calendário acadêmico

Comissão estuda propostas para retomada de calendário acadêmico em 2020

Grupos de trabalho foram criados para atender demandas específicas

Publicada em 27/08/2020 Atualizada há 1 ano

Nesta quinta-feira (27), às 9h30, acontece a quarta reunião da Comissão de Composição de Estratégias para Retomada do Calendário Acadêmico 2020 do Campus Natal – Cidade Alta. Composta por servidores, pais e estudantes do Campus, a comissão tem por objetivo analisar as condições e propor, no que cabe em âmbito local, as condições para ensino remoto emergencial, se aprovado nas instâncias competentes do IFRN.

Nas primeiras reuniões foram definidos os objetivos da comissão, sua composição e a contextualização sobre o cenário atual. No último encontro da comissão, houve apresentação das propostas de retomada de aulas que foram elaboradas pelos Campi Santa Cruz e Mossoró. Estas propostas foram feitas por iniciativa própria e vêm sendo discutidas nas reuniões com a participação dos diretores acadêmicos, equipe técnico-pedagógica e representantes do serviço social e de psicologia do IFRN.

A Comissão analisou as duas propostas e concluiu nesse momento que, apesar de entender que a proposta do Campus Santa Cruz (por módulo) apresenta maior capacidade de adequação ao contexto, considerando o ensino remoto e o bem-estar dos estudantes, o debate precisa ser ampliado em outras instâncias junto a servidores, pais e estudantes. Este entendimento da comissão foi levado à Reunião Pedagógica Ampliada no dia 20 de agosto, ocasião em que os presentes optaram pela proposta de módulos apresentada por Santa Cruz.

A fim de dar seguimento à discussão sobre a retomada das aulas por meio de ensino remoto, foi instituído um grupo de trabalho para elaborar uma proposta de como se darão os debates, quais os fóruns de decisões no Campus e definir um fluxo de trabalho. Além deste, foram definidos outros cinco grupos de trabalho:

• Grupo de trabalho 01 - Levantamento de dados dos servidores: condições de trabalho e necessidades de capacitação;
  • Grupo de Trabalho 02 - Levantamento de dados dos estudantes: condições de estudo, equipamentos, internet e necessidades de capacitação;
  • Grupo de Trabalho 03 - Definição dos princípios norteadores do ensino remoto emergencial;
  • Grupo de Trabalho 04 - Adequações do edital Tutor de Aprendizagem em Laboratório;
  • Grupo de Trabalho 05 - Elaboração de plano de debates e fóruns de decisões no Campus;
  • Grupo de Trabalho 06 - Criação de uma rede de contato com os pais.

Na reunião desta quinta, os grupos apresentarão seus planos de trabalhos e cronogramas de ações. Além disto, a comissão irá apreciar a minuta das diretrizes para o ensino remoto no IFRN que está sendo elaborada por comissão instituída pela pró-reitoria de Ensino.

Cabe destacar que o Campus vem se organizando dentro do que lhe cabe administrativamente. Entretanto, para a retomada do calendário acadêmico e início das aulas remotas, há providências, encaminhamentos e ações que precisam ser desenvolvidas pela reitoria, por meio da pró-reitoria de Ensino, conforme definido pelas normas internas do IFRN e legislação federal.

Esse processo de organização interna do Campus será conduzido de forma a permitir amplo debate, envolvendo toda a comunidade acadêmica, cujo fruto seja uma proposta de construção coletiva, que contemple os princípios norteadores do IFRN: uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.

extensao
pesquisa