Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto

Conexão Felipe Camarão realiza evento com mostra de música

Apresentações aconteceram hoje pela manhã na sede do projeto

Publicada em 20/10/2012 Atualizada há 1 ano

Apresentação do projeto Conexão Felipe Camarão

O Conexão Felipe Camarão, projeto apoiado pelo IFRN Cidade Alta, realizou hoje pela manhã evento com mostras de músicas na sua atual sede, no bairro de mesmo nome do projeto. As apresentações foram elaboradas por professores das oficinas e estudantes de escolas, também participantes das oficinas. Foram apresentadas músicas com percussão, clarinete e rabeca, sendo esse último instrumento resultado da Lutheria de Rabeca, onde além da música o próprio instrumento é produzido pelos participantes, em oficinas ministradas no campus.

Uma das músicas apresentadas por estudantes do 5º ano da Escola Clara Camarão era o Rap de Felipe Camarão, em que as frases da letra foram sugeridas por alunos em sala de aula, sobre a realidade do bairro em que vivem. Entre a melhoria na educação e a ajuda na luta contra a violência, a letra do rap dividia melodia com o som das clarinetes e percussão. Em seguida, foi apresentada a história da rabeca pelo mundo, em suas várias formas e contextos, mas sempre com a mesma essência.

Dona Isa, idealizadora do Conexão Felipe Camarão, apresenta os resultados das oficinas como necessidade de incentivar a arte e a cultura nas escolas, principalmente em escolas públicas. "O ensino da cultura deveria fazer parte de toda educação, sem cultura não existiriam todas as outras artes", diz. Ela afirma ainda que pretende levar o projeto para campo nacional, com o Conexão Brasil. O apoio e patrocínio de empresas que queiram investir em educação de cultura será fundamental para alcançar tal objetivo. Atualmente, o BNB é o principal patrocinador do projeto.