Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MINICURSO

Criação e análise de imagens é tema de oficina no Campus Cidade Alta

O minicurso faz parte de pesquisa da Universidade do Porto

Publicada em 15/06/2021 Atualizada há 1 ano

Inscrições vão até o dia 19 de junho

O Truque é um kit pedagógico para apresentar elementos básicos da linguagem das imagens, que vai ser usado durante a oficina. Gratuita, há apenas 10 vagas, que são restritas a estudantes do IFRN Campus Cidade Alta, de qualquer curso e modalidade. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário até o dia 19 de junho.

A oficina vai contar com 3 encontros síncronos e 5 atividades assíncronas, cujos conteúdos poderão ser encontrados no Google Sala de Aula. Além dos materiais que vão receber e dos que terão à disposição online, os estudantes participantes precisarão de computador ou smartphone com câmera fotográfica, assim como cola e tesoura.

Dentro dos objetivos do minicurso, o principal é abordar características das formas e outros elementos visuais que ajudam a compor o sentido das imagens e a mensagem que elas procuram comunicar. A expectativa do criador Roberto Leite, diagramador da Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos (Cocsev) do IFRN Cidade Alta, é que esse conhecimento auxilie na análise e na criação de imagens dos participantes, ampliando o repertório, estimulando a capacidade criativa e refinando o olhar crítico e analítico: “Acreditamos que esse conteúdo é tão fundamental que, mesmo não aplicando à vida profissional, ele pode te ajudar a perceber melhor o mundo das imagens que o cercam.”

Truque: pesquisa da Universidade do Porto

Além de servidor do IFRN Cidade Alta, Roberto Leite faz o Mestrado em Design da Imagem da Universidade do Porto, em Portugal. O Truque é um projeto que surgiu de sua pesquisa, que agora está na fase de implementação e avaliação. As abordagens pedagógicas criadas serão testadas e avaliadas junto com os estudantes participantes durante a oficina.

Construindo uma coleção

A coleção de imagens que serve como base para a oficina será construída em conjunto com os alunos. Por isso, no formulário de inscrição o estudante deve enviar uma imagem que vai compor a coleção. Roberto Leite explica como vai funcionar: “A imagem pode ser pública ou particular, de criação do aluno ou de algum artista ou filme que ele goste; essa imagem vai fazer parte da coleção que será recebida por todos os alunos [participantes]. Ao chegar no final do curso, vamos construir uma terceira coleção com imagens criadas pelos alunos.”

Acesse

Formulário de inscrição da Oficina Truque

 

Google Sala de Aula

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas