Sisu 2022

Curso é uma das duas graduações ofertadas pelo Campus Natal - Cidade Alta

Publicada em 16/02/2022 Atualizada há 1 ano

Por Eduardo Fernandes

“A cultura é todo o resultado da atividade humana, do esforço criador e recriador do homem, de seu trabalho por transformar e estabelecer relações de diálogo com os outros homens''. Essa frase, do célebre escritor Paulo Freire, discorre um pouco sobre a importância da cultura na sociedade. Com a oferta do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte dá sentido e realidade a essa afirmativa.

O Campus Natal-Cidade Alta do IFRN, onde é ofertado o curso, sempre esteve intrinsecamente ligado às produções culturais locais. Entendendo a necessidade de atender a demanda de ações afirmativas na área e partir da compreensão da pluralidade cultural e da consequente necessidade de valorização da diversidade cultural, em um momento em que a cultura passa a ser percebida também em sua dimensão econômica, o IFRN pensou um curso que possibilitasse uma formação profissional na área.

Esses foram fatores determinantes para a instalação do Curso Superior de Produção Cultural no IFRN – com o qual se pretendeu elevar a qualidade dos serviços prestados à sociedade, contribuindo para a profissionalização do setor, o fortalecimento da cultura local e o desenvolvimento econômico da região.

Cenário cultural

O diretor geral do Campus, professor Ayres Nogueira, destaca que a graduação “Se destaca por absorver, de modo abrangente, as diversas frentes de atuação de um produtor no cenário cultural. Soma-se a isso, o alto nível de capacidade laboral dos docentes que atuam nesse curso, articulando considerações teóricas e práticas, a fim de entregar aos acadêmicos a expertise de que precisarão no cotidiano como produtores culturais, consolidando o Campus em referência cultural na rede IFRN”, explicou o gestor.

Segundo o seu Projeto Pedagógico, o curso forma profissionais que atuam na produção, organização e promoção de eventos, projetos e produtos artísticos e culturais, esportivos e de divulgação científica, desenvolvendo ações que perpassam todas as etapas deste processo: pesquisa, planejamento, marketing, captação de recursos, execução, controle, avaliação e promoção de qualquer evento ou produtos de interesse da área,  como shows, espetáculos de teatro, de música, de dança, artes visuais, produções cinematográficas, televisivas e de rádio, festivais, mostras, eventos e exposições, entre outros.

Atualmente, o curso conta com 135 alunos matriculados. Um deles é Cleiton Souza, que se encontra no 4° período e relata sua importância para a atuação profissional. “Tenho professores e professoras que me apoiam desde o início do curso e que sinto torcerem pelo meu sucesso. Atualmente, sou estagiário na Secretaria Municipal de Cultura do Natal e venho conseguindo viver na prática a teoria que aprendo na sala de aula”, explica o discente.

Desde sua instalação, em 2009, há alunos e egressos trabalhando na área de produção cultural, seja na gestão pública, como contratados em produtoras privadas, enquanto produtores autônomos ligados a grupos artísticos ou com produtora própria. Hoje, docentes e discentes do curso desenvolvem diversas ações relacionadas ao cenário cultural, por meio de projetos de pesquisa e de extensão, como o Núcleo de Arte do Campus Natal - Cidade Alta (Nuaarte/CAL). Totalizando, a  duração do curso é de 3 anos, com 3.894 horas/aula.