Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

AUDIOVISUAL

Cinemateca recebe visita de membro do Ministério da Cultura

A visitação aconteceu com o objetivo de vistoriar os equipamentos que farão parte do Núcleo de Produção Digital

Publicada em 05/06/2015 Atualizada há 12 meses

Na última quarta-feira (3), a Cinemateca Potiguar recebeu a visita de Luiz Henrique Sena, membro da Secretaria do Audiovisual, órgão integrante do Ministério da Cultura. A visitação aconteceu com o objetivo de vistoriar os equipamentos que farão parte do Núcleo de Produção Digital (NPD).

Os NPDs são uma iniciativa do Ministério da Cultura que tem como objetivo incentivar a regionalização da produção audiovisual do país. Eles são espaços de produção, divulgação e capacitação que funcionam como polos produtivos. Os núcleos também podem ser centros de formação, com a promoção de cursos, oficinas, mostras e palestras.

O Rio Grande do Norte está prestes a receber a sua unidade do NPD. Ele será instalado no Campus Natal-Cidade Alta do IFRN e vai estar atrelado à Cinemateca Potiguar.

Os núcleos divulgam editais que possibilitam o empréstimo de equipamentos de cinema para produtores audiovisuais. Serão fornecidas câmeras 4k, lentes, equipamento de iluminação e captação de áudio e para a pós-produção.

Mary Land Brito, professora do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN, declarou que o primeiro edital do NPD no estado deve sair daqui a 3 ou 4 meses. A curadoria será feita por um comitê gestor que é formado pelo IFRN, UFRN, Fundação José Augusto, Funcarte e UNP.

Sena, que é coordenador geral de formulação de programas e projetos, ressaltou a importância da ação. “Os NPDs estão fomentando um processo de apropriação da linguagem audiovisual e também fornecendo a técnica que esse setor precisa”, ressaltou.

Além disso, ele afirmou que a iniciativa tem o objetivo de gerar conteúdo audiovisual de maneira descentralizada. “Há uma política de regionalização que incentiva a produção local com o objetivo de fomentar a apropriação da linguagem audiovisual e fazer com que o público brasileiro tome gosto por ela”, completou.