oficina de Instrumentos Musicais, coordenada pelo professor Arlindo Ricarte. Admirada, a diretora reconheceu o processo de criação e desenvolvimento dos instrumentos como modelo de economia criativa e pretende trazer a secretária Cláudia Leitão para apresentá-la ao Papirofone.

O representante regional do Minc, Fábio Lima, falou sobre o principais editais de cultura para o ano de 2012 [www.cultura.gov.br] e Cátia Lopes apresentou os desafios do Sebrae acerca da Economia Criativa, e mostrou a preocupação da instituição em capacitar o artista para o empreendedorismo e a gestão do seu negócio cultural.

Após as apresentações, o debate foi aberto aos artistas, produtores culturais e interessados curiosos da área. Pela manhã também foi lançada a Cartilha de Diretrizes para a Cultura Potiguar, distribuida gratuitamente aos presentes.

Ainda pela manhã houve a escolha dos representantes de cada setor para os encontros presenciais do FPC e a aprovação do calendário de reuniões anuais.

No período da tarde, a partir das 14h, a mesa O Fundo Cultural como um vetor à participatividade dará início às atividades com a participação da Secretária de Cultura do RN, Isaura Rosado e Rubens Passos, mediada por Tatiane Fernandes.

Em seguida, às 16h, encerrando o evento a mesa A atuação do Legislativo em Defesa de uma Política Cultural para o RN com o deputado Fernando Mineiro e vereador George Câmara, mediação por conta de Esso Alencar.

Todo o material apresentado e divulgado durante o Fórum será disponibilizado no site [forumpotiguardecultura.blogspot.com]