Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Cores e Formas no centro da cidade

No mês de setembro a Galeria de Arte do Campus IFRN Cidade Alta recebeexposição de artista potiguar

Publicada em 30/08/2011 Atualizada há 12 meses

A riqueza das composições de Altemir Freire Bezerril revela temas que falam dos sonhos e das experiências vividas na sua relação muito próxima com a cultura norteriograndense. A expressão formal conjugada com a perfeita harmonia de cores, revela o recorte e a percepção subjetiva de vilarejos, pescadores, beira-mar, marinhas e jangadas, águas sertanejas, manguezais, bosques, cantos de praia, casas, lago e mesa com pratos.

A contemplação da beleza do pôr-do-sol em Ponta Negra ou da Ponte Newton Navarro em suas obras é capaz de resgatar memórias e imortalizar o espaço e a cultura potiguar. Movido pela razão e sensibilidade em sua pesquisa paciente e perseverante, o artista busca e revela através da arte resgatar o homem estético, as interfaces das cidades, feitas da riqueza, dos desejos e aspirações dos seres humanos, por todos os lugares, em todas as épocas.

Na passagem de olhos pelas suas obras permanecem múltiplas visões, sonhos pintados ponto a ponto, na sucessão das ruas, casas e lugares por onde passou, e objetos que demonstram particular beleza e raridade. Aqui reside o segredo mágico da obra de Altemir: o modo pelo qual direciona o olhar e apresenta as Cores e Formas, que se harmonizam como numa orquestra musical sem modificar ou deslocar nenhum instrumento.


O ARTISTA
Altemir Freire Bezerril nasceu em Canguaretama, Rio Grande do Norte, em dezembro de 1970 e, desde cedo os pais, vizinhos e parentes elogiavam suas pequenas criações. Iniciou-se na pintura aos 15 anos, orientado pela professora Goreti, em Pium. Durante o longo período de sua infância e parte da adolescência auxiliou os pais na agricultura familiar, mas foi durante processo de escolarização, no ensino fundamental, que professores e colegas observaram habilidades especiais e os talentos artísticos de Altemir na área do desenho e pintura.

Desenhava revistas de histórias em quadrinhos, personagens regionais, reproduzia desenhos, inventava molduras e exibia seus trabalhos mais significativos, em técnica de giz de cera, lápis de cor ou pintura de tela com tinta de tecido, nas paredes da sala de aula ou na casa da família. As pessoas elogiavam suas obras e faziam encomendas afirmando: “Esse menino tem futuro!”. O menino Altemir esboçava belíssimas composições e desenhos artísticos, com economia de traços, e arranjos singulares.

Aos 17 anos mudou-se para Natal, e trabalhou durante um período de tempo cuidando de carros no centro da cidade, como auxiliar de limpeza, e hoje exerce as funções de churrasqueiro. Há cinco anos com registro de artesão, Altemir foi direcionando suas concepções e linguagens para a área da pintura, especializando-se na pintura a óleo e acrílico sobre tela.

A abertura da exposição Cores e Formas de Altemir Bezerril será na sexta-feira, 02 de setembro, a partir das 19h na Galeria de Arte do IFRN Campus Avançado Cidade Alta, localizado na Avenida Rio Branco, 743. A visitação se estende até o dia 03 de outubro, de segunda a sexta-feira das 9h às 20h. A curadoria é de Mara Mattos, e produção cultural de Jonathan Francioli.

:: Veja fotos da vernissage ::

 

Serviço
O quê: Exposição Cores e Formas de Altemir Freire Bezerril
Quando: 02 de setembro a 03 de outubro de 2011 | Segunda à sexta | 9h às 20h
Onde: Galeria de Arte IFRN Cidade Alta | Av. Rio Branco, 743.
Informações: Jonathan Francioli | (84) 4005-0974


Contato para entrevistas:
Mara Mattos | (84) 9101-1133
Altemir Freire | (84) 9949-9215